• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2023.tde-19062023-161932
Documento
Autor
Nome completo
Katia Moreno Garcia de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Nakagawa, Naomi Kondo (Presidente)
Schmitt, Ana Carolina Basso
Aikawa, Priscila
Nascimento, Juliana Araújo
Título em português
Kids Save Lives Brasil: Um programa de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para crianças e adolescentes em um Centro de Simulação
Palavras-chave em português
Avaliação
Ensino fundamental e médio
Estudantes escolares
Reanimação cardiopulmonar
Treinamento
Resumo em português
A parada cardíaca súbita (PCS) é um problema grave de saúde pública e é responsável por 20 a 30% das mortes no mundo. O treinamento de pessoas leigas para identificar e agir na situação de vítimas em PCS pode aumentar de 2 a 4 vezes as chances de sobrevida e de desfechos favoráveis. Na Europa o conselho Internacional de Ressuscitação desenvolveu o treinamento KIDS SAVE LIVES realizado para crianças a partir de 12 anos, no Brasil projeto semelhante foi implementado. Nosso estudo avaliou o desempenho de crianças e adolescentes nos treinamentos práticos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) considerando se as variáveis sexo, peso, altura, IMC e escolaridade dos estudantes influenciaram no desempenho das habilidades; e comparar se houve diferença entre as avaliações realizadas por meio de checklist avaliado pelos instrutores e análise do software do aplicativo. De março de 2019 a março de 2020 foram selecionados 188 estudantes. Incluídos 104 crianças e adolescentes sem treinamento prévio de Ressuscitação Cardiopulmonar, de 11 a 17 anos, sendo 84 do ensino fundamental e 20 do ensino médio, 66 meninas e 38 meninos. As avaliações da efetividade das compressões torácicas foram realizadas por meio de checklist avaliado pelo instrutor (Sim/Não) em 3 habilidades e por meio de um software instalado no manequim através do aplicativo (Little Anne QCPR, Laerdal Medical Inc., Stavanger, Noruega). Cada habilidade do aplicativo foi categorizada em efetiva quando: proporção 70% de compressões em ritmo adequado (100 a 120/min); proporção 70% de compressões com profundidade adequada (50 a 60 mm); e proporção 70% de retorno do tórax. Considerado efetiva quando as três habilidades foram executadas adequadamente. E avaliado em cada habilidade, as variáveis sexo, idade, peso, altura e IMC. Utilizado o Teste Qui-Quadrado ou Teste Exato de Fisher, quando apropriado e Teste T Student para dados contínuos. Para análise da efetividade da compressão torácica, utilizamos o modelo de regressão logística multivariada com ajuste para idade, sexo e IMC. Os estudantes realizaram as 3 habilidades efetivamente (n=40, idade média 14 anos, peso médio 54,4 Kg, altura média 1,58 m, IMC Kg/m2 22,1). As crianças com maior idade apresentaram maior efetividade no desempenho das habilidades (OR=1,43; 95% IC: 1,09 1,86). O sexo não foi um fator independente (OR=1,26; 95% IC: 0,52 3,07). As avaliações foram diferentes entre instrutores e análise do aplicativo na habilidade 1 realizada efetivamente por 83 vs 50 estudantes, respectivamente (p<0,001) e na habilidade 2 realizada efetivamente por 93 vs 80 estudantes, respectivamente (p<0,001); porém na habilidade 3 (101 vs 98 estudantes, respectivamente) não observamos diferença significante entre os grupos (p=0,664). O percentual de concordância foi de moderado a alto entre as avaliações por meio do aplicativo e pelo checklist do instrutor no desempenho das habilidades: compressões em ritmo adequado (68,3%), profundidade das compressões (79,8%) e retorno do tórax (91,3%). Estudantes com maior idade mostraram melhor desempenho ao realizar as compressões torácicas, independentemente do sexo e IMC. A avaliação dos instrutores favoreceu ou superestimou a aprovação dos estudantes nas habilidades frequência e profundidade adequada das compressões torácicas, sendo coincidentes com as análises do aplicativo apenas na habilidade retorno do tórax
Título em inglês
Kids Save Lives Brazil: A training program in Cardiopulmonary Resuscitation for schoolchildren in a Center of Simulation
Palavras-chave em inglês
Assessment
Cardiopulmonary resuscitation
Education. primary and secondary
Schoolchildren
Training
Resumo em inglês
Sudden cardiac arrest (SCA) is a serious public health problem and is responsible for 20 to 30% of deaths worldwide. The training of lay persons to detect and act in situations of SCA victims may increase survival chances and positive outcomes by two to four times. In Europe, the International Liaison Committee on Resuscitation Council developed the KIDS SAVE LIVES training for children as of 12 years old, in Brazil a similar project has been implemented. This present study has measured the performance of schoolchildren in the practical Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) training observing if gender, weight, height, BMI and schooling of students influenced the performance of the developed skills; and compare if results were different between checklist assessments performed by instructors and the analysis by the software application. From March of 2019 to March 2020 have been selected 188 students including 104 schoolchildren without previous training of CPR, between 11 and 17 years old, 84 from primary school and 20 from high school, 66 girls and 38 boys. The assessments of effectiveness of CPR chest compression were carried out using a checklist completed by the instructor (Yes/No) for three skills and through an application installed on the mannequin (Little Anne QCPR, Laerdal Medical Inc., Stavanger, Norway). Each skill of the application has been categorized in effective when: proportion 70% of compressions at an adequate rate (100 to 120/min); proportion 70% of compressions at an adequate depth (50 to 60 mm); and proportion 70% of adequate chest release after compressions. Considered successful when the three skills have been executed correctly and evaluated each skill for gender, age, weight, height, and BMI. Using the Chi-square Test or Fishers Exact Test, when appropriate and T Test for continuous data. To review efficiency of chest compressions, we used the multivariate logistic regression model with adjustment for age, sex and BMI. Students adequately performed high-quality CPR (n = 40, average age 14 years, average weight 54.4 kg, average height 1.58 m and average BMI 22.1). Older children presented more effective in the skills performance (OR=1.43; 95%IC: 1.09 - 1.86). Gender wasnt an independent factor (OR=1.26; 95% IC: 0.52 - 3.07). The ratings were different between instructors and application review in the one ability performed effective by 83 vs 50 students respectively (p<0.001), and in the second ability performed effective by 93 vs 80 students respectively (p<0.001); however, in the third ability (101 vs 98 students, respectively), we didnt observe a significant difference among groups (p=0.664). Agreement percentage was from moderate to high between application evaluation and instructor's checklist in execution of abilities: compressions in right rate (68.3%), correct depth (79.8%) and chest release (91.3%). Older students showed best performance by doing the chest compressions, detached gender and BMI. Instructor´s evaluations overestimated or benefited students with appropriate abilities in rate and depth, being equal with the application analysis just in chest release skill
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.