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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2022.tde-02062023-085520
Documento
Autor
Nome completo
Aline Elias Cardoso Verhalen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Kamila Rios da Hora (Presidente)
Barbosa, Ellen Francine
Frizzo, Heloisa Cristina Figueiredo
Gasparini, Isabela
Título em português
Design de Jogos Digitais Terapêuticos que Apoiam o Diálogo com Crianças sobre a Morte
Palavras-chave em português
Design
Jogos digitais terapêuticos
Luto
Morte
Narrativas
Resumo em português
A morte é amplamente representada em diversas mídias, tais como livros, desenhos, filmes e novelas. No entanto, falar diretamente sobre a morte com alguém, principalmente em um momento de luto, ainda é um tabu. Esse tabu pode afetar diretamente as crianças, que acabam não tendo como expressar seu próprio luto. Profissionais da área da Saúde afirmam que essa falta de expressão pode afetar diretamente o desenvolvimento emocional da criança. Jogos podem ser um recurso efetivo para estabelecer o diálogo com crianças sobre a morte e o luto. Este projeto descreve o design de dois jogos sérios, voltados para crianças na faixa etária de 2 a 7 anos, um com a temática sobre o diálogo para o luto e outro para apoiar cuidados paliativos. Os dois jogos foram projetados para serem usados como recursos terapêuticos e jogados com a supervisão de profissionais da Saúde. Após estudos na literatura e em plataformas de mídias, notou-se que o diálogo com crianças sobre a morte costuma ser feito por meio de narrativas, sendo assim, os dois jogos aqui idealizados são na mecânica de storytelling, um com a história definida pelo profissional da Saúde e outro com história definida pelo jogador a partir de elementos disponibilizados pelo profissional. Ambos os jogos foram projetados utilizando a abordagem SemTh para o design de jogos terapêuticos. Os jogos foram avaliados por profissionais da Saúde e Computação e deram subsídios para que duas novas mecânicas de jogos fossem implementadas na plataforma RUFUS de autoria de jogos digitais. Com essas novas mecânicas, profissionais de outros domínios podem criar seus próprios jogos de narrativa e trabalharem sobre quaisquer outras temáticas com sua população de interesse.
Título em inglês
Therapeutic Digital Game Design that Supports Dialogue with Children about Death
Palavras-chave em inglês
Death
Design
Grief
Storytelling
Therapeutic digital games
Resumo em inglês
Death is widely represented in several medias, like books, cartoons, movies and novels. Nonetheless, talking directly about death with somebody, mainly in a grief moment, is still a taboo. This taboo can affect children directly, who end up not having how express their own grief. Health professionals claim that this lack of expression can be affect directly the emotional development of children. Games can be an effective resource to stabilish a dialogue with children about death and grief. This project describes the design of two serious games, targeted for children in the age group of 2 to 7 years old, one with the theme about the dialogue about grief and other to suport paliative care. Both games were projected to be used as therapeutic resources and played with the supervision of health professionals. After studies in literature and media platfoms, it was noticed that the dialogue with children about death is usually made trough storytelling, thus, both games idealized here are in storytelling mechanics, one with the history defined by helth professionals and the other with the history defined by the player from elements made available by the professional. Both games are projected utilizing the SemTh approach for the design of therapeutic games. The games are evaluated by health professionals and computer professionals and gave subsidies so that two new mechanics of games were implemented in the RUFUS platform of digital game authoring. With this new mechanics, professionals in others domains can create their own storytelling games and work with any other thematic with their population of interest.
 
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Data de Publicação
2023-06-02
 
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