• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2023.tde-01032024-143513
Document
Auteur
Nom complet
Aguimar Ribeiro Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Meneguette, Rodolfo Ipolito (Président)
Immich, Roger Kreutz
Madeira, Edmundo Roberto Mauro
Pereira Junior, Lourenço Alves
Titre en portugais
Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos
Mots-clés en portugais
Alocação de recursos
Nuvens veiculares
Shapley values
Teoria dos Jogos
VANET
Resumé en portugais
A alocação de recursos em tempo real tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa nas redes veiculares, à medida que precisam atender a diversas solicitações de serviços. Essa complexidade, muitas vezes associada a ambientes com recursos limitados, tem sua origem principalmente no contínuo crescimento do número de veículos conectados às redes, como a Internet. Além disso, o surgimento de aplicações com restrições de tempo para sua execução contribui para tornar essas redes mais desafiadoras. Essas aplicações estão se tornando progressivamente complexas e requerem recursos computacionais adicionais. Neste estudo apresenta-se uma abordagem para resolver o problema de alocação de recursos em redes veiculares. A abordagem fundamentada em Teoria dos Jogos emprega um jogo de coalizão que visa maximizar e equilibrar a utilização de recursos entre as várias nuvens veiculares (VC). A solução heurística proposta adota o uso de Shapley Values para estabelecer as sequências de tarefas e VCs a serem seguidas durante o processo de alocação. Mais especificamente, modelouse o problema como um Jogo de Mercado especialmente desenhado para resolver o problema de alocação de recursos em nuvens veiculares dinâmicas. Por fim, uma análise comparativa foi realizada entre o desempenho da solução proposta e outras soluções relevantes encontradas na literatura. Essa análise foi conduzida em cenários com diferentes restrições, como diferentes taxas de serviços, alcance de comunicação e quantidade de recursos oferecidos por cada veículo. Essa abordagem permitiu avaliar a eficácia e a adaptabilidade da solução diante de uma variedade de condições.
Titre en anglais
Game Theory-Based Resource Allocation for Vehicular Clouds
Mots-clés en anglais
Game theory
Resource allocation
Shapley values
VANET
Vehicular clouds
Resumé en anglais
Real-time resource allocation has become increasingly complex in vehicular networks as they must address various service requests. This complexity, often associated with resourceconstrained environments, primarily stems from the continuous growth in the number of vehicles connected to networks, such as the Internet. Furthermore, the emergence of applications with time constraints on their execution adds to the challenges in these networks. These applications are becoming progressively intricate and demand additional computational resources. This study presents an approach to solving the resource allocation problem in vehicular networks. The approach, grounded in Game Theory, uses a coalition game to maximize and balance resource utilization among multiple vehicular clouds (VC). The proposed heuristic solution employs Shapley Values to establish the task sequences and VCs to be followed during the allocation process. More precisely, we modeled the problem as a Market Game designed to address the resource allocation problem in dynamic vehicular clouds. Lastly, we conducted a comparative analysis of the performance of the proposed solution against other relevant solutions found in the literature. We conducted this analysis in scenarios with different constraints, such as varying service rates, communication ranges, and the quantity of resources each vehicle offers. This approach enabled us to evaluate the solutions effectiveness and adaptability across various conditions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.