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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2022.tde-18042023-142850
Documento
Autor
Nome completo
Ingrid Kandler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero (Presidente)
Bertozzi, Ana Paula Antunes Pascalicchio
Escobar, Ana Maria de Ulhoa
Valente, Maria Helena
Título em português
O impacto da prematuridade no desenvolvimento psicossocial aos 3 anos de idade de crianças nascidas na região oeste do município de São Paulo
Palavras-chave em português
Comportamento infantil
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento psicossocial
Impacto psicossocial
Prematuridade
Temperamento infantil
Resumo em português
Introdução: Crianças que nascem prematuras apresentam maior risco de evoluir com atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor, nos seus diferentes domínios. O aspecto psicossocial do desenvolvimento dos prematuros, embora possa estar relacionado a prejuízos na socialização, escolarização e no desempenho profissional e social na vida adulta, tem sido menos estudado. Considerando-se a alta taxa de prematuridade em nosso meio e os possíveis impactos negativos, é importante a avaliação do desenvolvimento psicossocial das crianças prematuras. Objetivos: Avaliar o desenvolvimento psicossocial de crianças nascidas prematuras aos 3 anos de idade, comparando-as com as nascidas a termo e associar os achados a fatores de maternos e condições de nascimento. Metodologia: estudo tipo coorte, descritivo, prospectivo e analítico, envolvendo 3604 crianças. Foram utilizados os dados do nascimento e das visitas domiciliares realizadas aos 3 anos de idade. O desfecho (desenvolvimento psicossocial aos 3 anos de idade) foi avaliado a partir de 2 instrumentos - o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e o Effortful Control (EC). As principais variáveis independentes forma: idade gestacional, peso de nascimento, condições de nascimento, gênero, idade e escolaridade materna. Modelos de regressão linear foram usados para análise dos dados utilizando-se o software Stata 15 estatistical software package (StataCorp, 2011). Discussão: As análises não revelaram diferenças entre as crianças nascidas prematuras e as crianças nascidas de termo no que diz respeito ao desenvolvimento do domínio psicossocial, diferentemente do que ocorre em outros domínios. Conclusão: Este foi um estudo exploratório. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento do desenvolvimento psicossocial das crianças nascidas prematuramente, assim como um acompanhamento de mais longo prazo para identificar se a idade gestacional impacta esse domínio do desenvolvimento do indivíduo
Título em inglês
The impact of prematurity on the psychosocial development at 3 years of age of children born in the western region of the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Child development
Childish behaviour
Childish temperament
Prematurity
Psychosocial development
Psychosocial impact
Resumo em inglês
Introduction: Children who are born premature are at greater risk of developing neuropsychomotor developmental delays in their different domains. The psychosocial aspect of premature infants' development, although it may be related to impairments in socialization, schooling and professional and social performance in adult life, has been less studied. Considering the high rate of prematurity in our country and the possible negative impacts, it is important to assess the psychosocial development of premature children. Objectives: To evaluate the psychosocial development of children born prematurely at 3 years of age, comparing them with those born at term and to associate the findings with maternal factors and birth conditions. Methodology: cohort, descriptive, prospective and analytical study, involving 3604 children. Data from birth and home visits performed at 3 years of age were used. The outcome (psychosocial development at age 3) was assessed using 2 instruments - the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and the Effortful Control (EC). The main independent variables form: gestational age, birth weight, birth conditions, gender, age and maternal education. Linear regression models were used for data analysis using the Stata 15 statistical software package (StataCorp, 2011). Discussion: The analyzes did not reveal differences between children born prematurely and children born at term with regard to the development of the psychosocial domain, unlike what occurs in other domains. Conclusion: This was an exploratory study. There is a need to deepen knowledge of the psychosocial development of children born prematurely, as well as a longer-term follow-up to identify whether gestational age impacts this domain of the individual's development
 
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IngridKandler.pdf (3.93 Mbytes)
Data de Publicação
2023-05-05
 
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