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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2023.tde-03082023-162645
Documento
Autor
Nome completo
Jéssica Santos Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Hasue, Renata Hydee (Presidente)
Schmitt, Ana Carolina Basso
Marques, Juliana Cristina Fernandes Bilhar
Silva, Maria Aparecida da
Título em português
Controle postural de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação : validação da versão brasileira do Motor Coordination - Traffic Light Questionnaire e estudo de viabilidade de um protocolo de ensaio clínico aleatorizado controlado duplo-cego
Palavras-chave em português
Equilíbrio Postural
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Transtorno Do Desenvolvimento Da Coordenação
Transtornos Do Neurodesenvolvimento
Resumo em português
Objetivos: Na parte 1 desta dissertação, o objetivo foi analisar a validade da versão brasileira do Motor Coordination Traffic Light Questionnaire (MC-TLQ) para rastreio do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), e, na parte 2, analisar a viabilidade de um protocolo de Ensaio Clínico Aleatorizado Controlado Duplo-Cego de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) associada a exercícios para equilíbrio em crianças com TDC. Métodos: Na parte 1, 322 crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 e 16 anos, foram classificadas pelo professor de sala utilizando o MC-TLQ como tem, talvez tenha ou não tem um problema de coordenação motora. Um examinador independente aplicou a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças (MABC-2) para identificação da dificuldade motora, sendo calculados a correlação (teste de Kendall), sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo e negativo do MC-TLQ com relação à MABC-2. Na parte 2, foram incluídas 9 crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 e 16 anos, com pontuação 5% no domínio de equilíbrio da MABC2, ou com 16% no domínio de equilíbrio e 5% na pontuação total. As avaliações inicial e final incluíram a Escala de Equilíbrio Pediátrica, o Time Up and Go Test e a Avaliação Estabilométrica nas condições base padrão, semi tandem, olhos abertos ou fechados. Quatro crianças realizaram 10 sessões de exercícios de equilíbrio simultaneamente à ETCC (ânodo em Cz e cátodo em músculo deltóide direito, 1mA, 20 minutos), aleatorizadas nos grupos ETCC ativo ou sham. Foi feita análise descritiva. Resultados: Na parte 1, a correlação do MC-TLQ com MABC-2 foi tau=0,265 (p<0,001). Considerando apenas as crianças classificadas como tem problema de coordenação motora, o MC-TLQ teve valores de sensibilidade=26,9%, especificidade=91,2%, valor preditivo positivo=21,2% e valor preditivo negativo=93,4%. Considerando em conjunto as crianças classificadas como tem e talvez tenha problema de coordenação motora, os valores foram: sensibilidade=51,1%, especificidade=76,9%, valor preditivo positivo=45,4% e valor preditivo negativo=80,7%. Na parte 2, a avaliação durou cerca de 1h30. Houve boa aceitação e aderência de todas as crianças. As instruções para realização dos testes e dos exercícios foram adaptadas para cada idade. As tarefas da avaliação e do tratamento foram desafiadoras, porém, sem comprometer a segurança. O protocolo de intervenção foi realizado na escola ou residência da criança, durando 50 minutos no primeiro dia e 30 minutos nos demais. Das quatro crianças tratadas, uma não se adaptou ao uso da ETCC, sendo transferida para o grupo sham. Os principais efeitos adversos reportados foram formigamento e vermelhidão abaixo do eletrodo. Conclusões: O MC-TQL apresenta baixa sensibilidade e valor preditivo positivo. A especificidade e o valor preditivo negativo são mais expressivos, sendo este, portanto, um instrumento mais adequado para identificação de crianças sem problemas de coordenação. O protocolo de ETCC associado a exercícios para equilíbrio é viável em termos de tempo de duração, adequação, segurança dos procedimentos e efeitos adversos
Título em inglês
Postural control of children with developmental coordination disorder: validation of the brazilian version of the Motor Coordination - Traffic Light Questionnaire and feasibility study of a double-blind randomized controlled clinical trial protocol
Palavras-chave em inglês
Developmental Coordination Disorder
Neurodevelopmental Disorders
Postural Balance
Transcranial Direct Current Stimulation
Resumo em inglês
Objectives: In part 1 of this dissertation, the objective was to analyze the validity of the Brazilian version of the Motor Coordination Traffic Light Questionnaire (MC-TLQ) for screening Developmental Coordination Disorder (DCD), and, in part 2, to analyze the feasibility of a Double-Blind Randomized Controlled Clinical Trial protocol of Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) associated with balance exercises in children with DCD. Methods: In part 1, 322 children of both sexes, aged between 7 and 16 years, were classified by the classroom teacher using the MC-TLQ as have, maybe have or do not have a motor coordination problem. An independent examiner applied the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) to identify motor difficulties. The correlation (Kendall test), sensitivity, specificity, and positive and negative predictive values of the MC-TLQ in relation to the MABC-2 were calculated. In part 2, 9 children of both sexes, aged between 7 and 16 years, with scores 5% in the MABC2 balance domain, or with 16% in the balance domain and 5% in the total score were included . Baseline and final assessments included the Pediatric Balance Scale, the Time Up and Go Test, and the Stabilometric Assessment in conditions of regular support base, semi tandem support base, with the eyes opened or closed. Four children performed 10 sessions of balance exercises simultaneously to tDCS (anodal in Cz and cathodal in the right deltoid muscle, 1mA, 20 minutes), randomized into active or sham tDCS groups. Descriptive analysis was performed. Results: In part 1, the correlation of MC-TLQ with MABC-2 was tau=0.265 (p<0.001). Considering only children classified as have motor coordination problems, the MC-TLQ had values of sensitivity=26,9%, specificity=91,2%, positive predictive value=21.2% and negative predictive value=93, 4%. Considering the children classified as have and maybe have motor coordination problems together, the values were: sensitivity=51,1%, specificity=76,9%, positive predictive value=45.4% and negative predictive value =80.7%. In part 2, the assessment lasted about 1h30. There was good acceptance and adherence by all children. The instructions for carrying out the tests and exercises were adapted for each age. The assessment and treatment tasks were challenging, but without compromising safety. The intervention protocol was carried out at the child's school or residence, lasting 50 minutes on the first day and 30 minutes on the others. Of the four treated children, one did not adapt to the use of tDCS, being transferred to the sham group. The main adverse effects reported were tingling and redness below the electrode. Conclusions: The MC-TQL has low sensitivity and positive predictive value. The specificity and the negative predictive value are more expressive, therefore, MC-TLQ is more useful to identify children without coordination problems. The tDCS protocol associated with balance exercises is feasible in terms of duration, suitability, safety and adverse effects
 
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Data de Publicação
2023-08-15
 
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