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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2020.tde-12022020-111237
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo de Castro Humes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Fraguas Junior, Renerio (Presidente)
Baldassin, Sergio Pedro
Koch, Vera Hermina Kalika
Miguel Filho, Euripedes Constantino
Título em português
Avaliação de diagnóstico psiquiátrico relatado, sintomas depressivos e ansiosos, estratégias para seu enfrentamento e correlação com o desempenho em exame de seleção para residência médica
Palavras-chave em português
Ansiedade
Depressão
Desempenho acadêmico
Estudantes de medicina
Psicotrópicos
Saúde mental
Transtornos mentais
Resumo em português
Introdução: Apesar da grande literatura sobre saúde mental de estudantes de Medicina e médicos residentes, pouco se conhece sobre seu impacto no desempenho em processos de seleção para ingresso na residência médica. Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre sintomatologia depressiva, sintomatologia ansiosa e diagnóstico psiquiátrico relatado com o desempenho no processo seletivo para ingresso na residência médica. Adicionalmente foram avaliados dados sociodemográficos, uso de psicotrópicos, betabloqueadores e tratamentos complementares. Métodos: Os candidatos participaram da pesquisa após a segunda rodada de exames da seleção de residência médica de acesso direto na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em dezembro de 2014. O desempenho foi avaliado pela nota final. Sintomatologia depressiva foi avaliada pelo Inventário rápido de Sintomatologia Depressiva de 16 itens, versão autoaplicável (QIDS-SR); Ansiedade - Traço e Ansiedade-Estado foram avaliadas através do Inventário de Ansiedade Traço- Estado (IDATE). Dados sociodemográficos, uso de medicamentos, informações sobre psicoterapia e atividade física foram acessados por questões elaboradas especificamente para esta avaliação. Realizamos análise bivariada para investigar a associação de variáveis com o desempenho e análise de regressão linear múltipla com o método Backward de eliminação para avaliar a influência dessas variáveis, em conjunto. Realizamos ainda análise de mediação para investigar se o diagnóstico psiquiátrico atuaria como mediador em um possível efeito da Ansiedade-Traço sobre o desempenho. Outros modelos foram desenvolvidos para investigar se a intensidade de sintomas depressivos e Ansiedade-Estado atuariam como mediadores em um possível efeito do diagnóstico psiquiátrico sobre o desempenho. Resultados: 515 dos 643 candidatos da seleção de residência médica (80,1%) participaram do estudo. Diagnóstico psiquiátrico relatado, Ansiedade-Traço, bem como idade, gênero, religião, frequentar curso preparatório para prova de residência médica, ter realizado provas de residência médica em anos anteriores, uso de psicotrópicos e número de aplicações para programas de residência médica naquele ano apresentaram associação com desempenho na análise bivariada. Diagnóstico psiquiátrico relatado, idade, frequentar curso preparatório para prova de residência médica e número de aplicações para programas de residência médica naquele ano mantiveram significativa associação com o desempenho na análise de regressão linear múltipla. A análise de mediação mostrou que Ansiedade-Traço influencia o desempenho direta e indiretamente, mediada pelo diagnóstico psiquiátrico. Sintomatologia depressiva e a Ansiedade-Estado não mediaram o efeito do diagnóstico psiquiátrico sobre o desempenho. Conclusão: Os dados sugerem que a existência de um diagnóstico psiquiátrico prejudica o desempenho em um processo de seleção para ingresso na residência médica, independente de sintomas atuais e outros fatores. Níveis mais elevados de Ansiedade- Traço prejudicam o desempenho direta e indiretamente via diagnóstico psiquiátrico. Desta forma, se replicados, nossos resultados indicam a necessidade de estudos para entender os mecanismos subjacentes a esse impacto e para investigar o papel de estratégias para prevenção, detecção precoce e tratamento da morbidade psiquiátrica em graduandos e em candidatos a seleção de residência médica
Título em inglês
Reported psychiatric diagnosis, depressive and anxious symptoms, management strategies and correlation to performance during medical residency selection
Palavras-chave em inglês
Academic performance
Anxiety
Depression
Mental disorders
Mental health
Psychotropic drugs
Students medical
Resumo em inglês
Introduction: Despite large literature on Medical Students and Residents Mental Health there is little literature on its impact on performance during Medical Residency. This study aimed to assess the association between performance during Medical Residency Selection (MRS) and depressive and anxiety symptoms, and reported Psychiatric Diagnosis (rPD). Sociodemographic data, use of psychotropics, betablockers, and complementary treatments were assessed. Methods: Candidates were invited to participate in this study after the second round of examinations of MRS at the University of Sao Paulo Medical School, Brazil, in December 2014. Performance was assessed by final grade. Depressive symptoms were assessed by the Quick Inventory of Depressive Symptomatology Self-Report (QIDS-SR). Trait-Anxiety (Trait-A) and State-Anxiety (State-A) were assessed by the State-Trait Anxiety Inventory (STAI). Sociodemographic data, use of medications, information regarding psychotherapy and physical activity were assessed by a questionnaire specifically developed to this evaluation. Bivariate analysis were performed to investigate the association between performance and each variable, and a Backward Multiple Linear Regression was conducted to assess the impact of the variables as a hole. Mediation analysis was conducted to assess possible mediation effect of rPD in the impact of Trait-A in performance, as well as possible the role of State-A and depressive symptoms in the effect of rPD in performance. Results: 515 of the 643 MRS candidates (80.1%) participated in the study. Trait-A, and rPD, as well as age, gender, religion, attending preparatory course for MRS, having undergone MRS in previous years, use of psychotropics and number of applications for MRS that year presented association in the bivariate analysis with performance. rPD, age, attending preparatory course for MRS, and number of applications for MRS that year maintained statistically significant impact on performance in a multiple regression analysis. The mediation analysis revealed that final performance was impacted by Trait-A both directly and indirectly, mediated by rPD. State-A and QIDS-SR did not mediate the impact of rPD in final performance. Conclusion: The data suggest the presence of a psychiatric diagnosis is associated to poorer performance in MRS, regardless of current symptoms and other factors. Higher levels of Trait-A impact performance both directly and mediated by rPD. Therefore, if replicated, our results indicate the need of more studies to understand underlying mechanisms and the impact of prevention, early detection, and treatment of psychiatric morbidity of medical students and MRS candidates
 
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Data de Publicação
2020-02-12
 
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