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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2021.tde-08092021-162705
Documento
Autor
Nome completo
Julia Biancalana Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Claudia Regina Furquim de (Presidente)
Juste, Fabiola Staróbole
Soares, Aparecido José Couto
Toni, Laura Davison Mangilli
Título em português
Perfil da fluência da fala: validação de teste diagnóstico fonoaudiológico
Palavras-chave em português
Diagnóstico
Fala
Fonoaudiologia
Gagueira
Medida da produção da fala
Protocolo
Resumo em português
O protocolo do Perfil da Fluência da Fala foi publicado em 2000, sendo o protocolo mais utilizado nacionalmente para avaliar essa habilidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar as tipologias de rupturas de fala (ocorrência, frequência e posição) em indivíduos fluentes e em indivíduos gagos. O estudo foi composto por 967 participantes, com idades entre 2 e 65 anos, residentes no município de São Paulo e na Grande São Paulo. Os participantes foram divididos, inicialmente, em três grupos: crianças, adolescentes e adultos. Posteriormente, cada grupo foi divididos em dois subgrupos: participantes com queixa e participantes sem queixa. Os resultados provisórios mostram que os valores das rupturas gagas foram diferentes entre os grupos analisados. Os valores das rupturas comuns foram próximos entre os grupos. A análise final dos resultados permitirá rever as tipologias das rupturas, e, por fim, melhorar a precisão diagnóstica da gagueira, assim como da fluência. Comparar indivíduos com e sem gagueira nos permitiu diferenciar os aspectos que são pertinentes à gagueira daqueles que são inerentes à linguagem e à língua pesquisada.
Título em inglês
Fluency profile assessment protocol: validation of a speech therapy diagnostic test
Palavras-chave em inglês
Diagnosis
Protocol
Speech
Speech language and hearing sciences
Speech production measurement
Stuttering
Resumo em inglês
The Fluency Profile Assessment Protocol was published in 2000 and is the most widely used protocol to assess this ability in Brazil. The aim of this research study was to investigate the types of disfluencies (occurrence, frequency and position) in fluent and stuttering individuals. This study was composed of 967 participants, aged 2 to 65 years, living in the city of São Paulo. Participants were initially divided into three groups: children, adolescents and adults. Subsequently, each group was divided into two subgroups: participants with complaints about stuttering and participants without complaints about stuttering. Provisional results show that the stuttering-like disfluencies values were different between the groups analyzed. Values for the other disfluencies were similar between the groups. The final analysis of the results will allow us to review the types of disfluencies, and, finally, improve the diagnostic accuracy of stuttering as well as fluency. Comparing individuals with and without stuttering has allowed us to differentiate aspects that are pertinent to stuttering from those that are inherent to the language and the researched language
 
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Data de Publicação
2021-09-20
 
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