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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2010.tde-06042010-143849
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Paiva Bento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Perissinoto, Jacy
Título en portugués
Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL)
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento da linguagem
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Narração
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Resumen en portugués
As habilidades narrativas podem fornecer ricas informações sobre as competências linguísticas, cognitivas e sociais das crianças com desenvolvimento típico e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Os objetivos dessa dissertação foram caracterizar a ordenação temporal de figuras e a narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem (DTL) e com DEL. Participaram deste estudo dois grupos de sujeitos, com faixa etária de sete a dez anos: o Grupo Controle (GC), sem alterações de linguagem, composto por 60 sujeitos, e o Grupo Pesquisa (GP), com diagnóstico de DEL, composto por 20 sujeitos. Para eliciar as narrativas foi utilizada uma série de 15 histórias, representadas por figuras, compostas por quatro cenas cada. Essas sequências foram criadas e classificadas em mecânicas, comportamentais e intencionais, segundo as relações envolvidas entre os personagens. Os dados foram transcritos e analisados conforme o tipo de discurso (Descritivo, Causal e Intencional) e, além disso, foi pontuado o tipo de organização das figuras realizadas pelas crianças. Esta dissertação foi dividida em dois estudos. Os resultados do Estudo I indicaram que a capacidade de ordenação temporal de figuras já está presente em escolares em DTL aos sete anos. Com o aumento da idade os escolares em DTL diminuem o uso do tipo de discurso descritivo e aumentam o uso do discurso intencional. Além disso, houve aumento do uso dos discursos causal e o intencional com o aumento da complexidade das sequências fornecidas. O Estudo II indicou que não houve diferenças entre os discursos nas faixas etárias estudadas para o grupo com DEL. Os grupos se diferenciaram quanto à ordenação temporal e quanto ao tipo de discurso. Os escolares com DEL apresentaram discurso menos elaborado (descritivo), enquanto o grupo em DTL apresentou discurso mais elaborado (causal). As diferenças observadas entre as narrativas produzidas por escolares em DTL e com DEL ressaltaram as dificuldades desta população na utilização da língua, ou seja, nas habilidades linguísticas necessárias para narração de histórias.
Título en inglés
Narrative and temporal arrangement in school-age children with typical language development and specific language impairment (SLI)
Palabras clave en inglés
Child language
Language development
Language development disorders
Narration
Speech language and hearing sciences
Resumen en inglés
Narrative abilities may provide valuable information concerning linguistic, cognitive and social competences of children with typical language development (TLD) and Specific Language Impairment (SLI). The purpose of this dissertation was to characterize the temporal arrangement of pictures and the narrative abilities of school-age children with TLD and SLI. Two groups of children with age ranging between seven and 10 years participated in the study. The Control Group (CG) was composed by 60 children with TLD whereas the Research Group (RG) was composed by 20 children with SLI. A series of 15 stories represented in pictures were used to elicit the narratives. Each story was represented in four scenes. The sequences were designed and classified as mechanics, behavioral or intentional according to the relationships presented among characters. Data were transcribed and analyzed according to the discourse type (descriptive, causal and intentional). The type of picture arrangement performed by the children was also scored. The present dissertation was divided into two experiments. Results of experiment I indicate that the ability of temporal arrangement of pictures can already be observed in seven-year old children with TLD. As much as the age increased, school-age children with TLD reduced the use of the descriptive discourse and increased the use of the intentional one. Furthermore, an increase on the use of causal and intentional discourse types was observed as the complexity of the sequences provided increased. Experiment II showed no differences among the discourse types for the RG. Between groups differences regarding temporal arrangement and discourse type were observed on experiment II. Children with SLI presented less elaborated (descriptive) discourse whereas children with TLD presented more elaborated (causal) discourse. The differences observed between narratives produced by school-age children with TLD and SLI highlight the difficulties of the SLI population in the use of language, i.e. in linguistic abilities that underlies narrative.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-04-07
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • BENTO, Ana Carolina Paiva, and Befi-Lopes, Debora Maria. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem [doi:10.1590/S0104-56872010000400024]. Pró-Fono [online], 2010, vol. 22, p. 503-508.
  • GONZALES, D. O., et al. The complexity of narrative interferes in the use of conjunctions in children with specific language impairment [doi:10.1590/S2179-64912012000200011]. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal [online], 2012, vol. 24, p. 152-156.
  • CÁCERES, Ana Manhani, et al. A complexidade da narrativa interfere na produção de conjunções no distúrbio específico de linguagem. In 19º Congresso Internacional e 8º Nacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, e BENTO-GAZ, A. C. P. Plano Terapêutico Fonoaudiológico para habilidades narrativas no distúrbio específico de linguagem. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos. Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}, p. 67-72.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-06042010-143849/
  • Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2006 (Narração de Histórias por Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem) - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
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