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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.5.2018.tde-19042018-122642
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiola Carvalho Lopes dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Caromano, Fátima Aparecida (Presidente)
Assis, Silvana Maria Blascovi de
Favero, Francis Meire
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Voos, Mariana Callil
Título en portugués
Técnica de Massagem e Mobilização em Imersão para Relaxamento (RMI): desenvolvimento, usabilidade e aplicabilidade clínica em mulheres idosas
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Hidroterapia
Idoso
Massagem
Mulheres
Relaxamento
Resumen en portugués
Contextualização. A Fisioterapia carece de programas de intervenção previamente testados para aplicação, em meio aquático, visando indução de relaxamento muscular. Estudos prévios fornecem bases suficientes para a construção de programas. Delineamento e objetivo: Estudo quase experimental visando: 1. Desenvolver e descrever, em manual, um programa de massagem em imersão visando relaxamento denominado Programa de Relaxamento, Massagem e Mobilização em Imersão (RMI); 2. Avaliar pertinência e qualidade técnica da RMI pela submissão a pareceristas; 3. Avaliar a usabilidade e a autoaprendizagem a partir do estudo do manual da RMI; 4. Avaliar o efeito da intervenção fisioterapêutica com RMI em mulheres idosas e saudáveis. Método: 1. Desenvolvimento do Programa de Relaxamento, Massagem e Mobilização em Imersão (RMI), com base em revisão de literatura, reuniões dos pesquisadores e construção do manual. 2. Avalição da técnica por 20 pareceristas por meio de ficha de avaliação. 3. Análise de usabilidade do manual para autoaprendizagem teórico-prática por 10 graduandos em Fisioterapia. A atividade prática foi avaliada, pelo pesquisador e examinador independente, utilizando roteiro de avaliação baseado na descrição do programa. 4. Análise do efeito nos indicadores de relaxamento (frequência cardíaca, pressão arterial, flexibilidade, mobilidade, dor e qualidade de vida) em 12 mulheres idosas e saudáveis, após programa RMI de 10 sessões com duração de uma hora e meia cada. O estudo foi realizado no Laboratório de Fisioterapia e Comportamento do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e na piscina de reabilitação da Clínica Integrada Simmm. A análise constou de 1. Organização de respostas dos pareceristas por categoria e análise descritiva por questão; 2. Análise estatística descritiva das notas de desempenho dos estudantes e análise de confiabilidade interexaminadores; 3. Análise descritiva e comparativa dos dados pré e pós-intervenção das variáveis de flexibilidade, mobilidade articular, resposta cardiovascular, escores nos questionários DASH, FAOS e WHOQOL e por categorização das respostas sobre relatos para análise de efeito de programa em mulheres idosas. Resultados: Foi possível desenvolver o programa de intervenção e construir o manual descritivo e ilustrativo de massagem em imersão visando relaxamento, enriquecido com as sugestões dos pareceristas. O manual mostrou-se usável e suficiente para autoaprendizagem teórico-prática. O estudo de casos em série indicou que a prática da RMI melhora a mobilidade articular do ombro (rotação medial e lateral direita e esquerda com p=0,001) e tornozelo (extensão à esquerda p<0,001,extensão à direita p=0,0017 e flexão esquerda p=0,001). Afeta as respostas cardiovasculares indicando relaxamento com p=0,04. Houve melhora na função motora dos membros superiores, avaliada pelo questionário DASH. Na avaliação pelo questionário WHOQOL-bref, encontramos melhora no domínio psicológico, consequente à intervenção. Cada participante do programa de intervenção RMI relatou pelo menos um estado de relaxamento e satisfação. Conclusão: Foi possível desenvolver e descrever um método de massagem em imersão visando relaxamento, utilizável por graduandos em Fisioterapia, a partir de seu manual, e apropriado para induzir adequações nos sistemas musculoesquelético e cardiovascular, como indicadores de resposta fisiológica de relaxamento muscular. Estes dados são compatíveis com os relatos das participantes
Título en inglés
Techinique of massage and mobilization during immersion for relaxation (RMI): development, usability and clinical applicability in aging women
Palabras clave en inglés
Aged
Hydrotherapy
Learning
Massage
Relaxation
Women
Resumen en inglés
Contextualization: Physiotherapy lacks intervention programs previously tested to be used in the aquatic environment aiming muscle relaxation induction. Previous studies provide sufficient basis for build programs. Design and purpose: quasi-experimental study with four objectives: 1. Develop and describe in descriptive and illustrated manual a Technique of Massage and Mobilization during Immersion for Relaxation (RMI); 2. Evaluate the relevance and technical quality of RMI through submission to referees; 3. Evaluate usability and self learning through the study of the RMI manual; 4. To evaluate the effect of physiotherapy intervention with RMI in healthy older women. Methods: In order to achieve these goals the study was executed in four phases: 1. Development of Technique of Massage and Mobilization during Immersion for Relaxation (RMI), carried out through literature review, meetings of researchers and construction of descriptive and illustrated manual. 2. Evaluation of the manual by 20 referees using a form. 3. Usability and self-learning analysis. Participated 10 Physiotherapy undergraduate. The student applied the RMI in healthy volunteers. The practical activity was assessed by the research and independent examiner using valuation script based on the program description. 4. Analysis on the effect of the RMI in relaxation indicators, applied in 12 healthy elderly women. The intervention consisted of 10 sessions lasting an hour and a half each one, once a week. The study was conducted at Laboratory of Physiotherapy and Behaviour of Physiotherapy Course, Medical School, University of São Paulo and in the SIMMM Integrated Rehabilitation Clinic's pool. Statistical analysis was pertinent to each phase of the study: 1. Development of physiotherapy intervention program based on literature and manual writing; 2. Organization of responses from referees by category of answers and statistical descriptive analysis of the degrees from referees; 3. Analysis of the statistical analysis of degrees and inter-rater reliability analysis of the evaluation executed by the examinators; 4. Descriptive and comparative analysis of pre and post-intervention data of flexibility, joint mobility, cardiovascular response, scores in the DASH, FAOS and WOGOOL questionnaires and categorization of answers. Results: The methodology applied allowed the development of the RMI and construction of descriptive manual, enriched with suggestions from referees. The manual proved to be usable and sufficient to convey practical knowledge, no third part intervention, targeting education. The number of case studies showed that the practice of RMI improved shoulder joint mobility (medial and lateral rotation right and left with p=0,001) and ankle joint mobility (extension - left p < 0.001, extension - right p=0,0017 and bending left p=0,001) and affected the cardiovascular response showing relaxation (p=0,04). Each participant in the RMI intervention program reported at least one state of relaxation and satisfaction. Conclusion: It was possible to develop and describe a method of massage and mobilization in immersion to induced relaxation usable by students in Physiotherapy from its manual (with adjustments by referees) appropriate for change musculoskeletal and cardiovascular systems, as response indicators of physiological muscular relaxation. There was improvement in motor function of the upper limbs, assessed by DASH questionnaire. In the evaluation by WHOQOL-bref questionnaire it was found an improvement in the psychological domain, consequent to the intervention. These data are consistent with the reports from the participants
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-12-17
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CAROMANO, F. A., et al. Efeitos da Técnica de Autoavaliação e Autocuidado Corporal (TAAC) na percepção de dor e desconforto da região de cabeça e pescoço. Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento [online], 2011, vol. 11, p. 89-98. Dispon?vel em: http://www.mackenzie.br/mestrado_bio_caderno_p_g.html.
  • BRAVIN, Carolina Heloísa M, MENDES, Felipe Augusto dos Santos, e CAROMANO, F. A. Elaboração e aplicação de teste para avaliação de ultrapassagem de obstáculo por idosos. Revista Fisioterapia Brasil [online], 2004, vol. 5, nº 4, p. 321-322. Resumo. Dispon?vel em: www.atlanticaeditora.com.br.
  • BRAVIN, Heloísa Carolina M, SANTOS, Felipe Augusto dos, e CAROMANO, F. A. Relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida em idosos. Revista Fisioterapia Brasil [online], 2004, vol. 5, nº 4, p. 322-323. Resumo. Dispon?vel em: www.atlantica editora.com.br.
  • IDE, Maiza Ritomi, MENDES, Felipe Augusto dos Santos, e CAROMANO, F. A. Ejercicios fisicos generales en el equilibrio estático y dinámico en envejecidos saudables. Revista de La Asociación Colombiana de Fisioterapia, 2006, vol. 51, p. CD-ROM. Resumo.
  • SANTOS, Gisella Arima, et al. Caracterização da passagem da postura de bipedestação para a de sedestação no solo em crianças portadoras de Distrofia Muscular de Duchenne. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 2002, vol. 13, nº 1, p. 31-36.
  • SOUZA, P. N., CAROMANO, F. A., e SANTOS, G. A. Hipertensão arterial leve: o que o fisioterapeuta precisa saber. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo, 2001, vol. 8, nº 1, p. 11-18.
  • Santos, F.C.L., et al. Ensino-aprendizagem baseado na prática simulada em hidroterapia. In PBL 2010 Congresso Internacional, São Paulo, 2010. PBL 2020. Congresso Internacional., 2010.
  • CAROMANO, F. A., et al. Criação e Análise de Efeitos da Técnica de Reconhecimento e Autocuidado Corporal. In IV Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, Fortaleza, 2010. Revista Terapia Manual - Fisioterapia Manipulativa., 2010. Resumo.
  • CRUZ, Cláudia Marchetti Vieira da, et al. Massagem em bebês: ensino e adesão - vale a pena investir?. In IV Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, 2010. Revista Terapia Manual - Fisioterapia Manipulativa., 2010. Resumo.
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