• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-23092022-132420
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno de Melo Tavares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Levin, Anna Sara Shafferman (Presidente)
Vidal, Claudia Fernanda de Lacerda
Cardo, Denise Mary
Stempliuk, Valeska de Andrade
Título en portugués
Jogo sério (serious game) para educação de profissionais da área da saúde sobre prevenção de infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central
Palabras clave en portugués
Aprendizado ativo
Educação continuada
Infecção hospitalar
Infecções relacionadas a cateter
Jogos de computador
Serviços de controle de infecção hospitalar
Resumen en portugués
INTRODUÇÃO: Dentre as infecções relacionadas à assistência à saúde, a infecção primária de corrente sanguínea (IPCS) é a que apresenta maior potencial preventivo. A prevenção, entretanto, apresenta desafios relacionados à educação de profissionais da área da saúde e à execução das medidas de prevenção. Nesse cenário, os jogos sérios (serious games) vem ganhando destaque como estratégia inovadora para educação de adultos. OBJETIVOS: Identificar os desafios relacionados à prevenção de IPCS no cenário brasileiro e demais países Pan-Americanos e desenvolver um jogo sério com narrativa envolvente e divertida em três idiomas (português, inglês e espanhol) aplicável no processo educativo de profissionais da área da saúde para prevenção de IPCS. MÉTODOS: Estudo qualitativo de levantamento dos desafios relacionados à prevenção de IPCS através de entrevistas com profissionais que trabalham em serviços de controle de infecção (SCIH) e um representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O desenvolvimento das situações-problema abordadas no serious game foi baseado nos desafios identificados que apresentaram frequência de repetição maior que 3 vezes. RESULTADOS: Foram incluídos representantes da OPAS, CVE e ANVISA e 13 SCIH das 5 regiões geográficas do Brasil. Desses, 92% estavam localizados na capital. Foram identificados 38 desafios distintos relacionados à prevenção de IPCS. Desses, 15 (40%) foram relatados em 3 ou mais instituições, sendo selecionados para embasar a construção das situações-problema abordadas no serious game. CONCLUSÃO: As entrevistas identificaram que os principais desafios para prevenção de IPCS estavam relacionados à execução das medidas de prevenção no momento da inserção e manutenção do cateter venoso central e adesão à higiene de mãos imediatamente antes da manipulação do cateter. Além disso, espera-se que o produto desse estudo seja aplicado para educação dos profissionais da área da saúde sobre prevenção de IPCS
Título en inglés
Serious game for healthcare workers education regarding the central line associated bloodstream infection prevention
Palabras clave en inglés
Active learning
Catheter-related infections
Computer games
Continuing education
Cross infection
Infection control services hospital
Resumen en inglés
INTRODUCTION: Among the healthcare-associated infections (HAI), central line associated bloodstream infection (CLABSI) has the greatest preventive potential. However, there are challenges. The biggest one is the education of healthcare workers regarding prevention. In this scenario, serious games are an alternative solution, and have been pointed out as an innovative strategy for adult education. OBJECTIVES: The aim of this study was to identify the challenges related to CLABSI prevention in Brazil and other Pan American countries and to develop a serious game directed to healthcare workers education in 3 languages (Portuguese, English and Spanish) on CLABSI prevention. METHODS: A qualitative study with interviews conducted with HAI control professionals and a Pan American Health Organization (PAHO), Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) and Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) representative in order to identify the challenges of CLABSI prevention. The development of the serious game was based on the identified challenges that were more frequent. The challenges mentioned at least 3 times were selected. RESULTS: 13 hospitals were included in the 5 geographic regions of Brazil and a PAHO, CVE and ANVISA representative. 92% were in the capitals. 38 different challenges related to CLABSI prevention were identified. Of these, 15 (40%) were reported by 3 or more times from different institutions. CONCLUSION: The interviews identified that the main challenges for CLABSI prevention were related to the implementation of preventive measures during insertion and maintenance of the central line catheter, and adherence to hand hygiene immediately before handling it. In addition, we expect that the product of this study will be applied to the education of health professionals towards the prevention of CLABSI
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.