• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2020.tde-01022021-142930
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugenia Mayr De Biase
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Greve, Julia Maria D Andrea (Presidente)
Alonso, Angelica Castilho
Busse, Alexandre Leopold
Pompeu, José Eduardo
Título em português
Avaliação multifatorial dos preditores do tempo de frenagem em simulador de direção em idosos de acordo com o sexo
Palavras-chave em português
Condução de veículo
Envelhecimento
Idoso
Tempo de reação
Resumo em português
A direção veicular depende da integração das habilidades motoras, visuais e cognitivas para responder adequadamente às diferentes situações que ocorrem no trânsito. Os objetivos do estudo foram analisar um modelo de avaliação preditor de desempenho para tempo de frenagem no simulador de direção, por meio de uma bateria de testes divididos pelo sexo. Foram selecionados 100 idosos divididos em dois grupos de motoristas, de ambos os gêneros, com 60 ou mais anos de idade. Aplicou-se um questionário para coleta de dados pessoais e histórico de direção. Foram avaliados os aspectos que podem afetar a direção veicular, que se apresentou como domínios: 1) Sociodemográficos, 2) Motor, 3) Visão-acuidade visual, 4) Cognição; 5) Teste de Direção Veicular (simulador de direção veicular) e medidos o tempo de reação de frenagem. Os resultados mostram quando comparados os sexos dos dados demográficos e dos domínios: motor, visual e cognitivo, os idosos eram significantemente mais velhos que as idosas (p = 0,002) e apresentavam maior tempo de direção veicular (p = 0,001). No domínio motor os idosos eram significantemente mais fortes que as idosas (p <= 0,001). Quanto a correlação do tempo de frenagem e as variáveis demográficas, motoras, visuais e cognitivas os resultados foram significantes em idosos nos domínios motores, visual e cognitivo, já em relação as idosas esta correlação mostrou-se somente em dois domínios motor e visual. A análise de regressão linear o modelo explicou 68% em idosos na análise para o tempo de frenagem com domínios: demográficos, motor, visual e cognitivo e nas idosas nesta análise o modelo explicou 50,8%. Por fim, os resultados da análise de regressão linear múltipla stepwise para preditores no tempo de frenagem divididos pelo sexo mostrou-se nas idosas o modelo explicou 13% na força muscular na flexão plantar e nos idosos o modelo explicou 38,9% nas variáveis cognitivas. Desta forma, após a análise estatística dos resultados concluiu-se que os idosos eram mais velhos, tinham mais tempo de direção e maior força muscular que as idosas. Existem correlações entre variáveis motoras, visuais e cognitivas e o tempo de frenagem e são diferentes entre os sexos. Os resultados mostraram que o modelo proposto com variáveis sociodemográficas, motoras, visuais e cognitivas explicaram 50,8% nas mulheres idosas e 68% nos homens idosos do tempo gasto para frear um automóvel em condições virtuais
Título em inglês
Multifactorial evaluation of predictors of braking time in driving simulator in the elderly according to sex
Palavras-chave em inglês
Aged
Aging
Automobile driving
Reaction time
Resumo em inglês
Vehicle driving depends on the integration of motor, visual and cognitive skills to adequately respond to different traffic situations. The objectives of the study were to analyze a model of performance prediction for braking time in the driving simulator, through a battery of tests divided by sex. One hundred elderly people were selected, divided into two groups of drivers, of both genders, aged 60 or over. A questionnaire was applied to collect personal data and driving history. Aspects that can affect the vehicle direction were evaluated, which presented itself as domains: 1) Demographic partner, 2) Motor, 3) Vision-visual acuity, 4) Cognition; 5) driving simulator test and the braking reaction time was measured. The results show when comparing the sexes and comparing the sexes of demographic data and domains: motor, visual and cognitive. The elderly were significantly older than the elderly (p = 0.002) and had longer driving times (p = 0.001). In the motor domain, the elderly were significantly stronger than the elderly (p <= 0.001). Regarding the correlation between braking time and demographic, motor, visual and cognitive variables, the results were significant in the elderly in the motor, visual and cognitive domains, whereas in relation to the elderly this correlation was shown only in two motor and visual domains. The linear regression analysis model explained 68% in the elderly in the analysis for braking time with domains: demographic, motor, visual and cognitive and in the elderly in this analysis the model explained 50.8%. Finally, the results of the stepwise multiple linear regression analysis for predictors of braking time divided by sex were shown in the elderly, the model explained 13% in muscle strength in plantar flexion and in the elderly the model explained 38.9% in cognitive variables. Thus, after the statistical analysis of the results, we concluded that the elderly were older, had more driving time and greater muscle strength than the elderly. There are correlations between motor, visual and cognitive variables and braking time and are different between genders. The results showed that the proposed model with sociodemographic, motor, visual and cognitive variables explained 50.8% in elderly women and 68% in elderly men of the time spent to brake a car in virtual conditions
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.