• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2010.tde-10052010-125518
Document
Auteur
Nom complet
Michele Viana Minucci
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Carnio, Maria Silvia (Président)
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Schochat, Eliane
Titre en portugais
Avaliação da compreensão de leitura de legendas de filmes em escolares de Ensino Fundamental
Mots-clés en portugais
Compreensão da leitura
Educação
Escolaridade
Filmes (cinema como assunto)
Leitura
Resumé en portugais
A compreensão da leitura de textos fixos em escolares é um tema amplamente conhecido; no entanto, na revisão de literatura não foi localizado um perfil da leitura de textos móveis nessa população, fato que demonstra a relevância deste estudo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a compreensão da leitura de legendas de filmes em escolares de Ensino Fundamental (EF). Participaram deste estudo 60 escolares, sendo 30 de 2ª série e 30 de 4ª série, pareados quanto ao gênero e idade e constituindo o Grupo-Pesquisa (GP); e mais 20 escolares, sendo 10 de 2ª série e 10 de 4ª série, pareados quanto ao gênero e idade e constituindo o Grupo-Controle (GC). Esta pesquisa foi dividida em dois estudos. No Estudo I, buscou-se traçar um perfil da compreensão da leitura de legenda de filmes dos escolares de 2ª e 4ª séries do GP, por meio da análise do nível e habilidades de Leitura de Legenda de Filmes na recontagem de um trecho de filme visto, de forma individual, sem som e com legenda; e também se analisou a recontagem do mesmo trecho de filme visto, de forma individual, sem som e sem legenda pelo GC com o intuito de averiguar a influência do conhecimento prévio do filme na compreensão da leitura. Os resultados indicaram correlação positiva entre o desempenho em compreensão da leitura e o grau de escolaridade no GP, sendo que escolares de 2ª série estão em nível de decodificação e os de 4ª série se encontram em nível de compreensão literal da leitura de legenda de filmes; entretanto, o grau de letramento escolar não foi um fator significante para a leitura de legenda de filmes; o conhecimento prévio do filme não interferiu de forma significante no desempenho da recontagem do GC. O Estudo II teve por objetivo comparar a compreensão da leitura de legenda de filmes em escolares de 2ª e 4ª séries do EF em duas situações diferentes, quando o filme era visto de forma ininterrupta e quando era visto com a possibilidade de pausar as legendas, analisando dessa forma a influência do fator velocidade de apresentação da legenda na compreensão da leitura. Os resultados indicaram correlação positiva entre a escolaridade e o aproveitamento da possibilidade de pausar o filme. Os escolares de 2ª série do GP apresentaram desempenho significante em apenas um dos critérios de análise, enquanto que os da 4ª série do GP apresentaram desempenho estatisticamente superior nos dois critérios de análise utilizados. Isso demonstrou que, mesmo com a possibilidade de controlar a velocidade de leitura, os leitores da 2ª série ainda não alcançam níveis de leitura mais avançados, diferentemente do grupo da 4ª série. Conclusão: com base nos resultados deste estudo, enfatiza-se a importância da apresentação de filmes legendados para todas as séries do EF; sendo que, nas iniciais, poderia ser utilizado o recurso de áudio junto com as legendas
Titre en anglais
Evaluation of the movie subtitle reading comprehension in Elementary School children
Mots-clés en anglais
Comprehension
Education
Educational status
Motion pictures as topic
Reading
Resumé en anglais
The fixed text reading comprehension of schoolchildren is a widely understood subject. However a literature search was unable to locate a profiling of dynamic text reading in this population, which demonstrates the relevancy of this study. The purpose of this research was the evaluation of the movie subtitle reading comprehension in Elementary School (ES) children. The Research Group (RG) consisted of 60 schoolchildren, 30 of those being from the 2nd grade and 30 from the 4th grade, paired for gender and age; The Control Group (CG) consisted of another 20 schoolchildren, 10 of those from the 2nd grade and 10 from the 4th grade, paired for gender and age. This investigation was divided into two studies. The aim of Study I was to trace a profile of the movie subtitle reading comprehension in the RG schoolchildren of the 2nd and 4th grades through the analysis of the Movie Subtitle Reading level and skills in retelling a movie segment previously watched with subtitles and without sound. The same movie segment without sound and without subtitle was watched by the CG to establish the influence of previous knowledge of the movie in the reading comprehension. The results indicate a positive correlation between the performance in reading comprehension and the school level on the RG, with the 2nd graders at decoding level while the 4th graders were at the literal reading comprehension level of movie subtitles. Meanwhile, the school literacy level was not a significant factor for the movie subtitle reading comprehension. Previous knowledge of the movie did not interfere significantly on the retelling performance of the CG. Study II aimed to compare the movie subtitle reading comprehension in 2nd and 4th graders of ES in two different situations: when the movie segment was watched without interruption, and when it was watched with the option of pausing the subtitles, thus analyzing the influence of the subtitle presentation speed on the reading comprehension. Results indicated positive correlation between school grade and the benefit of the possibility of pausing the movie. 2nd graders in the RG presented significant performance in only one of the analysis criteria while 4th graders in the RG presented statistically superior performance on both criteria used for analysis, demonstrating that, even with the possibility of controlling the reading speed, the 2nd graders still hadn't reached the more advanced reading levels, unlike the 4th graders. Conclusions: The results of this study emphasize the importance of the display of subtitles in movies for all grades of ES, while on the first grades the audio facility should be used as well
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MicheleVianaMinucci.pdf (835.18 Kbytes)
Date de Publication
2010-05-11
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • MINUCCI, M. V., and CÁRNIO, M. S. Habilidades de leitura de legendas de filmes em escolares do ensino fundamental [doi:10.1590/S0104-56872010000300012]. Pró-Fono [online], 2010, vol. 22, p. 227-232.
  • CÁRNIO, M. S., et al. Adaptação do Questionário de Apoio de Letramento para Pais de adolescentes surdos. In 22o. Encontro Internacional de Audiologia, Natal, 2007. Anais do 22o. Encontro Internacional de Audiologia., 2007. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., et al. Efetividade da terapia fonoaudiológica em leitura escrita com surdos: relato de um caso. In V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, Fortaleza, 2003. Anais do V Congresso Internacional XI Congresso Brasileiro I Encontro Cearense de Fonoaudiologia., 2003. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., MINUCCI, Michele Viana, e ROCHA, Viviane Aparecida Clemente da. Efeitos da atividade teatral para a comunicação de surdos. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., MINUCCI, Michele Viana, e SILVA, Daniela Novato. benefícios do trabalho com a técnica de Scaffolding para uma população surda. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • CÁRNIO, M. S., MINUCCI, Michele Viana, e VESPASIANO, Ana Paula Chaparin. Importância do conhecimento técnico em fonoaudiologia para um intérprete de língua de sinais. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • MINUCCI, Michele Viana, and CÁRNIO, M. S. Evaluation of movie subtitle reading comprehension in elementary school children. In 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP), Atenas, 2010. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP)., 2010. Abstract.
  • MINUCCI, Michele Viana, e CÁRNIO, M. S. Análise da produção escrita e compreensão de leitura de surdos sinalizadores. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • MINUCCI, Michele Viana, e CÁRNIO, M. S. Evaluation of movie subtitle reading comprehension in elementary school children. In 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP), Atenas, 2010. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP)., 2010. Resumo.
  • OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de, CÁRNIO, M. S., e MINUCCI, Michele Viana. Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em Libras. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de, MINUCCI, Michele Viana, e CÁRNIO, M. S. conhecimento e uso do recurso Closed Caption por famílias de surdos. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2006. Resumo.
  • ROCHA, Viviane Aparecida Clemente da, CÁRNIO, M. S., e MINUCCI, Michele Viana. Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em Libras. In 15o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - Anais 2007., 2007. Resumo.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.