• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-28092022-090455
Documento
Autor
Nome completo
Laura Aló Torres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Irigoyen, Maria Claudia Costa (Presidente)
Cardoso, Thiago da Silva Gusmão
Colombo, Fernanda Marciano Consolim
Veras, Mariana Matera
Título em português
Relação entre desempenho cognitivo, estresse, coping e qualidade de vida de hipertensos
Palavras-chave em português
Estratégias de enfrentamento
Estresse emocional
Estresse psicológico
Função executiva
Hipertensão
Qualidade de vida
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A hipertensão (HA) tem sido associada a déficits nas funções executivas (FE), a elevados níveis de estresse e a uma pior qualidade de vida (QV). Porém, a relação entre as FE e as estratégias de enfrentamento do estresse (coping) ainda não foi investigada nesta população, e há poucos dados sobre a relação entre coping e QV. Além disso, nenhum estudo associou o coping com estes fatores em indivíduos hipertensos com diferentes níveis de estresse percebido. OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram examinar a associação entre as funções executivas e as estratégias de coping (EC) em hipertensos; verificar a correlação entre as EC e os domínios da QV em hipertensos e comparar o desempenho das FE, o uso das EC e a QV de hipertensos com dois níveis diferentes de estresse percebido (baixo e alto). MÉTODOS: Foram aplicados os seguintes instrumentos: Perceived Stress Scale-14 e Brief Coping Orientation to Problems Experienced para avaliar o estresse percebido e o coping, respectivamente; Frontal Assessment Battery (FAB), Controlled Oral Word Association Test - FAS, subteste Sequência de Números e Letras das Escalas Wechsler de Inteligência para Adultos - Terceira Edição (WAIS-III), subteste Dígitos da Escala Wechsler de Memória Revisada (WMS-R) e Wisconsin Card Sorting Test para avaliar as FE; e World Health Organization Quality of Life Questionnaire bref para avaliar a QV. Foram realizadas análises de correlação de Spearman simples e parciais e teste-t para amostras independentes. RESULTADOS: 48 hipertensos foram avaliados (idade média = 58,81 8,78 anos, 70,8% mulheres). Não houve associações significativas entre as FE e as três categorias de coping (foco no problema, foco na emoção e desadaptativas). Houve uma correlação positiva entre o coping focado no problema e o domínio relações sociais da QV, uma correlação positiva entre o coping focado na emoção e a QV geral e uma correlação positiva entre o coping focado na emoção e o domínio relações sociais da QV. O grupo de hipertensos com alto nível de estresse percebido apresentou pior desempenho das FE, maior uso de EC desadaptativas e pior QV no domínio meio ambiente. CONCLUSÕES: Não foi encontrada uma relação significativa entre qualquer medida de FE e as três categorias de coping (foco no problema, foco na emoção e desadaptativas) na amostra de hipertensos. No entanto, um uso mais frequente das categorias adaptativas esteve associado a melhores índices de QV, indicando que quanto maior o repertório comportamental e cognitivo para lidar com o estresse, melhor a QV. Os resultados também sugerem que indivíduos hipertensos com alto nível de estresse apresentam um pior desempenho das FE, utilizam mais EC desadaptativas e têm uma pior qualidade de vida
Título em inglês
Relationship between cognitive performance, stress, coping and quality of life of hypertensive individuals
Palavras-chave em inglês
Adaptation psychological
Executive function
Hypertension
Psychological distress
Quality of life
Stress psychological
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Hypertension (AH) is associated with deficits in executive functions (EF), high levels of stress, and a worse quality of life (QoL). However, the relationship between EF and coping strategies (CS) has not yet been investigated in this population, and there is little data on the relationship between coping and QoL. Furthermore, no study has associated coping strategies with these factors in hypertensive individuals with different levels of perceived stress. OBJECTIVES: The objectives of this study were to examine the association between executive functions and coping strategies in hypertensive individuals; to verify the correlation between the CS and the domains of quality of life (QoL) in hypertensive individuals, and to compare the performance of the EF, the use of the CS and the QoL of hypertensive individuals with two different levels of perceived stress (low and high). METHODS: The following instruments were applied: Perceived Stress Scale-14 and Brief Coping Orientation to Problems Experienced to assess perceived stress and coping, respectively; Frontal Assessment Battery (FAB), Controlled Oral Word Association Test - FAS, Subtest Number and Letter Sequence of the Wechsler Adult Intelligence Scales - Third Edition (WAIS-III), Digits subtest of the Revised Wechsler Memory Scale (WMS-R) and Wisconsin Card Sorting Test to evaluate EF; and World Health Organization Quality of Life Questionnaire bref to assess QoL. Simple and partial Spearman correlation analyses and t-tests for independent samples were performed. RESULTS: 48 hypertensive patients were evaluated (mean age = 58.81 8.78 years, 70.8% women). There were no significant associations between EF and the three coping categories (problem focus, emotion focus, and maladaptive). There was a positive correlation between problem-focused coping and the social relationships domain of QoL, a positive correlation between emotion-focused coping and overall QoL, and a positive correlation between emotion-focused coping and the social relationships domain of QoL. The group of hypertensive individuals with a high level of perceived stress presented worse performance of EF, greater use of maladaptive CS, and worse QoL in the environment domain. CONCLUSION: No significant relationship was found between any measure of EF and the three coping categories (problem focus, emotion focus, and maladaptive) in the hypertensive sample. However, a more frequent use of adaptive categories was associated with better QoL indices, indicating that the greater the behavioral and cognitive repertoire to deal with stress, the better the QoL. The results suggest that hypertensive individuals with a high level of stress have a worse performance of CS, use more maladaptive CS, and have a worse QoL
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LauraAloTorres.pdf (595.54 Kbytes)
Data de Publicação
2022-10-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.