• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-05062023-153534
Documento
Autor
Nombre completo
Diogo Henrique Godoi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Romero, Roseli Aparecida Francelin (Presidente)
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
Macedo, Alessandra Alaniz
Pessoa, Alex Sandro Gomes
Título en portugués
Sistema para interação psicológica infantil intermediado por um robô humanóide
Palabras clave en portugués
Crianças
Psicologia
Robô NAO
Robôs assistivos sociais
Resumen en portugués
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada cinco crianças apresenta um problema de saúde mental, o que destaca a importância de desenvolver novas ferramentas para ajudar os profissionais da área. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema integrado que usa um robô humanoide como recurso lúdico para diagnóstico psicológico em crianças. O sistema foi avaliado usando a metodologia GOAL QUESTION METRIC para análise de experimentos. O sistema foi proposto para ser utilizado na psicologia forense, onde foi avaliado com crianças que sofreram algum tipo de abuso. O sistema passou por duas avaliações realizadas por psicólogos. A primeira avaliou sua funcionalidade e a segunda avaliou sua utilização em um ambiente real. Os resultados mostram que o sistema é fácil de usar e sua aplicação no âmbito da Psicologia Forense se mostra promissora, com sessões mantendo em média 30 minutos de duração.
Título en inglés
System for child psychological interaction mediated by a humanoid robot
Palabras clave en inglés
Child
Psycology
Socially assistive robots
Teleoperation
Resumen en inglés
According to the World Health Organization, one in five children experiences a mental health problem, highlighting the importance of developing new tools to assist professionals in the field. In this context, the aim of this study is to develop an integrated system that utilizes a humanoid robot as a playful resource for psychological diagnosis in children. The system was evaluated using the GOAL QUESTION METRIC methodology for experimental analysis. The system was proposed to be used in forensic psychology, where it was evaluated with children who have experienced some form of abuse. The system underwent two evaluations conducted by psychologists. The first evaluation assessed its functionality, while the second evaluated its utilization in a real-world environment. The results demonstrate that the system is easy to use, and its application in the field of forensic psychology shows promise, with sessions averaging a duration of 30 minutes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.