• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-23092022-123652
Documento
Autor
Nombre completo
Beatriz Rodrigues Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Avejonas, Daniela Regina Molini
Netrval, Danielle Azarias Defense
Título en portugués
Percepção de famílias quanto à escolarização de indivíduos com transtorno do espectro autista
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Autismo
Ensino remoto
Escolaridade
Pais
Pandemia de COVID-19
Resumen en portugués
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Nele crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem durante o desenvolvimento, ou uma aprendizagem não linear. Com isso muitas vezes há necessidade de adaptação na forma de ensino, no qual exige que os pais acompanhem de perto e conheçam as dificuldades escolares a ser enfrentadas, principalmente do ensino inclusivo brasileiro. Objetivo: O Objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de pais e cuidadores de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA, de 3 a 5 anos no grupo um e 6 a 14 anos no grupo dois, matriculados em escola regular (pública e privada) ou em escola especial, a respeito do processo de escolarização de seu filho, antes e durante o período de pandemia de COVID-19. Metodologia: Foi aplicado um questionário por meio da plataforma online gratuita Survio com 23 perguntas para o grupo um e 27 perguntas para o grupo dois. Resultados: Participaram desta pesquisa 45 pessoas, sendo 21 do grupo um e 24 do grupo dois. A maioria dos participantes desta pesquisa foram caracterizados por mães sendo 94,44% do grupo um e 95% do grupo dois. A maioria dos responsáveis acompanhavam as atividades de seus filhos todos os dias antes da pandemia sendo o grupo um 61,11% e o grupo dois 80%. E o grupo um disse estar satisfeito com a preparação dos professores antes da pandemia com 55,56%, já o grupo dois não estava satisfeito com 55%. Durante a pandemia poucos foram as crianças que receberam material adaptado no grupo um 66,67% não receberam e o grupo dois 60%. Durante este período os familiares dividiram seus aparelhos eletrônicos para as aulas remotas, sendo 55,56% do grupo um e 45% do grupo dois. Ainda com as dificuldades enfrentadas, pais ficaram divididos quanto se o conteúdo foi efetivamente aprendido durante o período de pandemia. Conclusão: Segundo a percepção dos pais, escolas ainda apresentam pouco preparo para crianças e adolescentes com TEA
Título en inglés
Perception of families about the schooling of individuals with autism spectrum disorder
Palabras clave en inglés
Autism
COVID-19 pandemic
Learning
Parents
Remote teaching
Schooling
Resumen en inglés
Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. In it, children may have learning difficulties during development, or non-linear learning. As a result, there is often a need for adaptation in the form of teaching, which requires parents to closely monitor and learn about the school difficulties to be faced, especially in Brazilian inclusive education. Objective: The objective of this study was to know the perception of parents and caregivers of children and tennagers diagnosed with ASD, aged 3 to 5 years in group one and 6 to 14 years in group two, enrolled in regular schools (public and private) or in special school, regarding your child's schooling process, before and during the COVID-19 pandemic period. Methodology: A questionnaire was applied through the free online platform Survio with 23 questions for group one and 27 questions for group two. Results: A total of 45 people participated in this research, 21 from group one and 24 from group two. Most of the participants in this research were characterized by mothers, 94.44% from group one and 95% from group two. Most of those responsible followed the activities of their children every day before the pandemic, with group one 61.11% and group two 80%. And group one said they were satisfied with the preparation of teachers before the pandemic with 55.56%, while group two was not satisfied with 55%. During the pandemic, few children received adapted material in group one 66.67% did not receive it and group two 60%. During this period, family members shared their electronic devices for remote classes, with 55.56% in group one and 45% in group two. Even with the difficulties faced, parents were divided as to whether the content was effectively learned during the pandemic period. Conclusion: According to the perception of parents, schools still have little preparation for children and adolescents with ASD
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.