• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2022.tde-25112022-161108
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Bottino Bononi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Louzã Neto, Mario Rodrigues (Presidente)
Marinho, Renata Ribeiro
Rohde, Luis Augusto Paim
Valiengo, Leandro da Costa Lane
Título en portugués
TDAH e dislexia em adultos: avaliação das habilidades cognitivas e fonológicas e do desempenho na leitura e escrita
Palabras clave en portugués
Adulto
Cognição
Comorbidade
Dislexia
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Transtornos do neurodesenvolvimento
Resumen en portugués
Introdução: Estima-se a prevalência da comorbidade do TDAH e dislexia seja entre 25% e 40% em sujeitos com esses transtornos, devido ao compartilhamento de fatores etiológicos de risco. Quando se trata de adultos, o foco dos estudos geralmente é direcionado somente para um dos transtornos, fazendo com que ainda não exista muito conhecimento sobre as características que são compartilhadas, ou diferenciadas, entre esses dois transtornos. Objetivo: Identificar as características cognitivas e fonológicas, e o desempenho na leitura e escrita, de adultos portadores do TDAH e dislexia. Casuística e Métodos: Estudo transversal caso-controle. Foram realizadas consulta psiquiátrica, e aplicados protocolos fonoaudiológicos e neuropsicológicos. A análise estatística envolveu a estatística descritiva, comparação entre a média dos escores obtidos nas avaliações, análise dos componentes principais, teste estatístico K-means clustering e análise discriminante. Resultados: A amostra foi composta por 94 sujeitos adultos, divididos em 4 grupos: TDAH (n = 37), dislexia (n = 12), TDAH/dislexia (n = 17) e controle sadio (n = 28). A validação cruzada da análise discriminante apresentou acurácia de 63,93%. Conclusões: Propomos um modelo dimensional para melhor compreensão e identificação da comorbidade TDAH/dislexia, a partir dos principais marcadores encontrados na análise discriminante: consciência fonológica, desempenho de leitura, desempenho ortográfico, velocidade de nomeação, e memória operacional e de curto prazo verbais
Título en inglés
ADHD and dyslexia in adults: assessment of cognitive and phonological skills, and performance in reading and writing
Palabras clave en inglés
Adult
Attention deficit disorder with hyperactivity
Cognition
Comorbidity
Dislexia
Neurodevelopmental disorders
Resumen en inglés
Introduction: The prevalence of comorbidity of ADHD and dyslexia is estimated between 25% and 40% among those affected by these disorders, due to the sharing of etiological risk factors. Usually the focus is still exclusively aimed at one of these disorders, so there is few knowledge about the characteristics shared by TDAH and dyslexia in comorbidity. Objective: To find out the cognitive profile and characteristics of writing, phonological and speech processing and spelling performance for adults with ADHD, Dyslexia, or both conditions. Material and Methods: Case-control crosssectional study. A Psychiatric consultation was carried out, and speech-language and neuropsychological protocols were applied. Statistical analysis involved descriptive statistics, comparison between the mean scores obtained in the assessments, principal components analyses, K-means clustering and discriminant analysis. Results: The sample consisted of 94 adults, divided into 4 groups: ADHD (n = 37), dyslexia (n = 12), ADHD/dyslexia (n = 17) and healthy control (n = 28). The crossvalidation of the discriminant analysis showed an accuracy of 63.93%. Conclusions: A dimensional model was proposed for better understanding and identification of ADHD/dyslexia comorbidity, based on the main indicators found in the discriminant analysis: phonological awareness, reading performance, spelling performance, naming speed, and verbal working memory
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.