• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2021.tde-13082021-100429
Documento
Autor
Nombre completo
Tathiany Silva Pichelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Carvallo, Renata Mota Mamede (Presidente)
Sanches, Seisse Gabriela Gandolfi
Schochat, Eliane
Soares, Jordana Costa
Título en portugués
Impacto do treinamento auditivo com atividades de escuta no ruído na inibição eferente das emissões otoacústicas de escolares
Palabras clave en portugués
Audição
Criança
Emissões otoacústicas espontâneas
Estimulação acústica
Reabilitação
Transtornos da percepção auditiva
Resumen en portugués
Introdução: Para funcionar perfeitamente, o sistema auditivo conta com vias auditivas aferentes e eferentes, que atuam de forma integrada. A ativação da via auditiva eferente, por meio de estimulação acústica contralateral, gera mudanças de respostas auditivas ao longo de todo o sistema. Estudos envolvendo a pesquisa do efeito inibitório da via eferente (EIVE) por meio das emissões otoacústicas (EOA) em crianças com transtorno do processamento auditivo central (TPAC) têm demonstrado que esta população possui um déficit no EIVE. Com base nesta premissa e diante da disponibilidade de um novo software, denominado de Programa de Escuta no Ruído (PER), que estimula a percepção de fala na presença de ruído, surgiu o interesse de investigar se há diferenças no EIVE quando comparadas diferentes etapas de um programa de TA. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treinamento auditivo com o uso do Programa de Escuta no Ruído (PER) na variação das respostas auditivas em escolares com TPAC. Método: A casuística foi composta por 15 crianças com TPAC (de ambos os gêneros e com idades entre 8 e 11 anos) que participaram das cinco etapas a seguir: (1) avaliação comportamental do processamento auditivo (central), pesquisa das EOA e do índice normatizado do EIVE (EIVE IN%); (2) 8 semanas sem intervenção; (3) 8 sessões de TA com utilização do software PER (nesta etapa ocorreu pesquisa do EIVE IN% antes do início da primeira sessão (avaliação 1) e imediatamente após à última sessão de TA (avaliação 2); (4) 8 semanas sem intervenção; (5) Avaliação final: reavaliação comportamental do processamento auditivo (central) e pesquisa do EIVE IN%. Resultados: Foi observado diminuição do valor médio do EIVE IN% no decorrer das avaliações nas orelhas direita e esquerda. Os testes de avaliação do PAC apresentaram melhoras após a intervenção, sendo observada diferença estatística em todos os testes realizados. A correlação dos testes de PAC e do EIVE IN% indicaram que maiores valores nos testes de PAC estão associados a menores valores de EIVE IN%. Conclusão: O TA realizado com software PER foi eficaz para aprimorar as habilidades auditivas avaliadas. No entanto, as mudanças observadas no EIVE IN% não podem ser atribuídas aos efeitos do treinamento auditivo
Título en inglés
Impact of auditory training with listening-in-noise activities on the efferent inhibition of otoacoustic emissions in schoolchildren
Palabras clave en inglés
Acoustic stimulation
Auditory perception disorders
Child
Hearing
Otoacoustic emissions spontaneous
Rehabilitation
Resumen en inglés
Introduction: For its perfect functioning, the auditory system relies on afferent and efferent auditory pathways, that work in an integrated form. Activating the efferent auditory pathway through contralateral acoustic stimulation produces changes in auditory responses throughout the entire auditory system. Studies involving the research of medial olivocochlear reflex (MOC reflex), using otoacoustic emissions (OAE) in children with central auditory processing disorder (CAPD), showed a deficit in MOC reflex in this population. Based on this premise and considering the availability of new software called Programa de Escuta no Ruído (Listening in Noise Program) (PER), which stimulates speech in noise perception, emerged the interest in investigating whether there are differences in MOC reflex when comparing different stages of an AT program. Purpose: The purpose of this study was investigating the effects of auditory training (AT) using PER software in the variation of auditory responses on schoolchildren with CAPD. Method: The sample consisted of 15 children diagnosed with CAPD (both genders and aged between 8 and 11 years old) who participated in the five following steps: (1) behavioral assessment of central auditory processing, research of the OAE and normalized index of the MOC reflex (NI MOC reflex%); (2) 8 weeks without intervention; and (3) 8 AT sessions using PER software (stage in which NI MOC reflex % was researched before the beginning of the first session (evaluation 1) and immediately after the last AT session (evaluation 2)); (4) 8 weeks without intervention; and (5) final evaluation: behavioral reassessment of central auditory processing and research by NI MOC reflex%. Results: The results showed a decrease in the medium value of the NI MOC reflex% during the evaluations in the right and left ears. The central auditory processing (CAP) evaluation tests results' showed improvements after the intervention, with a statistical difference observed in all tests performed. The correlation between CAP tests and NI MOC reflex% indicated that higher values in CAP tests are associated with lower values of NI MOC reflex%. Conclusion: AT performed with PER software was effective for improving the evaluated auditory skills. However, changes observed in NI MOC reflex % cannot be credited to the effects of AT
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.