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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2023.tde-31012024-131455
Documento
Autor
Nombre completo
Anne Michelli Gomes Gonçalves Fontes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello (Presidente)
Moraes, Íbis Ariana Peña de
Silva, Talita Dias da
Valenti, Vitor Engracia
Título en portugués
Efeito da terapia combinada de realidade virtual e estimulação transcraniana em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: influência no sistema nervoso autônomo
Palabras clave en portugués
Atividade motora
Estimulação transcraniana por corrente contínua
Paralisia cerebral
Reabilitação
Realidade virtual
Sistema nervoso autônomo
Resumen en portugués
Introdução: Pessoas com Paralisia Cerebral (PC) apresentam diversas desordens motoras e autonômicas que prejudicam o desempenho funcional, sendo assim inseridas em diferentes programas para melhora da qualidade de vida e das habilidades essenciais. Assim o uso de terapias combinadas como intervenção é uma possibilidade crescente por potencializar os efeitos clínicos e possibilitar resultados mais efetivos e duradouros. Atualmente, o uso combinado de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e realidade virtual (RV) tem sido adotado para melhorar a funcionalidade em diferentes condições neurológicas. Objetivo: Verificar o efeito da terapia combinada de realidade virtual (RV) e estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Método: Participaram do estudo crianças e adolescentes com diagnóstico de PC com idade entre 4 e 15 anos, alocados em dois grupos: G1 (ETCC ativa + RV) e G2 (ETCC sham + RV), no qual realizaram um protocolo de 20 sessões com utilização de washout e inversão de grupos para ambos os grupos. O protocolo foi composto pela aplicação de ETCC (ativa ou sham ) simultaneamente a RV, no qual foi realizado a captação da VFC antes (10 minutos), durante (20 minutos) e após a intervenção (10 minutos). Para efeitos de longo-prazo, as avaliações foram realizadas antes do protocolo, durante e após ( follow-up ). Resultados: 27 participantes com 9,33 + 4,06 anos concluíram o protocolo (G1: n=15; G2: n=12). Para os índices de VFC, observou-se efeito significativo para o fator Dias (SDNN: p = 0,029; rMSSD: p = 0,001; pNN50: p = 0,001; SD1: p = 0,001), no qual houve um aumento da variabilidade global e parassimpática no grupo G1 e uma redução no grupo G2. Não houve significância estatística para os demais fatores (Grupo e Momentos) e na interação entre eles (Grupo vs . Momento, Grupo vs . Dias, Grupo vs . Momento vs . Dias). Conclusão: Nossos resultados mostraram que a terapia combinada de ETCC e RV promoveu um aumento da VFC no grupo ETCC ativo + RV (G1) e uma redução no grupo ETCC sham + RV (G2), mantendo os resultados após um mês da intervenção
Título en inglés
Effect of combined therapy of virtual reality and transcranial stimulation in children and adolescents with cerebral palsy: influence on the autonomic nervous system
Palabras clave en inglés
Autonomic nervous system
Cerebral palsy
Motor activity
Rehabilitation
Transcranial direct current stimulation
Virtual reality
Resumen en inglés
Introduction: People with Cerebral Palsy (CP) have several motor and autonomic disorders that impair functional performance, thus being included in different programs to improve quality of life and essential skills. Thus, the use of combined therapies as an intervention is a growing possibility for potentiating the clinical effects and enabling more effective and lasting results. Currently, the combined use of transcranial direct current stimulation (tDCS) and virtual reality (VR) has been adopted to improve functionality in different neurological conditions. Objective: To verify the effect of combined virtual reality (VR) and transcranial direct current stimulation (tDCS) therapy on heart rate variability (HRV) in children and adolescents with cerebral palsy. Method: The study included children and adolescents diagnosed with CP aged between 4 and 15 years, divided into two groups: G1 (active tDCS + VR) and G2 (sham tDCS + VR), in which they underwent a protocol of 20 sessions with use of washout and inversion of groups for both groups. The protocol consisted of applying tDCS (active or sham) simultaneously to VR, in which HRV was captured before (10 minutes), during (20 minutes) and after the intervention (10 minutes). For long-term effects, assessments were performed before the protocol, during and after (follow-up). Results: 27 participants aged 9.33 + 4.06 years completed the protocol (G1: n=15; G2: n=12). For the HRV indices, a significant effect was observed for the Days factor (SDNN: p = 0.029; rMSSD: p = 0.001; pNN50: p = 0.001; SD1: p = 0.001), in which there was an increase of global variability and parasympathetic activity in the G1 group and a reduction in the G2 group. There was no statistical significance for the other factors (Group and Moments) and the interaction between them (Group vs. Moment, Group vs. Days, Group vs. Moment vs. Days). Conclusions: Our results showed that the combined therapy of tDCS and VR promoted an increase in HRV in the active tDCS + VR group (G1) and a reduction in the sham tDCS + VR group (G2), maintaining the results after one month of the intervention
 
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Fecha de Publicación
2024-02-19
 
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