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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2021.tde-25032022-093934
Document
Author
Full name
Katia Ribeiro Galdi
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Burattini, Marcelo Nascimento (President)
Malbergier, André
Mota, André
Oliveira, Daniel Canavese de
Title in Portuguese
Salutogênese e educação: o estudo da relação do desenho de formas no processo de aprendizagem em crianças do ensino fundamental I
Keywords in Portuguese
Antropologia médica
Estudos interdisciplinares
Figura humana
Habilidade motora
Modelos de instrução
Práticas interdisciplinares
Abstract in Portuguese
O presente estudo procurou investigar as pedagogias Waldorf e Não Waldorf no que tange a prática pedagógica tendo como elemento de atuação o movimento humano em seus desdobramentos: corporal, comportamental e cognitivo. Para tanto o tema do desenho de formas foi usado como prática curricular, na escola Waldorf, observando a possibilidade de colaboração pedagógica em apoio ao equilíbrio, a postura, a respiração e a concentração das crianças do ensino fundamental I. Na escola Não Waldorf o desenho de formas é uma prática não realizada. Foram observadas 174 crianças de ambas as escolas em dois momentos distintos: início e fim do ano letivo. A postura e equilíbrio foram mensurados através de instrumentos validados de medida: Instrumento de Avaliação Postural, Romberg, Romber-Barré, Unterberger e Escala de Equilíbrio Pediátrico. Para avaliar o comportamento e concentração e desempenho das crianças foram criados questionários próprios. Observações qualitativas foram conduzidas a partir de estudos de caso que se basearam em cadernos e desenhos de formas, para o caso das escolas waldorf. A pesquisa mostrou resultados estatisticamente significantes na avaliação postural, no equilíbrio estático e dinâmico, no escore de concentração e nas incursões respiratórias, no caso das crianças da escola Waldorf. Entre as mensurações realizadas, o Instrumento de Avaliação Postural (IAP) nos indicou uma alteração para as crianças; no caso das escolas Waldorf houve uma melhora na postura p < 0,001. Assim, percebemos uma suave organização no âmbito físico. Enquanto na escola Não Waldorf o equilíbrio estático de Romberg-Barré nos indicou um aumento nas respostas positivas (p < 0,001). Quanto às incursões respiratórias medidas durante o ato de desenhar linhas nos indicou uma diminuição no número de incursões de maneira progressiva no tempo (p < 0,001). Quanto à escrita foram notadas mudanças na qualidade espacial e temporal, em relação à grafia, sua dimensionalidade, ordenação e fluxo. Notamos uma aproximação entre a respiração e concentração tangendo o movimento manual no traçado das linhas e uma atenção focada no mesmo. Este foi um comportamento diferenciado entre as crianças. Dessa forma os resultados nos sugerem o aprofundamento do estudo quanto ao desempenho físico, comportamental e cognitivo, buscando uma interface com a saúde
Title in English
Salutogenesis and education: the study of the relationship of forms drawing in the learning process of children at Elementary School
Keywords in English
Antrophology medical
Human body
Interdisciplinary placement
Interdisciplinary studies
Models educational
Motor skills
Abstract in English
This study investigated the Waldorf and Non-Waldorf pedagogies taking to account the pedagogical practice, considering the human movement and its deployment: corporal, behavioral and cognitive aspects. Forms drawing was used as a curricular practice at the Waldorf schools, observing the possibility of pedagogical collaboration to support equilibrium, posture, breathing and concentration of children at elementary school. The practice of Forms Drawing is not applied at Non-Waldorf school. 174 children from both schools were observed at two different times: beginning and end of the school year. Posture and equilibrium were measured using validated instruments: Postural Assessment Instrument, Romberg, Romberg-Barré, Unterberger and Pediatric Equilibrium Scale. To assess the behavior, concentration and performance of children, questionnaires were created. Qualitative observations were conducted from case studies that were based on notebooks and Forms Drawings, for the case of Waldorf schools. The research showed statistically significant results in postural assessment, static and dynamic equilibrium, concentration score and respiratory incursions, in the case of children from the Waldorf school. Among the measurements performed, the Postural Assessment Instrument indicated an alteration for the children; in the case of Waldorf schools there was an improvement in posture (p < 0.001). Thus, we perceived a smooth organization in the physical aspect. While at the Non-Waldorf school the static Romberg-Barré equilibrium indicated an increase in positive responses (p < 0.001). As for the respiratory incursions measured during the act of drawing lines, it indicated a progressive decrease in time (p < 0.001). As for writing, changes in spatial and temporal quality were noted, in relation to spelling, its dimensionality, ordering and flow. We noticed an approximation between breathing and concentration, touching the manual movement in tracing the lines and a focused attention on it. This was a different behavior among children. Thus, the results suggest a further study of physical, behavioral and cognitive performance, seeking an interface with health
 
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KatiaRibeiroGaldi.pdf (4.28 Mbytes)
Publishing Date
2022-03-25
 
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