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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2023.tde-26052023-103437
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Flávia de Oliveira Nalom
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Schochat, Eliane (Presidente)
Carvallo, Renata Mota Mamede
Pereira, Liliane Desgualdo
Soares, Aparecido José Couto
Título en portugués
Estimulação das habilidades auditivas e o desenvolvimento da leitura
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Audição
Estimulação acústica
Leitura
Percepção auditiva
Resumen en portugués
Introdução: o desenvolvimento das habilidades auditivas (HA) relaciona-se à integridade e neuromaturação das estruturas nervosas e é dependente das experiências auditivas da criança nos primeiros anos de vida, as quais são fundamentais para que a criança alcance uma percepção de fala satisfatória. Dificuldades em compreender a mensagem ouvida, quando observadas em crianças na fase de pré-alfabetização, podem influenciar o efetivo processo de ensino-aprendizagem. A estimulação das HA pode promover melhora na eficiência do sistema perceptual auditivo sendo uma ferramenta auxiliar no processo de alfabetização. Objetivo: Elaborar e verificar a efetividade de um programa de estimulação das HA inseridos na grade curricular comum. Método: Em conjunto com uma equipe de educação infantil do interior do estado de São Paulo, um programa de estimulação das habilidades auditivas foi elaborado e aplicado no ano letivo de escolares deste ciclo. Na primeira parte do estudo, 38 crianças foram estimuladas auditivamente (GEA) e comparadas a um grupo placebo (GP N=31). Os alunos foram avaliados quanto às HA, habilidades pré leitoras e de leitura, pré e pós intervenção. Duas reavaliações foram realizadas após a aplicação do programa, permitindo um acompanhamento longitudinal, o qual identificou o desempenho dos escolares em meio à pandemia Covid-19. Resultados: A versão final do programa proposto conta com atividades que foram aplicadas pelos professores durante 25 semanas, entre 10-15 minutos/dia, em ambiente escolar. As HA foram: detecção, discriminação, habilidades temporais, figura-fundo, fechamento, memória e atenção. Houve diferença significativa entre o desempenho do GEA e GP após a aplicação do programa. Ao longo das reavaliações, observou-se que as crianças estimuladas auditivamente continuaram a obter desempenho superior nos testes aplicados. Conclusão: O programa proposto pôde ser incorporado na grade curricular, sem causar prejuízos aos conteúdos preconizados pelo Ministério da Educação. Após a estimulação auditiva, percebeu-se melhor desempenho em figura-fundo auditiva, resolução temporal, identificação e produção de rima e produção de palavra a partir de fonema dado. Observou-se, ainda, que a resolução temporal auditiva, interação binaural auditiva e memória operacional parecem ter sido prejudicadas pelas medidas emergenciais utilizadas durante a pandemia Covid-19
Título en inglés
Hearing habilities stimulations and the reading development
Palabras clave en inglés
Acoustic stimulation
Auditory perception
Hearing
Learning
Reading
Resumen en inglés
Introduction: the development of hearing abilities (HA) is related to the integrity and neuromaturation of nervous structures and is dependent to the child's auditory experiences in the first years of life, which are fundamental for the childs satisfactory speech perception. Difficulties in understanding the auditory message, when observed in children in the pre-literacy phase, can influence the effective teaching-learning process. HA stimulation can improve the auditory perceptual system efficiency, being an auxiliary tool in the literacy process. Purpose: To develop and verify the effectiveness of an HA stimulation program included in the common curriculum. Method: Together with a kindergarten team from the interior of the state of São Paulo, a program to stimulate auditory abilities was designed and applied in the school year of students in this grade. In the first part of the study, 38 children were auditory stimulated (ASG) and compared to a placebo group (PG. N=31). The students were assessed by HA, pre-reading abilities and reading, pre and post intervention. Two reassessments were carried out after the program was implemented, allowing for longitudinal monitoring, which identified the students performance in the Covid-19 pandemic. Results: The final version of the proposed program has activities that were applied by teachers for 25 weeks, between 10-15 minutes/day, in a school environment. The HA were: detection, discrimination, temporal skills, figure-ground, closure, memory and attention. There was a significant difference between the performance of ASG and PG after applying to the program. Throughout the reassessments, it was observed that the children auditorily stimulated continued to obtain superior performance in the applied tests. Conclusion: The proposed program could be incorporated into the curriculum, without causing damage to the contents recommended by the Ministry of Education. After auditory stimulation, better performance was observed in auditory figure-ground, temporal resolution, rhyme identification and production, and word production from given phonemes. It was observed that auditory temporal resolution, auditory binaural interaction and working memory seem to have been impaired by the emergency measures used during the Covid-19 pandemic
 
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Fecha de Publicación
2023-06-01
 
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