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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-23112006-100855
Documento
Autor
Nome completo
Gracinda Rodrigues Tsukimoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Battistella, Linamara Rizzo (Presidente)
Pereira, Rosa Maria Rodrigues
Sposito, Maria Matilde de Mello
Título em português
Avaliação longitudinal da Escola de Postura para dor lombar crônica: através da aplicação dos questionários Roland Morris e Short Form Health Survey (SF-36)
Palavras-chave em português
Avaliação de processos (cuidados de saúde)
Dor lombar
Equipe de assistência ao paciente
Postura
Qualidade de vida
Questionários
Resumo em português
O objetivo desse trabalho é analisar quantitativamente a resposta ao tratamento dos pacientes com dor lombar crônica atendidos pela "Escola de Postura" da DMRHCFMUSP no período de outubro de 2001 a julho de 2004, mediante a avaliação dos questionários "Roland-Morris" (RM) e "Short Form Health Survey" (SF-36). A amostra inicial foi composta por 244 (duzentos e quarenta e quatro) prontuários de pacientes encaminhados e avaliados para a Escola de Postura no período de outubro de 2001 a julho de 2004, tendo completado o programa 110 (cento e dez) pacientes desse total. Em relação aos pacientes que completaram o tratamento, foram levantados diagnósticos; o tempo de evolução da doença e origem do encaminhamento; dados sócio-demográficos como sexo, idade, escolaridade, estado civil, ocupação; e, também, o comparecimento aos retornos após o primeiro mês, quarto mês, e um ano a contar da avaliação inicial. Observou-se que os indivíduos que concluíram a Escola de Postura apresentaram melhora significativa nos domínios do SF-36 para Capacidade Funcional, Aspectos Físicos, Dor, Estado Geral de Saúde Vitalidade e para o Roland Morris foram observados ganhos nos aspectos sociais, emocionais e saúde mental. Cabendo ressaltar que o período de alcance da Escola de Postura, não possibilita afirmar mudanças significativas quanto a aspectos afetivo-emocionais e novas posturas em seu relacionamento social. Novos estudos, quantitativos e qualitativos devem ser realizados de maneira a oferecer subsídios á equipe multiprofissional da Escola de Postura que permitam operar mudanças e ampliar recursos terapêuticos se necessário.
Título em inglês
Longitudinal evaluation of the Back Pain School of chronic low back pain using Roland Morris and Short Form Health Survey (SF-36) questionnaires
Palavras-chave em inglês
Low back pain
Patient care team
Posture
Process assessment (health care)
Quality of life
Questionnaires
Resumo em inglês
The research objective is to analyze quantitivily the effectiveness of chronic low back pain treatment at the Back Pain School in DMR-HCFMUSP between October 2001 and July 2004, using the Roland-Morris and Short Form Health Survey (SF-36) questionnaires. The initial sample consisted of 244 (two hundred and forty-four) medical charts of patients addressed to Back Pain School program for initial evaluation between October 2001 and July 2004; out of this group, 110 (hundred and ten) patients concluded the program. Some data were valuated from these patients such as: diagnose, history of disease and referring institution, some socio-demographic information such as gender, age, education level, marital status, occupation, and also attendance to clinical interviews scheduled right after the first and fourth months and one year after the first evaluation. The group who concluded Back Pain School Program showed improvement at SF-36 dominions: Functional Capacity, Physical Conditions, Pain, State of Health, Vitality, and Roland Morris dominions changes in Social, Emotional, and Mental aspects. Back Pain School present less change in affective emotional conditions and social relation. Some qualitative and quantitative studies must be done in other to provide development of professional specialized knowledge and skills resources if necessary.
 
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completa.pdf (147.56 Kbytes)
Data de Publicação
2006-12-19
 
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