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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-13042023-151108
Documento
Autor
Nome completo
Rachel Mocelin Dias Coelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ferrer, Ana Paula Scoleze (Presidente)
Bertozzi, Ana Paula Antunes Pascalicchio
Escobar, Ana Maria de Ulhoa
Gomes, Filumena Maria da Silva
Título em português
Perfil de prontidão escolar de crianças do sistema público de educação da região oeste do município de São Paulo
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Avaliação educacional
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento pré-escolar
Ensino
Pré-escolar
Resumo em português
As primeiras experiências da criança podem afetar fortemente o seu aprendizado e vida acadêmica e, consequentemente, o seu potencial na vida adulta. A prontidão escolar é um conceito complexo e pode ser definida como a condição em que uma criança apresenta as habilidades necessárias para se envolver em experiências de aprendizagem na escola, e abrange vários domínios, incluindo: saúde física e desenvolvimento sensório-motor, habilidades de comunicação e linguagem, funções executivas, traduzidas em competência social e maturidade emocional, conhecimentos gerais e cognição, conhecimentos de pré-escrita e numéricos além de entusiasmo e curiosidade em aprender. A aprendizagem é influenciada por diversos fatores e depende do contexto familiar e ambiente escolar em que a criança está inserida. Objetivo: Analisar o perfil de prontidão escolar em crianças em idade pré-escolar moradoras da região oeste do município de São Paulo. Métodos: estudo de corte transversal, analisando os dados da avaliação realizada em 443 crianças pertencentes a uma coorte de nascimentos, utilizando o instrumento IDELA (International Development and Early Learning Assessment), correlacionando-se os resultados às características demográficas e socioeconômicas. Resultados: Foram avaliadas 443 crianças entre 55 e 72 meses de idade. As crianças apresentaram bom escore geral de prontidão escolar (pontuação média de 76,37) e bons resultados nos domínios motor (pontuação média 82,59), pré-matemática (pontuação média de 79,88) e socioemocional (pontuação média de 77,21).Os piores resultados foram encontrados em relação às habilidades de pré-escrita (pontuação média de 67,57), com menos da metade (40,9%) das crianças sendo classificadas como adequadas, e das funções executivas (pontuação média de 72,80), sendo que nesse o domínio 4,1% das crianças apresentaram escores classificados como insuficientes e no qual se verificou maior variabilidade entre as crianças estudadas. A idade foi a única variável correlacionada à prontidão escolar das crianças e ao desempenho delas em relação às capacidades de pré-escrita, pré-matemática e motora. A pontuação no domínio funções executivas só esteve correlacionada à escolaridade do cuidador principal. Conclusão: As crianças do ensino público da região oeste do município de São Paulo apresentaram adequada prontidão escolar, exceto nos domínios de pré-escrita e de funções executivas. As estratégias pedagógicas devem priorizar o estímulo dessas habilidades para favorecer o desempenho e aprendizado das crianças ao ingressarem no ensino fundamental
Título em inglês
School readiness profile of children from the public education system in the western region of the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Child development
Child preschool
Educational measurement
Learning
Preschool development
Teaching
Resumo em inglês
A child's first experiences can strongly affect their learning and academic life and, consequently, their potential in adult life. School readiness is a complex concept and can be defined as the condition in which a child displays the skills necessary to engage in learning experiences at school, and embrace several domains including: physical health and sensorimotor development, communication skills and language, executive functions, translated into social competence and emotional maturity, general knowledge and cognition, pre-writing and numerical skills, as well as enthusiasm and curiosity to learn. Learning is influenced by several factors and depends on the family context and school environment in which the child is inserted. Objective: To analyze the profile of school readiness in preschool-age children living in the western region of the city of São Paulo. Methods: Cross-sectional study, analyzing data from the assessment performed on 443 children belonging to a birth cohort, using the IDELA instrument (International Development and Early Learning Assessment), correlating the results with demographic and socioeconomic characteristics. Results: 443 children between 55 and 72 months of age were evaluated. The children had a good overall score for school readiness (average score of 76.37) and good results in the motor (average score of 82.59), pre-mathematics (average score of 79.88) and socio-emotional (average score of 77. 21). The worst results were found for pre-writing skills (average score of 67.57), with less than half (40.9%) of the children being classified as adequate, and for executive functions (average score of 72.80), and in this domain, 4.1% of the children had scores classified as insufficient and in which there was greater variability among the children studied. Age was the only variable correlated with children's school readiness and their performance in terms of pre-writing, pre-mathematics and motor skills. The score in the executive functions domain was only correlated with the primary caregiver's education. Conclusion: Children from public schools in the western region of the city of São Paulo showed adequate school readiness, except in the pre-writing and executive functions domains. Pedagogical strategies should prioritize the stimulation of these skills to favor the performance and learning of children when they enter elementary school
 
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Data de Publicação
2023-04-17
 
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