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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2004.tde-26102005-173652
Document
Auteur
Nom complet
Daniele Cristina Jeronymo Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Carnio, Maria Silvia (Président)
Ferreira, Léslie Piccolotto
Oliveira, Iara Bittante de
Titre en portugais
"Avaliação da voz e inteligibilidade da fala de surdos antes e depois da terapia fonoaudiológica com recurso computadorizado"
Mots-clés en portugais
Acústica da fala
Adolescente
Distúrbios da voz/terapia
Instrução por computador/métodos
Inteligibilidade da fala
Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem
Surdez/terapia
Treinamento da voz
Resumé en portugais
INTRODUÇÃO: A audição é fundamental para aquisição e desenvolvimento da fala. Atualmente, mesmo com o avanço no atendimento ao surdo utilizando a língua de sinais, muitos procuram pelo trabalho oral. OBJETIVO: Avaliar as mudanças na voz e na fala de surdos após a aplicação de um procedimento terapêutico que utiliza como apoio o feedback visual. MÉTODOS: participaram deste estudo 18 indivíduos surdos, com idades entre 12 e 17 anos que realizaram 16 sessões de terapia fonoaudiológica com apoio visual. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Encontraram-se valores de freqüência fundamental e tempos de fonação próximos ao esperado para sujeitos com audição normal e melhora da inteligibilidade da fala e do controle do pitch. Esses achados mostraram que o trabalho com surdos deve abranger a parte vocal, pois esta proporciona melhora na voz e na fala.
Titre en anglais
Evaluation of voice and speech intelligibility of deaf individuals before and after speech therapy utilizing computerized resources.
Mots-clés en anglais
Adolescent
Computer-assisted instruction/methods
Deafness/therapy
Rehabilitation of speech and language disorders
Speech acoustics
Speech intellegibility
Voice disorders/therapy
Voice training
Resumé en anglais
Hearing is fundamental for the acquisition and development of speech. Nowadays, even with improved assistance to deaf people using sign language, many of them seek oral language. OBJECTIVE: Evaluate the changes in the voice and speech of deaf people after application of a therapy procedure with the support of visual feedback. METHODS: 18 deaf individuals, aged between 12 and 17, took part in this study consisting of 16 speech therapy sessions using visual support. RESULTS AND CONCLUSIONS: The values of fundamental frequency and phonation times were found to be close to expected values for individuals with normal hearing as well as improved speech intelligibility and pitch control. These findings showed that the work with deaf people should encompass the vocal element as it provides an improvement in voice and speech.
 
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danielecjlopes.pdf (865.48 Kbytes)
Date de Publication
2006-10-11
 
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