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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2010.tde-10052010-145732
Documento
Autor
Nome completo
Naiada Dubard Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Castro, Eliane Dias de (Presidente)
Lima, Elizabeth Maria Freire de Araujo
Silva, Dilma de Melo
 
Título em português
Fendas na cultura: a produção de tecnologias de participação socioculturais em Terapia Ocupacional
Palavras-chave em português
Autonomia
Ciência tecnologia e sociedade
Cultura
Participação cidadã
Terapia ocupacional
Resumo em português
Essa pesquisa estuda o desenvolvimento de novas tecnologias de participação sociocultural da população atendida em Terapia Ocupacional. O foco da pesquisa esteve no processo de acompanhar os sujeitos e grupos vinculados ao Programa Permanente Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), projeto didático-assistencial do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional ligado ao Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Num território híbrido de encontro entre a Terapia Ocupacional e os campos da Cultura, da Arte e da Cidadania, as questões de pesquisa foram, principalmente: como auxiliar e agenciar o trânsito e a circulação das pessoas e de suas produções realizadas em terapia ocupacional, com os espaços de produção artística e com os espaços de cultura, no contexto sociocultural da cidade de São Paulo na atualidade? Que tecnologias socioculturais favorecem essa participação? Amparados pela perspectiva do pensamento complexo e pelo viés cultural, buscou-se trabalhar num eixo transversal de análise, que parte das experiências artísticoculturais contemporâneas, vinculadas às produções éticas, estéticas e políticas na organização da vida. A pesquisaintervenção resultou na configuração de um estudo de caso, com uso dos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, e coleta de dados no período entre 2007 e 2008. Constatouse, a partir da análise qualitativa dos dados, a relevância de temas, tratados nas seguintes categorias: o tempo e a imaterialidade do trabalho; as relações de afeto, amizade e vínculo que estruturam redes de trocas e de criação; a diferenciação entre a produção de sujeitos e valores e a geração de renda; além da constatação da importância do terapeuta ocupacional como articuladores das redes sociais, para a efetivação do trabalho de criação e circulação das produções artísticas dos sujeitos e grupo estudados, operando na sustentação da artesania dos encontros. Como desdobramentos da pesquisa realizada, vislumbrou-se o surgimento de novas territorialidades no universo cultural da cidade, com ações voltadas para a invenção de mundos, onde as relações se pautam na cooperação, na convivência, no exercício da diferença e nos afetos. Instaurou-se a abertura de fendas no espaço-tempo contemporâneo, engendrando novas configurações da vida coletiva, que sustentem a existência de forma criativa e pulsante, e que possam ser multiplicadas.
 
Título em inglês
Cracks in culture: production of technologies of socio-cultural participation in occupational therapy
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Citizen participation
Culture
Occupational therapy
Science technology and society
Resumo em inglês
This research studies the development of new technologies of socio-cultural participation of the population assisted in Occupational Therapy. The focus of the research was on the process of following up the subjects and groups bound to the Permanent Artistic Compositions and Occupational Therapy Program (PACTO), a didactic-assistance project of the Art ad Body Laboratory of Studies and Research in Occupational Therapy linked to the Department of Speech Therapy, Physiotherapy and Occupational Therapy of the Medical School of the University of São Paulo. Within a hybrid meeting territory between Occupational Therapy and the fields of Culture, Art and Citizenship, the matters researched were mainly: how to help and enable the transit and circulation of people and their productions in occupational therapy in the spaces of artistic production and with the cultural spaces within the current socio-cultural context of the city of São Paulo? Which socio-cultural technologies favor such participation? Supported by the perspective of the complex thinking and under a cultural approach, we tried to work in a cross-sectional axel of analysis which starts in the contemporary artistic-cultural experiences linked to ethical, aesthetical and political production in the organization of life. The research-intervention resulted in the configuration of a case study by using research-action methodological procedures and data collection from 2007 to 2008. We verified, based on the qualitative analysis of the data, the relevance of the themes dealt with under the following categories: the time and immateriality of the work; affective relations, friendship and the bond structuring exchange and creation networks; the difference between the production of subjects and values and income generation; in addition to verifying the importance of occupational therapists as articulators of social networks to enable creative work and circulation of artistic productions of the subjects and group studied, operating to support citizenship in meetings. As the research unfolded, we could see that new territorialities in the cultural universe of the city came up with actions oriented towards inventing worlds where relations were based on cooperation, living together, exercising differences and affections. Cracks in the contemporary space-time were opened engendering a new configuration of collective life which sustains the existence in a creative and pulsing way and which can be multiplied.
 
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NaiadaDBMestrado.pdf (7.57 Mbytes)
Data de Publicação
2010-05-12
 
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