• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-22092022-152408
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Vanderléia Araujo Maximiano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Matas, Carla Gentile (Presidente)
Bohlsen, Yara Aparecida
Samelli, Alessandra Giannella
Sanches, Seisse Gabriela Gandolfi
Título en portugués
Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com alterações de leitura e escrita
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Cognição
Criança
Eletrofisiologia
Percepção Auditiva
Potenciais Evocados Auditivos
Resumen en portugués
INTRODUÇÃO: A realização dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) é relevante em crianças com alterações de linguagem, pois avalia componentes exógenos (P1, N1 e P2) relacionados ao processamento acústico sensorial, e componente cognitivo (N2 e P300), o qual reflete a atividade cortical às habilidades de discriminação, integração e atenção. Desta forma, verificar o processamento de diferentes estímulos acústicos em crianças com alterações de leitura e escrita pode contribuir para identificação precoce e intervenção efetiva. OBJETIVO: Analisar os componentes sensoriais e cognitivos dos PEALL com estímulos Tone Burst e Fala em crianças com alterações de leitura e escrita (grupo estudo GE) e compará-los com o grupo controle (GC). MÉTODO: Participaram deste estudo 40 crianças, com idades entre 8 e 11 anos, sendo 20 crianças com alteração de leitura e escrita (GE) e 20 crianças com desenvolvimento típico (GC) pareadas por idade, sexo e escolaridade. Todos os participantes apresentavam limiares auditivos dentro da normalidade e na avaliação neuropsicológica obtiveram índice de QI maior que 80. Os PEALL foram realizados com estímulos Tone Burst (1000 Hz - frequente e 2000 Hz - raro) e de Fala (/ba/ - frequente e /da/ - raro). RESULTADOS: Os valores médios de latência de todos os componentes foram maiores no GE do que no GC para o TB, mas não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes na comparação entre os grupos. Para o estímulo de Fala, foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre GE e GC apenas para o componente P300, sendo que o GE apresentou maiores valores de latência quando comparados com o GC. Com relação aos valores de amplitude, o GE apresentou menores valores do que o GC em todos os componentes para o TB, mas não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes na comparação entre os grupos; foi observada diferença estatisticamente significante para os valores médios de amplitude apenas do componente N2-P300 com estímulo de Fala sendo que o GE apresentou respostas menores que o GC. CONCLUSÃO: O presente estudo sugere a presença de alterações na percepção da informação auditiva em crianças com alterações de leitura e escrita identificadas por meio do PEALL, podendo indicar prejuízo da integração da área de associação auditiva com as áreas corticais e subcorticais do sistema nervoso auditivo central
Título en inglés
Long latency auditory evoked potentials in children with reading and writing disorders
Palabras clave en inglés
Auditory Perception
Child
Cognition
Electrophysiology
Evoked potentials auditory
Learning
Resumen en inglés
INTRODUCTION: Long Latency Auditory Evoked Potentials (LLAEP) are relevant in children with language disorders because they have exogenous components (P1, N1 and P2) related to sensory acoustic processing, and the cognitive component (N2 and P300), which reflects cortical activity involved in discrimination, integration and attention skills. Verify the processing of different acoustic stimuli in children with reading and writing disorders can contribute to early identification and effective intervention. OBJECTIVE: To analyze the sensory and cognitive components of LLAEP with Tone Burst and Speech stimuli in children with reading and writing disorders (study group SG) and compare them with the control group (CG). METHOD: 40 children participated in this study, aged between 8 and 11 years, being 20 children with reading and writing disorders (SG) and 20 children with typical development (CG) matched by age, sex and schooling. All participants had normal hearing thresholds and in the neuropsychological assessment they had an IQ index greater than 80. LLAEP were performed with stimuli Tone Burst (1000 Hz - frequent and 2000 Hz - rare) and Speech (/ba/ - frequent and /da/ - rare). RESULTS: Mean latency values for all components were higher in the SG than in the CG for TB, but no statistically significant differences were found when comparing the groups. For the Speech stimulus, statistically significant differences were found between SG and CG only for the P300 component, and the SG had higher latency values when compared to the CG. Regarding amplitude values, the SG had lower values than the CG in all components for the TB, but no statistically significant differences were found when comparing the groups; a statistically significant difference was observed for the mean values of amplitude only for the N2-P300 component with Speech stimulus, with the SG showing lower responses than the CG. CONCLUSION: The present study suggests the presence of alterations in the perception of auditory information in children with reading and writing disorders identified by LLAEP, which may indicate impaired integration of the auditory association area with the cortical and subcortical areas of the central auditory nervous system
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.