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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2016.tde-06122016-160738
Documento
Autor
Nome completo
Edneia Aparecida de Paula
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Alves, Tania Corrêa de Toledo Ferraz (Presidente)
Aprahamian, Ivan
Brucki, Sônia Maria Dozzi
 
Título em português
Reabilitação cognitiva em grupo com foco em metas funcionais para pacientes com doença de Alzheimer leve: um ensaio clínico controlado
Palavras-chave em português
Cognição
Cuidadores
Doença de Alzheimer leve
Manifestações neurocomportamentais
Qualidade de vida
Terapia cognitiva
Resumo em português
O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a eficácia da Reabilitação Cognitiva (RC) em grupo, com enfoque em metas funcionais, para indivíduos com Doença de Alzheimer leve (DA). A amostra foi constituída por 21 pacientes (com idade média de 75,2 anos) e seus respectivos cuidadores, que foram alocados aleatoriamente nos seguintes grupos: pacientes submetidos à Reabilitação Cognitiva (GRC; n=6), Grupo Placebo (GP; n=8) e Grupo Controle (GC; n=7). No GRC foram utilizadas técnicas de RC, com o objetivo de melhorar o desempenho dos pacientes em três metas funcionais, previamente selecionadas: "lembrar de dar recado", "lembrar dos compromissos" e "praticar um hobby". Os pacientes do GP assistiram a vídeos não relacionados com a intervenção e os do GC não participaram de nenhuma intervenção programada. Os grupos GRC e GP participaram de 24 sessões de 60 minutos, durante o período de três meses. Concomitantemente, ao atendimento dos pacientes, os cuidadores do GRC e GP receberam suporte terapêutico e psicoeducação. Os participantes foram avaliados quanto ao alcance das metas selecionadas, às habilidades cognitivas e aos sintomas neuropsiquiátricos em três momentos: T1 (pré-intervenção), T2 (pósintervenção) e T3 (três meses após a intervenção). Com relação ao alcance das metas, os pacientes do GRC relataram melhora quanto à meta "praticar um hobby" em comparação com o GP (p < 0,05) e o GC (p < 0,05) no T2, mas a diferença não se manteve em T3. Os cuidadores do GRC, entretanto, relataram melhora no desempenho dos pacientes para "lembrar de dar recados", comparados aos GP (p < 0,05) e GC (p < 0,01) e melhora para "lembrar compromissos", em relação ao GC (p < 0,05), em T2. No T3, os cuidadores do GRC observaram melhora somente na "prática de um hobby" com relação aos GP (p < 0,05) e GC (p < 0,01). Não foram encontrados efeitos importantes da RC sobre as habilidades cognitivas, mas foi observado que os pacientes dos grupos GRC e GP apresentaram redução dos sintomas ansiosos e depressivos (p =< 0,05) no T2. Porém no T3, os sintomas depressivos aumentaram para o GP (p =< 0,05). Os cuidadores apresentaram diminuição do sofrimento relacionado às alterações comportamentais dos pacientes entre os tempos T1 e T2 (p < 0,05) e entre os tempos T1 e T3 (p < 0,05). De forma geral, nossos resultados sugerem que a RC apresenta efeitos positivos na funcionalidade, redução dos sintomas ansiosos e depressivos dos pacientes e diminuição do sofrimento dos cuidadores relacionado às alterações comportamentais dos pacientes, consistindo assim em uma ferramenta importante para o tratamento de sujeitos com DA leve
 
Título em inglês
Cognitive rehabilitation in group with focus on functional goals for patients with mild Alzheimer's disease: a controlled clinical trial
Palavras-chave em inglês
Alzheimer disease
Caregivers
Cognition, Neurobehavioral manisfestation
Cognitive therapy
Quality of life
Resumo em inglês
The present study was conducted in order to verify the effectiveness of Cognitive Rehabilitation (RC), applied in group, with a focus on functional goals, for individuals with mild Alzheimer's disease (AD). The sample consisted of 21 patients (mean age 75.2 years) and their caregivers, who were randomly divided into the following groups: patients undergoing RC (GRC; n = 6), placebo group (GP, n = 8) and control group (CG, n = 7). In GRC, RC techniques were used in order to improve the performance of patients in three functional goals, previously selected: "remembering errands", "remembering appointments" and "practicing a hobby." Patients from GP watched videos unrelated to the intervention and patients from GC did not participate in any planned intervention. GRC and GP groups participated in 24 sessions of 60 minutes, during the period of three months. Concomitantly, caregivers from GRC and GP, participated in group sessions of therapeutic support and psychoeducation. Participants were evaluated on the achievement of the selected goals, cognitive skills and neuropsychiatric symptoms in three moments: T1 (pre-intervention), T2 (post-intervention) and T3 (three months after the intervention). Regarding goals' achievement, GRC patients reported improvement of the goal related to "practicing a hobby" when compared to the GP (p < 0.05) and CG (p < 0.05) in T2, but the difference was not maintained at T3. However, GRC caregivers reported improved performance for patients for "remembering errands", when compared to GP (p < 0.05) and GC (p < 0.01), and for "remembering appointments", in relation to CG (p < 0.05), in T2. In T3, GRC caregivers observed improvement only for "practicing a hobby", in relation to GP (p < 0.05) and GC (p < 0.01). There was no important effects of the intervention on cognitive skills, but it was observed that patients of GRC and GP showed reduced symptoms of anxiety and depression (p = < 0.05), in T2. However, depressive symptoms increased for GP (p = < 0.05), in T3. Caregivers showed decreased distress related to behavioral changes in patients between the times T1 and T2 (p < 0.05) and between T1 and T3 (p < 0.05). Overall, our results suggest that the RC had positive effects in functionality, reduced symptoms of anxiety and depression in patients and reduced caregiver's suffering associated to the behavioral changes of patients. Therefore, RC consists of an important tool for the treatment of subjects with mild Alzheimer's disease
 
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Data de Publicação
2016-12-19
 
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