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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2015.tde-11082015-154843
Document
Auteur
Nom complet
Veronique de Oliveira Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Mendonça, Berenice Bilharinho de (Président)
Miguel, Roberto Pereira
Parejo, Enny José Pereira
Titre en portugais
O efeito de atividades musicais interativas sobre o bem-estar de crianças com alterações urogenitais durante internação hospitalar para cirurgia
Mots-clés en portugais
Anormalidades urogenitais/cirurgia
Criança hospitalizada
Estresse
Música
Musicoterapia
Resumé en portugais
Introdução: Internações e cirurgias são causas conhecidas de estresse principalmente em crianças. Esta pesquisa pretendeu verificar o efeito de atividades musicais interativas na redução do estresse de crianças de 6 a 14 anos hospitalizadas para procedimentos cirúrgicos de correção de anomalias urogenitais. Métodos: Convidamos 54 crianças para o estudo e 40 pacientes participaram, sendo 22 no grupo experimental e 18 no grupo controle. O grupo experimental participou de atividades musicais interativas de caráter lúdico, em sessões diárias de 15 a 30 minutos durante a internação (~ 5 dias), exceto no dia cirúrgico. Para avaliação do estresse, foi aplicada a Escala de Stress Infantil-ESI, solicitado o procedimento desenho-estória e dosado o cortisol salivar. Resultados: A escala de estresse apresentou diferença estatisticamente significante na redução do grau de estresse nos dois grupos, sendo maior no grupo experimental. Não observamos diferença significante nos sentimentos positivos e negativos em relação à cirurgia referidos nos 2 grupos. Não observamos também diferença significante nos níveis de cortisol salivar entre os 2 grupos. Conclusão: Um efeito positivo das atividades musicais na redução do estresse das crianças durante período de internação hospitalar foi identificado (na ESI), indicando que estes procedimentos podem contribuir para o bem-estar desses pacientes
Titre en anglais
Effects of interactive musical activities on the well-being of children with urogenital anomalies during hospitalization for surgery
Mots-clés en anglais
Hospitalized child
Music
Music therapy
Stress
Urogenital abnormalities/surgery
Resumé en anglais
Background: Hospitalizations and surgeries are stressful situations mainly for children. This research intended to evaluate the effect of interactive musical activities in reducing stress in children hospitalized for urological surgery. Methods: 54 children were invited for the study of which 40 participated. 22 of those were part of the experimental group and 18 of the control group. The experimental group participated in 15 to 30 minutes daily sessions of playful interactive musical activities during hospitalization (~ 5 days), except on the day of surgery. The Child Stress Scale - ESI, the drawing-story procedure and salivary cortisol at 8:00 AM and 4:00 PM were used to evaluate the degree of stress in these children. Results: The stress score decreased significantly in both groups, mainly in the experimental group. There was no significant difference in positive and negative feelings towards the surgery in both groups. Salivary cortisol levels between the 2 groups were also similar. Conclusion: A positive effect of musical activities in children's stress reduction during the hospitalization period was observed, indicating that these procedures can contribute to the well-being of these patients
 
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Date de Publication
2015-08-13
 
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