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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2009.tde-10062010-171319
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Ramos Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Lopes, Debora Maria Befi
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título en portugués
Avaliação da comunicação no espectro autístico: interferências no desempenho de linguagem
Palabras clave en portugués
Avaliação
Comunicação
Interação
Interlocutor
Transtorno autístico
Transtornos da linguagem
Resumen en portugués
A determinação da forma mais eficaz e fidedigna de avaliar a comunicação e a linguagem de indivíduos autistas em processos de terapia de linguagem representa um desafio atual para os investigadores da área. A presente pesquisa busca contribuir na investigação de melhores formas de avaliação da comunicação de indivíduos com diagnósticos incluídos no Espectro Autístico analisando duas situações comunicativas distintas pela familiaridade do sujeito ao procedimento de coleta da amostra de 15 minutos de interação sujeito/adulto, visando verificar a interferência do contexto comunicativo e do tempo de interação no desempenho comunicativo desses sujeitos. O primeiro estudo comparou variáveis referentes ao Perfil Funcional da Comunicação (PFC) dos sujeitos em interação em uma situação rotineira de troca comunicativa com seu terapeuta, nos mesmos moldes das sessões semanais de terapia fonoaudiológica, chamada Situação Familiar (SF) e em interação com uma fonoaudióloga desconhecida (pesquisadora), utilizando-se materiais pré-determinados, em uma situação chamada Situação Não-Familiar (SN). Os resultados evidenciaram que a familiaridade da situação comunicativa apresenta pouca interferência na avaliação da comunicação de sujeitos pertencentes ao Espectro Autístico. O segundo estudo analisou a funcionalidade comunicativa do sujeito autista ao longo da interação em ambas as situações (SN e SF), analisando a interação das duplas 15 em três períodos consecutivos de cinco minutos: período inicial (P1), período intermediário (P2) e período final (P3), visando comparar o desempenho comunicativo dos participantes no decorrer da interação em cada situação e entre as situações. Os resultados evidenciam que o tempo de interação apresenta alguma interferência no desempenho de sujeitos autistas, sugerindo um aumento na semelhança entre as situações comunicativas no decorrer da interação. Conclui-se, então, que o procedimento de avaliação nos mesmos moldes da Situação Familiar, mostrou-se o melhor procedimento na avaliação comunicativa dessa população, ao eliciar o desempenho ótimo dos sujeitos, devendo-se, entretanto, eliminar os cinco minutos iniciais de interação, nos quais se verifica maior diferença no desempenho comunicativo dos sujeitos.
Título en inglés
Assessing communication in the autistic spectrum: interferences on language performance
Palabras clave en inglés
Assessment
Autistic disorder
Communication
Interaction
Interlocutor
Language disorders
Language tests
Resumen en inglés
The determination of the most efficient and reliable way to assess language and communication of autistic individuals in language therapy is still a challenge to the researchers of the field. The present study aims to contribute to the identification of the best techniques to the communication assessment in the autistic spectrum by the use of two different communicative settings. Aiming to verify the interference of the communicative context and of the time of interaction on the communicative performance, the situations varied according to the familiarity with the adult and with the procedure during 15 minutes communication samples. The first study compared variables of the Functional Communicative Profile (FCP) of the subjects during a routine communicative situation with the language therapist, called Familiar Situation (FS), and during interaction with a non-familiar speech pathologist (the researcher), using pre-determined material, this was called the Non-Familiar Situation (NS). The results show that the familiarity of the situation produces small interferences on the communication of autistic spectrum subjects. The second study analyzed the communicative functionality of the autistic subjects during the interaction time in both situations (FS and NF). The interaction was analyzed in three consecutive five-minute periods: first period (P1), intermediate period (P2) and final period (P3) aiming to compare the subjects communicative performance along each situation and among situations. The results show that the 17 interaction time produces some differences on the performance of autistic subjects, pointing out to an increase on the similarity among situations along the interaction time. It can be concluded that the Familiar Situation produced the best performance of autistic spectrum subjects in the communication assessment and that the first five minutes of the interaction should be more carefully analyzed because this is the period in which the larger differences occurred.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CamilaRamosMoreira.pdf (13.02 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-06-10
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • MOREIRA, Camila Ramos, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Avaliação da comunicação no espectro autístico: interferência da familiaridade no desempenho de linguagem [doi:10.1590/S1516-80342010000300019]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2010, vol. 15, p. 430-435.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Adequação das respostas encadeadas de pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Qualidade de vida de irmãos de autistas. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
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  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo evolutivo de crianças do espectro autístico em teste de vocabulário. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, Foz do Iguaçu, 2004. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia., 2004. Resumo.
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  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo preliminar do jogo simbólico em crianças do espectro autístico. In X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Belo Horizonte, 2002. Anais do X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2002. Resumo.
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  • GASTÃO, Ana Paula Ferreira, et al. Responsividade em pacientes do espectro autístico: buscando o melhor ajuste comunicativo. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • GASTÃO, Ana Paula Ferreira, et al. Sequência lógico-temporal em autistas verbais e não verbais. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
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  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
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  • MOREIRA, Camila Ramos, e FERNANDES, F. D. M. Meios comunicativos utilizados por fonoaudiólogas com crianças pertencentes ao espectro autístico. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
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  • TELES, P., et al. Estudo evolutivo do léxico espontâneo em crianças do espectro autístico. In Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas, 2005. Anais do Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem., 2005. Resumo.
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