• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2014.tde-29042014-091716
Documento
Autor
Nome completo
Lia Lopes Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Caromano, Fátima Aparecida (Presidente)
Favero, Francis Meire
Voos, Mariana Callil
Título em português
Efeito da prática de massagem e da contação de história na socialização de crianças em ambiente escolar
Palavras-chave em português
Comportamento infantil
Criança
Educação
Massagem
Saúde
Socialização
Resumo em português
Contextualização: Existe a necessidade de educar comportamentos agressivos em ambiente escolar. Intervenções com atividades corporais e intelectuais podem ser utilizadas proporcionando efeitos similares ou complementares. Massagem proporciona benefícios físicos, cognitivos e emocionais. Tocar e ser tocado envolve aceitação, confiança e proporciona agradável troca de experiência e interação social. Contação de histórias infantis facilita o relacionamento, a diminuição de tensão, ansiedade e proporciona confiança. Objetivo: Avaliar o efeito da prática de massagem clássica e da contação de histórias infantis na socialização de crianças em ambiente escolar. Método: Estudo experimental, realizado com 105 crianças de 6,5 a 8,1 anos de idade, alunos do segundo ano do ensino fundamental, divididas em três grupos: classe massagem (CM), classe história (CH) e classe controle (CC), que participou da prática de massagem, contação de histórias infantis e não sofreu intervenção, respectivamente. O comportamento foi coletado por meio de diário e registro de intercorrências. O desempenho escolar foi avaliado utilizando a média de todas as notas dos alunos, por classe. Resultados: Reduções no número de agressões verbais, discussões, encaminhamentos à coordenação por comportamento inadequado, queixas dos pais, aumento de atitudes de ajuda e carinho e maior nota média no período das intervenções. As notas do 1º, 2º (intervenções) e 3º trimestres das classes foram, respectivamente, CM = 6.8, 7.4 e 6.9; CH = 6.5, 7.0 e 6.6 e CC = 6.6, 6.2 e 5.6. Conclusão: A prática de massagem e a de contação de histórias infantis afetaram de forma positiva o comportamento e desempenho escolar dos alunos
Título em inglês
Effect of massage practice and storytelling in the socialization of children in a school environment
Palavras-chave em inglês
Child behavior
Children
Education
Health
Massage
Socialization
Resumo em inglês
Background: There is a need to educate aggressive behaviors in the school environment. Interventions with bodily and intellectual activities can be used providing similar or complementary effects. Massage provides physical, cognitive and emotional benefits. Touch and be touched involves acceptance, trust and provides pleasant experience and social interaction. Storytelling facilitates relationships, decrease stress, anxiety and provides confidence. Objective: To evaluate the effect of sweeden massage practice and storytelling in socialization of children in the school environment. Method: An experimental study, involving 105 children 6.5 to 8.1 years old, second year students of the fundamental school, divided into three groups: massage class (CM) history class (CH) and control class (CC), that participated in practice of massage, storytelling and no intervention, respectively. The behavior was collected by diary and recorded intercurrent events. School performance was assessed using the average of all the notes of students by each class. Results: Reductions in the number of verbal discussions, referral of inappropriate behavior, parents' complaint, increase attitudes of help and affection and highest average notes in the period of intervention. The notes of the 1st, 2nd (intervention) and 3rd periods of the classes were, respectively, CM = 6.8, 7.4 and 6.9, CH = 6.5, 7.0 and 6.6 and CC = 6.6, 6.2 and 5.6. Conclusion: The practice of massage and the routine of storytelling positively affect children 's behavior and school performance
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LiaLopesGoncalves.pdf (1.15 Mbytes)
Data de Publicação
2014-04-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.