• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.54.1984.tde-30042009-100137
Documento
Autor
Nome completo
João Sinézio de Carvalho Campos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1984
Orientador
Banca examinadora
Gross, Bernhard
Pela, Carlos Alberto
Zimmerman, Robert Lee
Título em português
Detector de corrente Compton.
Palavras-chave em português
Detector
Efeito Compton
Teflon
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho é a descrição do projeto e construção de um detector de corrente Compton, com geometria cilíndrica utilizando o material dielétrico teflon; para radiação eletromagnética numa faixa de energia entre 10 KeV à 2 MeV. Basicamente o detector é composto por um cilindro de teflon, recoberto com uma fina camada de tinta prata (chamado eletrodo externo) e um eletrodo interno de chumbo, colocado axialmente no dielétrico; assim o detector forma um capacitor de placas cilíndricas recheado com teflon. A função de cada parte do detector é descrita neste trabalho, também são relatadas as medidas sobre a corrente Compton provocadas no teflon pela passagem de um fluxo de fótons provenientes as fontes de raios-X (aparelho Muller MG 150) e raios gama de cobalto (60Co), estas medidas foram realizadas com auxílio de um eletrômetro da Keitley. Apresenta-se uma teoria elaborada pelo professor Bernhard Gross a qual se ajusta satisfatoriamente com os resultados experimentais obtidos. Levantaram-se as curvas de calibração de carga e corrente acumulada no detector contra taxas de exposição. O detector é bastante simples de ser construído e para que se possam fazer as medidas de corrente, carga ou mesmo voltagem acumulada neste, bastando para isto um eletrômetro. Outro fato importante de se ressaltar, é que tal detector não necessita de campo elétrico aplicado, como encontrado em muitos detectores de radiação de uso comercial. No presente trabalho procura-se ainda fornecer uma idéia dos conceitos e unidades básicas que envolvem o campo das radiações eletromagnéticas.
Título em inglês
Compton current detector.
Palavras-chave em inglês
Compton effect
Detector
Teflon
Resumo em inglês
In this work it is related building of a radiation detector for range energy between 10 KeV 2 MeV. It´s used Teflon (cylindrical geometry) for scattering of radiation for the production of Compton electrons. Axially to Teflon there is a lead internal electrode, which absorbs the incident radiation. Recovering the Teflon there is a silver external electrode that doesn´t absorb the radiation. In this way, the detector behaves as a cylindrical capacitor which Teflon is a dielectric. The measures are made with an electrometer. The detector shows a linear and reproducible behavior as a function of dose rate.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-05-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.