• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2012.tde-09012013-175746
Documento
Autor
Nombre completo
Thaís Helena Ferreira Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Avejonas, Daniela Regina Molini
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título en portugués
Comparação entre o perfil funcional da comunicação e as respostas obtidas no Functional Communication Profile - Revised (FCP -R) em crianças e adolescentes com transtornos do espectro do autismo
Palabras clave en portugués
Avaliação
Comunicação
Linguagem
Transtorno autístico
Resumen en portugués
Objetivo: Classificar crianças e adolescentes autistas segundo os critérios do Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) e associar o seu resultado ao Perfil Funcional da Comunicação (PFC). Métodos: Foram selecionadas 50 crianças e adolescentes com idades entre 3 e 14 anos. As terapeutas desses indivíduos foram entrevistadas segundo o FCP-R e o PFC - Checklist e a avaliação do PFC foi realizada. Os sujeitos foram caracterizados e os dados associados a fim de verificar as possíveis interrelações. Resultados: O FCP-R identificou corretamente as dificuldades encontradas para os sujeitos, verificando os principais déficits nas áreas de comportamento, atenção/concentração, linguagem receptiva, linguagem expressiva e pragmática/social. Quando associado ao PFC e ao PFC-Checklist, podemos observar que o desempenho nestas áreas está diretamente associado ao desempenho na funcionalidade comunicativa - principalmente ao que se refere à interatividade e iniciativa comunicativa desses sujeitos. Discussão: Os dados obtidos concordam com os dados encontrados na literatura que evidenciam que os indivíduos autistas apresentam maiores dificuldades em relação ao comportamento, as habilidades de atenção e de concentração, às habilidades de linguagem e as habilidades pragmáticas e sociais, e observam ainda que quanto maior é esse prejuízo, maior é, também, a dificuldade em interagir. Conclusão: O uso de protocolos objetivos associados é de extrema importância para a prática clínica, o delineamento do atendimento terapêutico, a mensuração da evolução e para o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Título en inglés
Comparizon between the Functional Communicative Profile and the answers obtained on the Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) in children and adolescents of the autism spectrum
Palabras clave en inglés
Autistic disorder
Communication
Evaluation
Language
Resumen en inglés
Purpose: Classify children and adolescents with autism spectrum disorders (ASD) according to the criteria proposed by the Functional Communication Profile - Revised (FCP-R) and associate the results with the Functional Communicative Profile (FCP). Method: Subjects were 50 children and adolescents with ages varying from 3 to 14 years. The language therapists attending each of the subjects were interviewed to fill the FCP-R and the PFC-checklist (FCP-C) and the FCP was determined based on a video sample. The subjects were assessed and the results were compared in order to determine possible associations. Results: The FCP-R correctly identified the disorders presented by the subjects verifying the main deficits in the areas of behavior, attentiveness, receptive language, expressive language and pragmatic/social. When associated to the FCP and to the FCP-C it was possible to observe that the performance on these areas is directly associated to the communicative functionality especially in what refers to the subjects' interactivity and communicative initiative. Discussion: Data obtained agree with studies that show evidence that ASD individuals have more communicative impairments than in the areas of behavior, attentiveness, language, and social and pragmatic abilities. It was also observed that more severe disorders are associated greater interaction inabilities. Conclusion: The combined use of different protocols is useful to the clinical practice, to the design of intervention programs, to the assessment of therapeutic results and to the development of scientific research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-01-15
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera, et al. Estudo longitudinal da terapia de linguagem de 142 crianças e adolescentes com distúrbios do espectro do autismo [doi:10.1590/S2317-17822013000400015]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 388-390.
  • AMATO, Cibelle Albuquerque de La Higuera, et al. Fatores intervenientes na terapia fonoaudiológica de crianças autistas [doi:10.1590/S1516-80342011000100019]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2011, vol. 16, p. 104-108.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo da percepção auditiva em crianças portadoras de Síndrome de Rett. Infanto (São Paulo), 1993, vol. 1, nº 2, p. 5-8.
  • Fernandes, Fernanda Dreux Miranda, et al. Recursos de informática na terapia fonoaudiológica de crianças do espectro autístico [doi:10.1590/S0104-56872010000400009]. Pró-Fono [online], 2010, vol. 22, p. 415-420.
  • PORTO, Eliza, et al. Amostra de filmagem e análise da pragmática na síndrome de Down [doi:10.1590/S0104-56872007000200004]. Pró-Fono [online], 2007, vol. 19, p. 159-166.
  • Santos, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale e Autism Behavior Checklist na identificação e caracterização de indivíduos com distúrbios do espectro autístico [doi:10.1590/s2179-64912012000100018]. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal [online], 2012, vol. 24, p. 104-106.
  • Santos, Thaís Helena Ferreira, and Fernandes, Fernanda Dreux Miranda. Functional Communication Profile - Revised: uma proposta de caracterização objetiva de crianças e adolescentes do espectro do autismo [doi:10.1590/S1516-80342012000400015]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia [online], 2012, vol. 17, p. 454-458.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Comportamento repetitivo de crianças autistas. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Jogo simbólico e interatividade de indivíduos autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Play situations in Language Therapy with ASD Children & Adolescents. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Quality of Life in Youngsters with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • COSTA, C. H., et al. Análise das respostas do perfil funcional da comunicação de crianças autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • DEFENSE-NETRVAL, D. A., et al. Qualidade de vida de jovens do espectro do autismo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Habilidades pragmáticas e diagnóstico diferencial em crianças pertencentes ao espectro do autismo. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. O impacto da severidade comunicativa de indivíduos autistas no nível de estresse de seus pais. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Perfil comunicativo de pacientes portadores da síndrome do X- Frágil. In X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Belo Horizonte, 2002. Anais do X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2002. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Symbolic Play & Interactivity in Children with ASD. In 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes, Atlanta, 2012. 2012 ASHA Convention - Opportunities and Outcomes.Atlanta : American speech-Language-Hearing Association, 2012. Abstract.
  • FERNANDES, F. D. M., e SANTOS, T. H. F. Comparação entre o Functional communication profile revised e o Perfil funcional da comunicação de autistas. In 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas, 2013. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2013. Resumo.
  • SANTOS, T. H. F., et al. Linguagem, produção da fala e diagnóstico médico no espectro do autismo. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • SANTOS, T. H. F., e FERNANDES, F. D. M. Comparação entre o Functional Comunication Profile - Revised e a interatividade de crianças autistas. In XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação entre as respostas do childhooh autism rank scale e do autism behavior checklist de indivíduos com Transtornos do Espectro Autístico. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparação entre o Childhood Autism Rating Scale (CARS), o Autism Behavior Checklist (ABC) e a Interatividade de crianças e adolescentes do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.São Paulo, 2011.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Comparing the use of CARS & ABC with Autistic Individuals. In ASHA Convention, San Diego, 2011. Beacons of Inspiration: Innovation to Action., 2011. Abstract.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância - 25 anos de Ensino, Assistência e Pesquisa. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Intenção comunicativa e imitação em crianças do espectro autístico. In 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, Gramado, 2011. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.são paulo, 2011. Resumo.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Perfil da escolaridade dos pacientes atendidos no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica dos Distúrbios do Espectro Autístico (LIF-DEA) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1826&tid=1.
  • SANTOS, Thaís Helena Ferreira, et al. Sequência lógico-temporal em autistas verbais: uma comparação entre narrativa eliciada e livre. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1828&tid=1.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Plano terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para linguagem com crianças verbais do espectro do autismo. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}. cap. 1, p. 229-234.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-09012013-175746/
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Estudo Preliminar da Comunicação e da Percepção Auditiva em Crianças Portadoras de Síndrome de Rett. In Irene Queiroz Marchezan, et al. Tópicos em Fonoaudiologia. Organizador. São Paulo : Lovise, 1995{Volume}. cap. 2, p. 421-428.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-09012013-175746/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.