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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.5.2006.tde-25052006-140940
Document
Auteur
Nom complet
Rosangela Viana Andrade
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Limongi, Suelly Cecilia Olivan (Président)
Giacheti, Célia Maria
Mustacchi, Zan
Perissinoto, Jacy
Scheuer, Claudia Ines
Titre en portugais
"A emergência da expressão comunicativa na criança com síndrome de Down"
Mots-clés en portugais
Cognição
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento infantil
Fala
Gestos
Pré-escolar
Síndrome de Down
Resumé en portugais
Para o estudo da emergência da linguagem expressiva na síndrome de Down (SD), foi realizado estudo qualitativo, segundo o método dialético-didático, com 12 crianças, acompanhadas durante três semestres consecutivos: oito com SD, com idades entre 33 e 52 meses no início, e quatro com desenvolvimento típico (DT), entre 14 e 16 meses, todas localizadas na transição do quinto para o sexto estágio do período sensório-motor. Ao final da pesquisa, os dados obtidos confirmaram a evolução do gesto para a expressão oral e indicaram que algumas crianças com SD apresentaram a predominância da comunicação gestual, enquanto outras apresentaram linguagem oral e comunicação gestual simultâneas
Titre en anglais
The emergence of communicative expression in the child with Down Syndrome
Mots-clés en anglais
Child
Child development
Cognition
Down syndrome
Gestures
Language development
Preschool
Speech
Resumé en anglais
Aiming to study the emergence of expressive language in Down Syndrome (DS), a qualitative study was carried out, based on the dialetic-didactic method, with 12 children, who were followed for three consecutive semesters: eight with DS, with ages between 33 and 52 months at the beginning, and four in typical development (TD), with 14 to 16 months old, all of them, cognitively, in the transition from the fifth to the sixth stage of the sensorimotor period. At the end of the study, data confirmed the evolution from gesture to oral expression and showed that, in some children with DS, gestural communication was predominant, while others had both oral and gestural communication simultaneously
 
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Date de Publication
2006-05-26
 
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