• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-05092023-161927
Documento
Autor
Nombre completo
Gabrielle Aparecida Pires Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Manzato, Marcelo Garcia (Presidente)
Durão, Frederico Araújo
Rodrigues, Kamila Rios da Hora
Silva, Altigran Soares da
Título en inglés
Beyond the comfort zone: digital nudges for off-profile recommendations
Palabras clave en inglés
Bias
Discovery
Diversity
Nudging
Recommender system
Resumen en inglés
In todays constantly evolving society, recommendation systems have emerged as a crucial tool in the digital age. In many application areas of recommendation systems, such as media streaming sites, the main objective of service providers is to increase user engagement by helping them discover new types of content they like. Standard collaborative filtering algorithms typically lead to some level of discovery. However, in some cases, it is useful to actively promote out-of-profile items so that users can explore new possibilities. But when showing out-of-profile items to users along with more familiar ones, new items may go unnoticed. In this research, we examine how the technique of "digital nudging", or subtly directing user choices in a specific direction, can help increase user attention and interest in out-of-profile content. We conducted a user study (N=1,064) in a real book recommendation application. We found that by directing users to recommended books of non-preferred genres, there was a significant increase in out-of-profile books added to reading lists, confirming the effectiveness of digital nudging. However, we also found that the subjective perception of recommendation relevance may decrease when using nudging, resulting in lower satisfaction and lower intention to reuse the system. Therefore, digital nudging in recommendations is effective in the short term, but should be used with caution, keeping an eye on users overall perceptions of quality and potential long-term harmful effects.
Título en portugués
Além da zona de conforto: nudges digitais para recomendações fora de perfil
Palabras clave en portugués
Descoberta
Diversidade
Nudging
Sistemas de recomendação
Vies
Resumen en portugués
Na sociedade em constante evolução de hoje, os sistemas de recomendação surgiram como uma ferramenta crucial na era digital. Em muitas áreas de aplicação desses sistemas, como em sites de streaming de mídia, o objetivo principal dos provedores de serviço de recomendação é aumentar o engajamento dos usuários ajudando-os a descobrir novos tipos de conteúdo que gostem. Algoritmos tradicionais de filtragem colaborativa geralmente levam a algum nível de descoberta. No entanto, em alguns casos, é útil promover conteúdo fora do perfil para que os usuários possam explorar as possibilidades. Mas, ao mostrar itens fora do perfil para os usuários junto com itens familiares, é possível que os novos itens passem despercebidos. Nesta pesquisa, analisamos como a técnica de "digital nudging", ou seja, o estímulo sutil das escolhas do usuário em uma direção específica, pode ajudar a aumentar a atenção e o interesse dos usuários em conteúdo fora do seu perfil. Fizemos um estudo com usuários (N=1.064) em um aplicativo real de recomendação de livros. Descobrimos que, ao direcionar os usuários para livros recomendados de gêneros não preferidos, houve um aumento significativo de livros fora do perfil adicionados às listas de leitura, confirmando a eficácia do digital nudging. No entanto, também percebemos que a percepção subjetiva da relevância das recomendações pode diminuir quando usamos nudging, resultando em menor satisfação e menor intenção de reutilizar o sistema. Portanto, o digital nudging em recomendações é eficaz a curto prazo, mas deve ser usado com cautela, mantendo-se atento às percepções gerais de qualidade dos usuários e aos potenciais efeitos prejudiciais a longo prazo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.