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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2009.tde-29092009-145336
Documento
Autor
Nombre completo
Liliane Perroud Miilher
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Perissinoto, Jacy
Título en portugués
Linguagem nos transtornos do espectro autístico: relações entre uso, forma e conteúdo
Palabras clave en portugués
Comunicação
Linguagem
Transtorno autístico
Vocabulário
Resumen en portugués
Tema: No desenvolvimento típico há um movimento constante em direção à maior complexidade lingüística com o decorrer do tempo, mas esta evolução nem sempre é observada nos distúrbios de linguagem. Especificamente nos Transtornos do Espectro Autístico, os estudos têm apresentado resultados conflitantes a respeito da evolução lingüística. Objetivo: Caracterizar a linguagem oral de crianças autistas estudando as variáveis gramaticais, vocabulares e pragmáticas em três momentos distintos: avaliação inicial, após seis e após doze meses de terapia fonoaudiológica. Método: participaram desta pesquisa dez crianças do sexo masculino, com idades entre 2.7 e 11.2 anos. Todos foram diagnosticados por médicos como portadores de Transtornos do Espectro Autístico. Foram realizadas filmagens de 30 minutos de interação entre terapeuta e paciente, em três momentos diferentes (inicial, após 6 e 12 meses de terapia). De cada filmagem, foram transcritos os quinze minutos iniciais para análise do Perfil Funcional da Comunicação. Para a análise dos aspectos gramaticais foram transcritos cem segmentos de fala e estes também foram utilizados como corpus de análise dos aspectos vocabulares. Os dados foram analisados quanto à funcionalidade, aspectos gramaticais e vocabulares e foram comparados entre si longitudinalmente. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa nas variáveis entre os três momentos de coleta, exceto com relação ao número de segmentos frasais não contados em outras categorias. Foram encontradas diferenças significativas entre diferentes variáveis ao longo do período de coleta. Conclusão: as variáveis estudadas mostraram consistência no desempenho do grupo estudado
Título en inglés
Language in the autistic spectrum disorders: relationship between use, form and content
Palabras clave en inglés
Autistic disorder
Communication
Language
Vocabulary
Resumen en inglés
Language is a symbolic process that allows intra and inter-personal communication. Several authors consider it as an integrated system comprised of sub-systems that must work harmonically and interdependently. These functioning can be observed in normal development but not in cases of language disorder. Among them, the disorders of the autism spectrum (ASD) are complex conditions that include disorders in the areas of cognition and socialization, as well as communication. The unbalance among these areas has been described by many authors. Nevertheless there is no agreement whether it can be also observed among language components. The general purpose of this research was to study vocabulary, grammatical and pragmatic variables on the language of subjects with autism spectrum disorders on three different moments: language therapy onset, after six and twelve months. Subjects were ten individuals with diagnosis included in the Autism Spectrum Disorders (ASD) with ages varying between 2:7y. and 11:2y. (mean 7:2y.). All participants were of the male gender and had their diagnosis performed by psychiatrists according to the DSM-IV criteria. All were filmed at the start of weekly language therapy process (moment 1), after six months (moment 2) and twelve months latter (moment 3). The method used on the three studies includes the analysis of a spontaneous speech filmed samples of 30 minutes interaction sessions of each child and a language therapist. To the analysis of the pragmatic variables the first 15 minutes of each sample were transcribed. Data refer to number of communicative acts per minute, communicative means used, amount and type of communicative functions expressed, proportion of interpersonal communicative acts and occupation of the communicative context. To the vocabulary analysis the assessment identified psychological state terms (including desire, emotional, cognitive and physical) and designative terms (of action, natural and cultural entity, special and temporal localization, artifacts, names of body parts and persons). Grammatical variables referred to morphemes, grammatical classes, mean length of utterance in morphemes and words, unintelligible segments and non-categorized phrasal segments. To allow the discussion of data the research was subdivided in three studies. Study 1 assessed vocabulary, grammatical and pragmatic variables of the sample, characterizing the group performance along the studied period. Study 2 analyzed the associations between the types of variables along 12 months of language therapy. Study 3 investigated which of the variables predicted linguistic development after twelve months of language therapy. Statistical analysis showed that the item that better identified the changes that occurred during the twelve months of language therapy was the number of non-categorized phrasal segments. Generally the associations among variables were relatively uniform, showing consistent performance. The third study showed that some grammatical variables predicted pragmatic development while vocabulary variables predicted grammatical development. These findings highlighted the language peculiarities of the studied subjects
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LilianePMiilher.pdf (784.75 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-11-06
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Language abilities in children with autism spectrum disorders. Bulgarian Journal of Communication Disorders, 2010, vol. 4, p. 37-45.
  • Fernandes, Fernanda Dreux Miranda, and MIILHER, Liliane Perroud. Relações entre a Autistic Behavior Checklist (ABC) e o perfil funcional da comunicação no espectro autístico [doi:10.1590/S0104-56872008000200007]. Pró-Fono [online], 2008, vol. 20, p. 111-116.
  • MIILHER, Liliane Perroud, and FERNANDES, F. D. M. Considerando a responsividade: uma proposta de análise pragmática no espectro do autismo [doi:10.1590/s2317-17822013000100013]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 70-75.
  • MIILHER, Liliane Perroud, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Análise das funções comunicativas expressas por terapeutas e pacientes do espectro autístico [doi:10.1590/S0104-56872006000300003]. Pró-Fono [online], 2006, vol. 18, p. 239-248.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Habilidades pragmáticas, vocabulares e gramaticais em crianças com transtornos do espectro autístico. Pró-Fono [online], 2009, vol. 21, p. 309-314. Dispon?vel em: http://www.revistaprofono.com.br/ojs/index.php/revistaprofono/article/view/791/469.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Estudo Evolutivo da Teoria da Mente em Crianças do Espectro Autístico. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2004, vol. 26, p. 101-101. Resumo.
  • ARAÚJO, Karina de, et al. Extensão média do enunciado em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem, Síndrome de Down e Espectro Autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Adequação das respostas encadeadas de pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Qualidade de vida de irmãos de autistas. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Relação entre gravidade fenotípica de crianças autistas e a qualidade de vida de seus cuidadores. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Questionário de fenótipo amplo de autismo: resposta de familiares de sujeitos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo evolutivo de crianças do espectro autístico em teste de vocabulário. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, Foz do Iguaçu, 2004. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia., 2004. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo evolutivo do léxico espontâneo em crianças do espectro autístico. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, Foz do Iguaçu, 2004. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia., 2004. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., and MIILHER, Liliane Perroud. Pragmatic, lexical and grammatical abilities in autistic spectrum children. In 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, Atenas, 2010. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics.Atenas : Panhellenic Association of Logopedists, 2010. Abstract.
  • FERNANDES, F. D. M., e MIILHER, Liliane Perroud. Análise das funções comunicativas expressas por terapeutas de pacientes do espectro autístico. In I Simpósio de Especialização e Aprimoramento em Fonoaudiologia da FMUSP, São Paulo, 2004. Anais do I Simpósio de Especialização e Aprimoramento em Fonoaudiologia da FMUSP.Barueri : Pró-Fono, 2004. Resumo.
  • GASTÃO, Ana Paula Ferreira, et al. Narrativa em crianças do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • GASTÃO, Ana Paula Ferreira, et al. Sequência lógico-temporal em autistas verbais e não verbais. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. A interferência da expressão verbal nos resultados do ABC. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Avaliação dos índices conversacionais em pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, and FERNANDES, F. D. M. Spontaneous language assessment in children of the autistic spectrum. In ASHA Convention 2008, Chicago, 2008. ASHA Convention Handouts.Chicago : ASHA, 2008. Abstract.
  • MIILHER, Liliane Perroud, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Communication and responsivity in Autism Spectrum Disorders. In 29th World Congress of the IALP, Torino, 2013. Where Pratice meets science. : IALP, 2013. Abstract.
  • MIILHER, Liliane Perroud, BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Aplicação da Childhood Autism Rating Scale em crianças com transtornos do espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=2593&tid=1.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Caracterização dos aspectos de uso, forma e conteúdo de linguagem em crianças com transtornos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Perfil funcional da comunicação de terapeutas de pacientes do espectro autístico. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Preditores de desenvolvimento linguístico em crianças com transtorno do espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=2499&tid=1.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Relações entre o Autism Behavior Checklist e o Desempenho Sócio-Cognitivo em crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramada, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Relações entre o Autism Behavior Checklist e o Perfil Funcional da Comunicação em crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Uso de termos de estados psicológicos por crianças do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Uso do Autism Behavior Checklist em crianças com distúrbios psiquiátricos. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MORATO, Priscilla Faria Sousa, et al. Perfil funcional da comunicação de crianças do espectro autístico: filmagem e checklist. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • MORATO, Priscilla Faria Sousa, et al. Resposta de pais de crianças do espectro autístico ao perfil funcional da comunicação - checklist. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. A formação para atuação com crianças com distúrbios psiquiátricos - uma experiência em fonoaudiologia. In Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas, 2005. Anais do Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem., 2005. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Comparação do reconhecimento visual de expressões faciais: autistas x pré-escolares. In Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas, 2005. Anais do Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem., 2005. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Fonoaudiologia baseada em evidências com indivíduos do espectro autístico: estudo longitudinal dos índices conversacionais e da qualidade das respostas. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Análise do perfil comunicativo utilizado por terapeutas e pacientes do espectro autístico. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • TELES, P., et al. Estudo evolutivo do léxico espontâneo em crianças do espectro autístico. In Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas, 2005. Anais do Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem., 2005. Resumo.
  • TELES, P., MIILHER, Liliane Perroud, e FERNANDES, F. D. M. Criação de acervo digitalizado de dados clínicos em fonoaudiologia em saúde mental (Projeto financiado pela FAPESP - Processo 04/07475-5). In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., et al. Plano terapêutico Fonoaudiológico (PTF) de orientações aos pais de crianças autistas. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}. cap. 1, p. 223-228.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-29092009-145336/
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