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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2023.tde-01082023-122323
Documento
Autor
Nome completo
Ana Luiza Vidal Milioni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Paulo Jannuzzi (Presidente)
Polanczyk, Guilherme Vanoni
Rosário, Maria Conceição do
Serpa, Mauricio Henriques
Título em português
Correlatos neurais, cognitivos e genéticos do Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH) em adultos com diferentes níveis de inteligência
Palavras-chave em português
Dopamina
Genótipo
Neuroimagem estrutural
QI
Testes neuropsicológicos
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Resumo em português
Introdução: Adultos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e QI mais elevado apresentam desempenho menos prejudicado em testes de atenção e funções executivas e tendem a implementar mecanismos (estratégias) para minimizar o impacto da disfunção executiva no dia-a-dia, podendo mascarar seus próprios sintomas e com isso postergar significativamente o diagnóstico. Estudos que investiguem possíveis marcadores biológicos para detecção mais precoce desses indivíduos são cruciais para o estabelecimento de intervenções efetivas. No entanto, pouco se sabe se existe uma arquitetura neural diferenciada e menos ainda sobre uma possível base genética correlacionada com esse fenótipo específico do TDAH em adultos. Ainda, os poucos estudos disponíveis avaliaram pacientes com historia de uso de medicação estimulante, algo que poderia afetar os resultados obtidos. Objetivo: investigar correlatos neurais, cognitivos e genéticos em adultos com TDAH com diferentes níveis de QI, nunca medicados para o transtorno. Método: 132 participantes, divididos em 66 pacientes adultos com diagnóstico de TDAH, sem histórico de tratamento anterior (treatment-näive), e 66 indivíduos saudáveis foram avaliados com testes neuropsicológicos, exames de neuroimagem estrutural (ressonância magnética do crânio) e exame de sangue para genotipagem de DAT e COMT, reconhecidos por sua relevância na regulação da Dopamina. Os dados de neuroimagem foram analisados com o programa FreeSurfer 5.3. Foram realizadas análises comparativas intergrupos (TDAH X Controles) e subdividindo os pacientes com TDAH por nível de QI (TDAH QI >110 X TDAH QI <110 x Controles), assim como análises de correlação entre os resultados dos exames aplicados. Resultados: pacientes com TDAH e QI elevado apresentaram déficits cognitivos em controle motor/flexibilidade cognitiva (séries motoras - FAB) e controle inibitório (erros por comissão no CPT), com maiores prejuízos entre os portadores do homozigoto Val/Val; apresentaram, também, alterações estruturais caracterizadas por aumento na espessura cortical do banks do temporal superior e diminuição na área do polo temporal. Por outro lado, pacientes com TDAH e QI mediano apresentaram déficits mais amplos e generalizados com prejuízo em todas as funções executivas avaliadas: velocidade de processamento (Stroop 2), flexibilidade cognitiva (TMT B), controle inibitório (Stroop 3, CPT erros de comissão) e atenção sustentada (CPT erros de omissão, WCST perda de set), funções executivas gerais (FAB), abstração (FAB Semelhanças) , assim como alterações em espessura cortical no temporal transverso, e de área no fusiforme e polo temporal. Pacientes com prejuízos mais pronunciados em teste de flexibilidade cognitiva também apresentaram alterações neurais (redução) mais proeminentes na área do fusiforme esquerdo. Conclusão: pacientes com TDAH e QI elevado apresentam alterações neuroestruturais distintas e menos alterações cognitivas em relação àqueles com QI mediano. De qualquer modo, os dados aqui reportados devem ser interpretados com cautela, devido ao tamanho restrito da amostra, portanto são necessários estudos mais amplos para confimar os resultados
Título em inglês
Neural, cognitive and genetic correlates of the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in adults with different IQ levels
Palavras-chave em inglês
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD)
Dopamine
Genotype
IQ
Neuropsychological tasks
Structural neuroimaging
Resumo em inglês
Introduction: Adults with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and elevated IQ present less pronounced alterations on the results of standardized tests of attention and executive functioning (EF), and tend to implement strategies to minimize the impact of the executive dysfunction in daily life. They can even mask their own symptoms, postponing the diagnosis. Studies investigating potential biomarkers, in order to provide early diagnosis are crucial for establishing effective intervention. However, it is unclear if there are differential neural architecture or genetic basis correlated to this specific phenotype of adult ADHD. The few studies available examined patients after a period of medication exposure, which is known to alter the neuropsychological/neuroimaging results. Objective: to investigate neural, cognitive and genetic correlates among adults with ADHD, with different IQ levels, who were never medicated for the disorder. Methods: 132 participants, divided in 66 patients with ADHD (treatment-naïve), and 66 healthy control individuals, were examined with neuropsychological assessment, structural neuroimaging resonance and blood test for genotyping the DAT and COMT gene, which are recognized for its relevance in dopamine regulation. The neuroimaging data analysis was performed with the FreeSurfer 5.3. package. We compared the data between groups (ADHD x controls) and dividing the ADHD group by IQ level (ADHD IQ>110 x ADHD IQ <110 x controls), and assessed for correlations. Results: patients with ADHD and elevated IQ presented cognitive impairment in tasks measuring motor control/cognitive flexibility (motor series FAB) and inhibitory control (comission errors CPT). Val/Val carriers were the worst performers; they also presented neurostructural alterations, characterized by increased cortical thickness of the right banks of the superior temporal and decreased area of the temporal pole. On the other hand, patients with average IQ presented widespread cognitive deficits, including lower performance in tasks measuring processing speed, cognitive flexibility, inhibitory control, sustained attention, abstraction and general executive functions. Concerning neurostructural alterations, they presented left transverse temporal thinning, and left fusiform and right temporal pole reduced areas, compared to the control group.Patients with worse performance in a task measuring cognitive flexibility also presented more prominent reduction in the left fusiform area. Conclusion: patients with ADHD and elevated IQ presented diverse neurostructural alterations and less neuropsychological alterations compared to those with average IQ. Still, the results reported must be interpreted with care, because of our small sample size. Future studies are required to confirm and expand our results
 
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Data de Publicação
2023-08-15
 
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