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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2021.tde-06082021-133439
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Alves Oliveira de Aquino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Hasue, Renata Hydee (Presidente)
Goulardins, Juliana Barbosa
João, Silvia Maria Amado
Oliveira, Jorge Alberto de
Título em português
Análise do controle postural baseado de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
Palavras-chave em português
Equilíbrio postural
Jogos de vídeo
Pediatria
Realidade virtual
Transtorno das habilidades motoras
Transtornos do neurodesenvolvimento
Resumo em português
Introdução: O presente estudo tem como objetivo correlacionar o desempenho em diferentes tarefas que demandam o controle postural de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e crianças com Desenvolvimento Típico (DT) como: tarefas de realidade virtual, em posturografia e de desempenho motor em bateria motora. Método: Tratou-se de um ensaio transversal observacional no qual participaram 32 crianças, sendo 18 crianças com TDC e 14 com DT. Todos o sujeitos foram submetidos às avaliações de desempenho motor pela Movement Assessment Batery for Children-2 (MABC-2), analisando o escore Total e Percentil de Equilíbrio. A posturografia também foi analisada pelaplataforma de força (oscilações do COP ântero posterior, médio lateral e área nas posturas:bipodal, bipodal olhos fechados, unipodal direito e esquerdo, postura in tandem direito e in tandem esquerdo), e o desempenho em ambiente de realidade virtual, pelo video game Wii Fit (tempo e erros). Resultados: Os resultados encontrados no desfecho primário com o objetivo de correlacionar o desempenho de crianças com TDC e crianças com DT em diferentes tarefas que demandam o CP, (correlacionando o ambiente de realidade virtual com o uso dos VG, com na posturografia em plataforma de força e desempenho motor no do MABC2) não foram encontradas correlações significativas entre cada grupo não permitindo uma distinção preliminar da relação da avaliação por meio dos VG e o desempenho motor no MABC-2 e a posturografia. Conclusão: Os achados sobre as alterações do CP de crianças com TDC, como o desempenho no uso dos VGA, oscilaçõesna posturografia e no MABC-2 são relevantes, corroboram com os demais estudos, porém não há correlações significativas entre as variáveis demostrando que crianças com TDC o desempenho abaixo do esperado quando comparadas com crianças com DT em tarefas de CP que envolve participação social como jogar videogames podem não apresentar o desempenho abaixo do esperado ao realizarem tarefas relacionadas as atividades, funções e estruturas corporais como a posturografia e o desempenho no MABC-2
Título em inglês
Analysis of postural control of children with developmental coordination disorder
Palavras-chave em inglês
Motor skills disorders
Neurodevelopmental disorders
Pediatric assistants
Postural balance
Video games
Virtual reality
Resumo em inglês
Introduction: The present study aims to correlate the performance of children with Developmental Coordination Disorder (DCD) and children with typical development (TD) in different tasks that require postural control (CP): virtual reality environment, in posturography and motor performance in motor battery. Method: This was an observational cross-sectional trial, involving 32 children, 18 children with DCD (10 girls and 8 boys) and 14 with TD (7 boys and 7 girls). All subjects were assessment in the motor performance evaluations by the Movement Assessment Battery for Children - second edition (Total Score and Percentile of Balance), posturography by the force platform (oscillations of the anteroposterior, mid-lateral COP and area in the postures: bipedal, bipedal eyes closed, unipodal right and left, right in tandem and left in tandem posture), and performance in a virtual reality environment, by the Wii Fit video game (time and errors). For data with normal distribution, Pearson correlation was used. For the non-parametric data, the Kendall's tau test was applied to obtain the value of p < 0.05. The t test was performed to obtain the average between the error results and the time in the video games (VG) environment of children with BDD and TD. Results: The primary outcome of correlating the performance of children with DCD and children with TD in different tasks that require CP, correlating the virtual reality environment with the use of VG, with the posturography on the force platform and motor performance on the MABC -2, no correlations were found between each group does not allow a preliminary distinction of the assessment through the VG and the motor performance in the MABC-2 and the posturography. Conclusion: The findings on the changes in CP of children with DCD, such as performances in the use of VG, fluctuations in posturography and in MABC-2 are relevant, corroborate with the other studies, but there are no correlations between these variables of CP leave the relations of news related to, activity, function and structure of the body uncertain
 
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Data de Publicação
2021-08-09
 
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