• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2006.tde-04072006-114542
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Medeiros Eler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Masiero, Paulo Cesar (Presidente)
Gimenes, Itana Maria de Souza
Simão, Adenilso da Silva
Título em português
"Um método para o desenvolvimento de software baseado em componentes e aspectos"
Palavras-chave em português
aspectos
componentes
componentes aspectuais
componentes transversais
método
Resumo em português
Uma investigação sobre como a programação orientada a aspectos combinada com a tecnologia de componentes pode encapsular os interesses transversais de um sistema é apresentada. Como resultado desta investigação, um método para o desenvolvimento de software baseado em componentes e aspectos é proposto, cujas etapas, atividades e artefatos são mostrados por meio do exemplo de um Sistema de Reservas de Hotéis, juntamente com sua implementação nas linguagens JAsCO e AspectJ. O método é uma extensão do método UML Components e utiliza a UML com algumas adaptações. Além disso, uma estratégia de generalização e documentação de componentes transversais para que possam ser reusados em outras aplicações é proposta. Adicionalmente, o método proposto foi usado para o projeto de um Sistema de Locação de Carros e o resultado foi comparado com uma outra solução para o mesmo problema, baseada em UML Components e uma arquitetura geral para sistemas na Web. O resultado dessa comparação é apresentado e discutido.
Título em inglês
"A method for aspect and component based software development"
Palavras-chave em inglês
aspect
aspectual component
component
crosscutting component
method
Resumo em inglês
An investigation about how aspect oriented programming combined with the components technology can encapsulate the crosscuting concerns of a system is presented. As result of this research, a method for the aspect and component based software development is proposed, whose phases, activities and design’s elements are shown by means of an example of a Hotel Reservation System, with its implementation in the JAsCO and AspectJ languages. The method is an extension of the UML Components method and uses UML with some adaptations. Moreover, a strategy to the generalization and documentation of crosscutting (or aspectual) components to be reused in other applications is proposed. Additionally, the proposed method was used to design a Car Rental System and the result was compared with another solution for the same problem, based on UML Components and a general architecture for Web systems. The results of the comparation are presented and discussed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-07-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.