• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2022.tde-25112022-161108
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Bottino Bononi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Louzã Neto, Mario Rodrigues (Presidente)
Marinho, Renata Ribeiro
Rohde, Luis Augusto Paim
Valiengo, Leandro da Costa Lane
Título em português
TDAH e dislexia em adultos: avaliação das habilidades cognitivas e fonológicas e do desempenho na leitura e escrita
Palavras-chave em português
Adulto
Cognição
Comorbidade
Dislexia
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Transtornos do neurodesenvolvimento
Resumo em português
Introdução: Estima-se a prevalência da comorbidade do TDAH e dislexia seja entre 25% e 40% em sujeitos com esses transtornos, devido ao compartilhamento de fatores etiológicos de risco. Quando se trata de adultos, o foco dos estudos geralmente é direcionado somente para um dos transtornos, fazendo com que ainda não exista muito conhecimento sobre as características que são compartilhadas, ou diferenciadas, entre esses dois transtornos. Objetivo: Identificar as características cognitivas e fonológicas, e o desempenho na leitura e escrita, de adultos portadores do TDAH e dislexia. Casuística e Métodos: Estudo transversal caso-controle. Foram realizadas consulta psiquiátrica, e aplicados protocolos fonoaudiológicos e neuropsicológicos. A análise estatística envolveu a estatística descritiva, comparação entre a média dos escores obtidos nas avaliações, análise dos componentes principais, teste estatístico K-means clustering e análise discriminante. Resultados: A amostra foi composta por 94 sujeitos adultos, divididos em 4 grupos: TDAH (n = 37), dislexia (n = 12), TDAH/dislexia (n = 17) e controle sadio (n = 28). A validação cruzada da análise discriminante apresentou acurácia de 63,93%. Conclusões: Propomos um modelo dimensional para melhor compreensão e identificação da comorbidade TDAH/dislexia, a partir dos principais marcadores encontrados na análise discriminante: consciência fonológica, desempenho de leitura, desempenho ortográfico, velocidade de nomeação, e memória operacional e de curto prazo verbais
Título em inglês
ADHD and dyslexia in adults: assessment of cognitive and phonological skills, and performance in reading and writing
Palavras-chave em inglês
Adult
Attention deficit disorder with hyperactivity
Cognition
Comorbidity
Dislexia
Neurodevelopmental disorders
Resumo em inglês
Introduction: The prevalence of comorbidity of ADHD and dyslexia is estimated between 25% and 40% among those affected by these disorders, due to the sharing of etiological risk factors. Usually the focus is still exclusively aimed at one of these disorders, so there is few knowledge about the characteristics shared by TDAH and dyslexia in comorbidity. Objective: To find out the cognitive profile and characteristics of writing, phonological and speech processing and spelling performance for adults with ADHD, Dyslexia, or both conditions. Material and Methods: Case-control crosssectional study. A Psychiatric consultation was carried out, and speech-language and neuropsychological protocols were applied. Statistical analysis involved descriptive statistics, comparison between the mean scores obtained in the assessments, principal components analyses, K-means clustering and discriminant analysis. Results: The sample consisted of 94 adults, divided into 4 groups: ADHD (n = 37), dyslexia (n = 12), ADHD/dyslexia (n = 17) and healthy control (n = 28). The crossvalidation of the discriminant analysis showed an accuracy of 63.93%. Conclusions: A dimensional model was proposed for better understanding and identification of ADHD/dyslexia comorbidity, based on the main indicators found in the discriminant analysis: phonological awareness, reading performance, spelling performance, naming speed, and verbal working memory
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.