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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2021.tde-09082021-092648
Documento
Autor
Nombre completo
Hélida Lucia Paulini Thomazini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Casella, Erasmo Barbante (Presidente)
Brentani, Alexandra Valeria Maria
Garcia, Paulo Sergio
Sampaio, Leticia Pereira de Brito
Título en portugués
Descrição da aprendizagem escolar da criança com transtorno do espectro autista nas áreas de matemática, leitura e escrita
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Aprendizagem escolar
Deficiências da aprendizagem
Inclusão escolar
Transtorno do espectro autista
Resumen en portugués
Este estudo tem como foco central apresentar a descrição do processo de aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista nível 1. Considera-se que as pesquisas referentes ao ensino de habilidades acadêmicas para alunos com esse transtorno são recentes, justificando a relevância de ampliar a investigação dos processos de aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista. Esta pesquisa aborda as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e aritmética dos alunos com transtorno do espectro autista matriculados na rede pública regular de ensino municipal de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Apresentase o panorama do município, considerando que a qualidade de vida, investimento e infraestrutura da educação e serviços públicos oferecidos estão diretamente relacionados ao atendimento ofertado nas escolas aos alunos público alvo do programa de inclusão escolar, influenciando no desempenho apresentado pelos alunos participantes deste estudo. A pesquisa, de natureza investigativa, foi realizada com 30 (trinta) crianças matriculadas nas séries iniciais da rede pública municipal de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. O estudo tem o objetivo de avaliar e descrever a aprendizagem do referido público, identificando os conteúdos que apresentam mais dificuldade e se essas dificuldades têm relação entre si. Também é propósito da pesquisa analisar possíveis variáveis que possam mudar o resultado da avaliação realizada e as eventuais modificações necessárias para cada um durante a aplicação dos testes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, que utiliza a abordagem qualitativa-quantitativa, pois considera-se que existe uma relação complexa na aprendizagem, envolvendo fatores que interferem nos resultados dos testes. Foram aplicados os seguintes testes relacionados às aprendizagens básicas de leitura, escrita e aritmética: 1- Teste de desempenho escolar, com os subtestes de leitura, escrita e aritmética, 2- Prova de avaliação dos processos de leitura e compreensão - versão reduzida, 3- Teste de Bastos. Os resultados indicam que os alunos com transtorno do espectro autista participantes da pesquisa apresentam habilidades de leitura e escrita de palavras, sinalizando compreensão das estruturas lexicais e fonológicas esperadas no processo de alfabetização. O estudo aponta para a crescente dificuldade conforme o nível de abstração aumenta, exigindo maior elaboração e sistematização da escrita ortográfica, da compreensão de textos e do raciocínio lógico matemático complexo
Título en inglés
Description of school learning for children with autism spectrum disorder in the areas of mathematics, reading and writing
Palabras clave en inglés
Autism spectrum disorder
Learning
Learning disabilities
Learning education
Mainstreaming education
Resumen en inglés
This study has as its central focus to present the description of the learning process of children with autism spectrum disorder level 1. It is considered that the researches related to the teaching of academic skills to students with this disorder are recent, justifying the relevance of expanding the investigation learning processes of children with autism spectrum disorder. This study addresses the learning, reading and writing difficulties of students with autism spectrum disorder enrolled in the regular public municipal school system in São Caetano do Sul, state of São Paulo. The panorama of the municipality is presented, considering that the quality of life, investment and infrastructure offered to education and public services offered are directly related to the care offered in schools to students target audience of the school inclusion program, influencing the performance presented by participating students of this study. The research, of an investigative nature, was carried out with 30 (thirty) children enrolled in the initial grades of the municipal public network of São Caetano do Sul, state of São Paulo. The study aims to evaluate and describe the learning of that audience, identifying the contents that have more difficulty and if these difficulties are related to each other. It is also the purpose of the research to analyze possible variables that could change the result of the evaluation carried out and the possible modifications necessary for each one during the application of the tests. It is a descriptive research, of an applied nature, which uses the qualitative-quantitative approach, as it is considered that there is a complex relationship in learning, involving factors that interfere in the test results. The following tests related to basic learning of reading, writing and arithmetic were applied: 1- Test of school performance, with the subtests of reading, writing and arithmetic, 2- Test of evaluation of the processes of reading and comprehension - short version, 3- Bastos test. The results indicate that students with autism spectrum disorder participating in the research show reading and writing skills of words, signaling an understanding of the lexical and phonological structures expected in the literacy process. The study points to the increasing difficulty as the level of abstraction increases, requiring greater elaboration and systematization of orthographic writing, text comprehension and complex mathematical logical reasoning
 
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Fecha de Publicación
2021-08-09
 
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