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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-16102019-091620
Documento
Autor
Nome completo
João Marcos da Trindade Duarte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Nemr, Nair Katia (Presidente)
Bonfitto Junior, Matteo
Master, Suely
Silva, Marta Assumpção de Andrada e
Título em português
Risco de disfonia e qualidade vocal em atores profissionais
Palavras-chave em português
Acústica
Arte
Qualidade da voz
Rastreamento
Trato vocal
Voz
Resumo em português
Diferentemente das pessoas que utilizam a fala apenas para a comunicação diária, atores fazem uso profissional e específico da voz. Entender como a produção da voz e o risco para o desenvolvimento de alterações vocais afetam a qualidade vocal, pode na preparação vocal de atores e ampliar a compreensão dos aspectos da voz envolvidos nesta profissão. OBJETIVO: Propor e testar um protocolo de rastreio de risco de disfonia específico para atores; mensurar o risco de disfonia; e investigar possíveis relações entre risco de disfonia, análise perceptivo-auditiva e acústica da voz em atores brasileiros sem alteração vocal autorreferida. MÉTODOS: Trata-se de estudo transversal observacional com 39 atores e atrizes. Foram aplicados protocolos de rastreio de risco de disfonia e gravação de poesia previamente escolhida para extração de medidas acústicas, além das tarefas do CAPE-V. Os participantes foram classificados em três grupos, a partir da qualidade vocal, para comparação entre os dados de risco de disfonia e a extração das medidas acústicas. RESULTADOS: Observou-se que tanto atrizes quanto atores são população de risco para o desenvolvimento de disfonia. A partir da intensidade, atores e atrizes diferenciam, entre si, a f0, L1-L0 e proporção alpha, sendo esta última ainda mais acentuada em mulheres. Quanto aos grupos de qualidade vocal, o histórico de doenças se mostrou correlacionado à qualidade vocal inferior e o uso de microfone está relacionado à qualidade vocal. O grupo de qualidade vocal inferior apresenta grau leve de desvio vocal, a partir do grau geral do CAPE-V. Os três grupos se diferenciam entre si nas medidas acústicas com a mudança de intensidade. Houve correlação entre as variáveis. CONCLUSÃO: Os atores são população de risco para a disfonia e a mudança e correlação entre as medidas acústicas extraídas para o estudo estão relacionadas à qualidade vocal desta população
Título em inglês
Dysphonia risk and vocal quality in professional actors
Palavras-chave em inglês
Acoustics
Art
Screaning
Vocal treatment
Voice
Voice quality
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Unlike people who use speech only for daily communication, actors make professional and specific use of voice. Understanding how the production of voice and the risk for the development of vocal changes affect vocal quality, can improve the vocal preparation of actors and the understanding of the voice aspects involved in this profession. OBJECTIVE: Propose and test an actor-specific dysphonia risk screening protocol; measuring the dysphonia risk; and to investigate possible relations between dysphonia risk, perceptual-auditory and acoustic analysis of the voice in Brazilian actors without self-reported vocal complains. METHODS: This is an observational cross-sectional study with 39 actors and actresses. Dysphonia risk screening and poetry recording protocols previously chosen for extracting acoustic measurements were applied, in addition to CAPE-V tasks. Participants were classified into three groups, based on vocal quality, for comparison between the risk data for dysphonia and the extraction of acoustic measures. RESULTS: It was observed that both actresses and actors are at risk population for the development of dysphonia. From the intensity, actors and actresses differentiate between each other, f0, L1-L0 and alpha proportion, the latter being even more pronounced in women. Concerning vocal quality groups, the history of diseases was correlated with inferior vocal quality and the use of microphone is related to vocal quality. The lower vocal quality group presents a slight degree of vocal deviation, from the general degree of CAPE-V. The three groups differ in acoustic measurements with intensity change. There was a correlation between the variables. CONCLUSION: Actors are a population at risk for dysphonia and the change and correlation between the acoustic measures extracted for the study are related to the vocal quality of this population
 
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Data de Publicação
2019-10-16
 
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