• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2020.tde-06082020-110230
Documento
Autor
Nome completo
Italo de Oliveira Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Souza, Simone do Rocio Senger de (Presidente)
Delamaro, Márcio Eduardo
Eler, Marcelo Medeiros
Endo, André Takeshi
Título em inglês
Study and definition of project attributes for selection of testing techniques for concurrent software
Palavras-chave em inglês
Concurrent software testing
Project attributes
Testing techniques selection
Resumo em inglês
[Context:] The choice of a testing technique to be adopted in a software testing project is based on the testers knowledge and often does not consider all testing techniques available. The selection of the right technique at any stage is one of the critical problems in software development. In a previous project of this research group, a framework was defined for supporting the systematic selection of concurrent software testing techniques. A characterization scheme was proposed and implemented in SeleCTT tool, which is composed of a set of attributes that considers characteristics of concurrent programs. The framework calculates suitable attributes for guiding the selection of testing techniques for a particular software project. [Objective:] The selection of a testing technique at each stage of a softwares life cycle depends on many factors. This work aims to contribute to the activity of selecting testing techniques for concurrent programs, investigating the characterization of project attributes, and proposing an approach of combining testing techniques to improve the selection process of SeleCTT. [Methodology:] A catalog with 61 selection attributes used for testing techniques selection was elaborated, and most attributes used are concentrated in the general testing characteristics" category and, then, in software project", which highlights the importance of such categories for supporting the selection. Moreover, a combination of the selection attributes incorporated in SeleCTT was proposed. After the calculation of the testing technique suitability according to data of a software project informed as input, SeleCTT recommends more than one technique, considering information related to concurrent bugs and testing level attributes. It, therefore, guides the user in the application of complementary testing techniques that can find different faults. [Results and Conclusions:] The results suggest our combined selection approach has achieved higher effectiveness in the selection of testing techniques for concurrent programs. Choosing a good testing technique can improve the quality of a software project and even reduce the development cost. The results obtained from the contributions made in the process of selecting testing techniques are promising and contribute to the quality of the testing activity.
Título em português
Estudo e definição de atributos de projeto para seleção de técnicas de teste de software concorrente
Palavras-chave em português
Atributos do projeto
Seleção de técnicas de teste
Teste de software concorrente
Resumo em português
[Contexto:] A escolha de uma técnica de teste a ser adotada em um projeto de teste de software é baseada no conhecimento do testador e geralmente não considera todas as técnicas de teste disponíveis. A seleção da técnica correta em qualquer estágio é um dos problemas críticos no desenvolvimento de software. Em um projeto anterior deste grupo de pesquisa, uma estrutura foi definida para apoiar a seleção sistemática de técnicas de teste de software concorrente. Um esquema de caracterização foi proposto e implementado na ferramenta SeleCTT, composta por um conjunto de atributos que considera características de programas concorrentes. A estrutura calcula a adequação de atributos para orientar a seleção de técnicas de teste para um projeto de software. [Objetivo:] A seleção de uma técnica de teste em cada estágio do ciclo de vida de um software depende de muitos fatores. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a atividade de selecionar técnicas de teste para programas concorrentes, investigar a caracterização dos atributos de projetos e propor uma abordagem de combinação de técnicas de teste para melhorar o processo de seleção na SeleCTT. [Metodologia:] Foi elaborado um catálogo com 61 atributos de seleção usados em abordagens de seleção de técnicas de teste, e a maioria dos atributos usados está concentrada na categoria características gerais de teste" e em projeto de software", o que destaca a importância de tais categorias para apoiar a seleção. Além disso, foi proposta uma combinação dos atributos de seleção incorporados na SeleCTT. Após o cálculo da adequação da técnica de teste de acordo com os dados de um projeto de software informado como entrada, a SeleCTT recomenda mais de uma técnica, considerando informações relacionadas aos atributos erros concorrentes e nível de teste. Orientando o usuário na aplicação de técnicas de teste complementares que podem encontrar diferentes falhas. [Resultados e Conclusões:] Os resultados sugerem que nossa abordagem de seleção combinada alcançou maior eficácia na seleção de técnicas de teste para programas concorrentes. A escolha de uma boa técnica de teste pode melhorar a qualidade de um projeto de software e até reduzir o custo de desenvolvimento. Os resultados obtidos com as contribuições feitas no processo de seleção das técnicas de teste são promissores e contribuem para a qualidade da atividade de teste.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-08-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.