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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2014.tde-01042014-115535
Documento
Autor
Nombre completo
Márcia Rodrigues Garcia Tamosauskas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Martins, Milton de Arruda (Presidente)
Andrade, Arthur Guerra de
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Beltrame, Registila Libania
Perrotti, Edna
 
Título en portugués
Instituições de ensino superior : como o tema drogas é abordado pelos projetos institucionais
Palabras clave en portugués
Brasil
Consumo de bebidas alcoólicas/prevenção e controle
Consumo de produtos derivados do tabaco/prevenção e controle
Desenvolvimento de programas
Drogas ilícitas
Educação em saúde/métodos
Educação superior
Estudantes
Política organizacional
Questionários
Universidades
Resumen en portugués
O presente estudo se propõe a Identificar o número de Instituições de Ensino Superior (IES) que desenvolvem programas relacionados ao tema drogas nas áreas de ensino, prevenção e assistência e descrever o perfil de seus programas, além de conhecer como os alunos percebem a existência de ações de apoio à saúde, informações e ajuda sobre o consumo de drogas. Participaram do estudo 100 Instituições de Ensino Superior, localizadas nas 27 capitais dos estados brasileiros. Os alunos foram selecionados por sorteio sistemático das classes em cada instituição. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: pesquisa aos sites institucionais, questionário estruturado respondido pelos alunos, questionário semiestruturado respondido pela instituição e analise qualitativa pela técnica de análise de conteúdo dos programas. Apesar da maioria dos estudantes saber da existência de serviços atendimento de saúde direcionados aos alunos, poucos utilizam o serviço, enquanto 71% dos alunos referem não ter recebido informações referentes ao uso de drogas e seu impacto na saúde em sua escola, no último ano. Das 100 IES, 82 instituições responderam ao questionário e destas, 32,9% (27 instituições) informam a existência de programas de prevenção, assistência ou orientação ao uso de álcool, tabaco ou outras drogas. Dos 27 programas, 51,9% fazem parte do projeto pedagógico institucional. As ações incluem prevenção 81,5% (22 em 27) associada a atividades de orientação (44,4%) e/ou assistência (48,1%). Os núcleos de apoio psicopedagógico existem em mais de metade nas instituições que têm programas relacionados ao uso de drogas. Foram analisados 18 programas, todos atuam na área da prevenção, mas são muito diversificados em abrangência, população alvo e atividades planejadas. Conclusões: No Brasil não é uma exigência legal a existência de projetos que tenham esse foco. A porcentagem de escolas com programas é pequena e deve ser estimulada a criação de programação de orientação para álcool, tabaco e outras drogas. Uma avaliação sistematizada interna e externa dos programas é necessária para identificar resultados efetivos, e para isso devem atuar em múltiplas frentes com uma participação ampliada do corpo diretivo, estudantes, docentes, funcionários e membros da comunidade. Além de fornecer informações, os programas devem ter por objetivo contribuir para mudar as atitudes e comportamentos
 
Título en inglés
Higher education institutions: how the topic drugs is addressed by the institutional projects
Palabras clave en inglés
Alcohol drinking/prevention and control
Brazil
Consumption of tobacco-derived
Education higher
Health education/methods
Organizational policy
Program development
Questionnaires
Street drugs
Students
Universities
Resumen en inglés
This study's proposal is to identify the number of Higher Education Institutions (IES - Instituições de Ensino Superior) that develop programs related to the topic drugs in the areas of teaching, prevention and assistance, describe the profile of said programs, as well as learn how the students perceive the existence of initiatives on improving health, and providing information and support related to the consumption of drugs. 100 Higher Education Institutions participated on the study, 27 located in the capitals of the Brazilian states. The participating students classes were randomly chosen through computer-aided randomization in each institution. The utilized instruments for the collecting data were: searches on the institution websites, semi structured survey answered by the students, semi structured survey answered by the institution, and the qualitative analysis through the technique of program content analysis. Although most students knew about the existence of healthcare services directed to students, few utilized the service, while 71% of the students report for the last year not having received in their schools, information related to the usage of drugs and it's impact on health. Of the 100 IES, 82 institutions answered the survey and of those, 32,9% (27 institutions) informed the existence of programs for prevention, assistance or guidance regarding the usage of alcohol, tobacco or other drugs. Of the 27 programs, 51,9% are part of the institutional pedagogical Project. The initiatives include prevention 81,5% (22 out of 27), related to guidance activities (44,4% and/or assistance (48,1%). The psycho pedagogic support groups exist in more than half institutions that have programs related to the usage of drugs. 18 programs were analyzed, all acting in prevention, but very distinct in range, target population and planned activities. Conclusions: Brazil does not have a legal requirement of the existence of projects with this focus. The percentage of schools with programs is small and the creation of programs of guidance on alcohol, tobacco and other drugs must be stimulated. A systematic evaluation of the internal and external programs is needed to identify effective results, and for that this evaluation must act on multiple fronts with an extended participation of the directive body, students, teachers, employees and community members. Besides supplying information, the programs must have an objective of contributing to the changing of attitudes and behaviors
 
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Fecha de Publicación
2014-04-01
 
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