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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2010.tde-07042010-112648
Documento
Autor
Nombre completo
Milene Rossi Pereira Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Lopes, Debora Maria Befi
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título en portugués
Suporte social e qualidade de vida em famílias de crianças de espectro autístico
Palabras clave en portugués
Apoio social
Qualidade de vida
Transtorno autístico
Transtornos da linguagem
Resumen en portugués
Introdução: O autismo, classificado como Transtorno Global do Desenvolvimento, é descrito pela American Psychiatric Association como um complexo conjunto de inabilidades, as quais afetam a comunicação, o comportamento e a interação social dos indivíduos. As evidências sugeridas, de que os pais das crianças autistas tenham um risco consideravelmente aumentado de experimentar dificuldades psicológicas, estão totalmente relacionadas à ajuda que estes recebem. Outro fato importante que se dá com a associação entre o comportamento da criança e a aflição materna é a situação econômica enfrentada pelas famílias e pelos níveis baixos de suporte recebido que, quando adequado, pode proporcionar melhor adaptação e aceitação. Objetivos: verificar o suporte social formal e informal disponibilizado para as famílias com crianças e adolescentes com diagnósticos inseridos no espectro autístico nas situações de atendimento ambulatorial e institucional e a qualidade de vida informada/percebida por elas. Método: Foram sujeitos, 150 cuidadores de crianças/adolescentes incluídos no espectro autístico, com idade entre 24 e 65 anos, os quais responderam a um questionário referente ao suporte social recebido por eles e às questões feitas através do instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-brief, proposto pelo Programa de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde. Resultados: A categoria de participantes mais satisfeitos em relação ao suporte social recebido não se difere por questões econômicas ou sociais, mas sim pelo que referem em relação à qualidade de vida.
Título en inglés
Social support and quality of life in families with children of the autism spectrum
Palabras clave en inglés
Autistic disorder
Language disorders
Quality of life
Social support
Resumen en inglés
Introduction: The autism, classified as a Pervasive Developmental Disorder, is described by the American Psychiatric Association as a complex set of inabilities that include communication, behavior and social interaction of the affected individuals. Evidence suggest that the parents of autistic individuals are at considerably more risk of experiencing psychological impairments that are completely related to the assistance they receive. Another important issue to the association between the child’s behavior and mother discomfort is the economic stress faced by the families and the low amount of support provided. This support, when adequate, may allow better adaptation and acceptance. Purposes: to assess the formal and informal support provided to families with children and adolescents of the autism spectrum that are receiving institutional or clinical services and verify the reposted Quality of Life. Method: subjects were 150 caretakers of children and adolescents of the autism spectrum, with ages between 24 and 65 years. They answered a questionnaire about the social support available to them and to the World Health Organization Quality of Life – Brief questionnaire. Results: The group of participants that report the better social support is also the group with better Quality of Life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-04-07
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Comportamento repetitivo de crianças autistas. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Funções e meios comunicativos: um estudo evolutivo do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
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  • MIILHER, Liliane Perroud, BARBOSA, Milene Rossi Pereira, e FERNANDES, F. D. M. Aplicação da Childhood Autism Rating Scale em crianças com transtornos do espectro autístico. In 17o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia)., 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.meiosegundo.com.br/teste/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=2593&tid=1.
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