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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2023.tde-26062023-152811
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Maria Paglioni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Paiva, Wellingson Silva (Presidente)
Jeng, Brasil Chian Ping
Ribeiro, Iuri Santana Neville
Santo, Marcelo Prudente do Espirito
Título en portugués
Efeito do treino cognitivo durante a estimulação transcraniana por corrente contínua sobre a memória em pacientes com traumatismo cranioencefálico: um estudo duplo-cego, randomizado, placebo-controlado
Palabras clave en portugués
Estimulação elétrica
Memória
Memória episódica
Plasticidade neuronal
Reabilitação
Traumatismos encefálicos
Resumen en portugués
Introdução: O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma das principais causas de sequelas e perda de produtividade de adultos jovens. Logo após a lesão, pode ocorrer a perda de conectividade entre as diferentes áreas do cérebro devido a agressão ao cérebro causado por força física externa, impactando a capacidade de funcionamento e cognitiva dos pacientes. A neuroplasticidade tem importante papel na recuperação neural, homeostase, reestabelecimento de novas sinapses, porém parece ser limitada. Técnicas de treino cognitivo e de estimulação elétrica por corrente contínua (ETCC) têm sido usadas como meio de favorecer e modular a neuroplasticidade cerebral em pessoas com déficits cognitivos e funcionais. Evidências sugerem que a ETCC concomitante ao treino cognitivo é eficaz para melhorar funções cognitivas em pacientes com doenças neurológicas. Porém, estudos em pessoas com TCE ainda são escassos, resultando em poucas opções de tratamentos para sequelas nesses pacientes. Objetivo: Comparar o resultado do índice de memória nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção, 2 (logo após intervenção) e 3 (após 03 meses do término da intervenção) e entre os grupos 1 (ETCC ativa CTB), 2 (ETCC ativa CPFDLE) e 3 (placebo). Método: Estudo de prova de conceito, clínico randomizado, duplo-cego, placebo-controlado. A amostra é composta por 34 pacientes adultos de ambos os sexos, a partir de seis meses após o TCE fechado e sem contraindicações à ETCC. Três grupos paralelos foram aleatoriamente alocados de acordo com o local e o tipo de estimulação: grupo 1 (CBT n=10, ETCC ativo sobre o cortex temporal bilateral), grupo 2 (CPFDLE n=13 ETCC ativo sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, e grupo 3 (n=11 ETCC placebo). Dez sessões de ETCC forão realizadas. A intensidade da corrente ativa foi de 2 mA por 20 minutos por sessão e o treino cognitivo online (foi concomitante à ETCC). A análise do desempenho durante as 10 sessões de treino cognitivo é medida pelo tempo de reação das respostas. Resultados: Do grupo ativo 1, (CTB) 7% dos participantes eram do gênero masculino e 3% do gênero feminino, com idade média de 28,6 anos, escolaridade média de 12,8 anos. Do grupo ativo 2, (CPFDLE) 10% dos participantes eram do gênero masculino e 3% do gênero feminino, com idade média de 35,2 anos, escolaridade média de 12 anos. Do grupo 3 (placebo), 7% dos participantes eram do gênero masculino e 4% do gênero feminino, com idade média de 38 anos, escolaridade média de 13,5 anos. Em relação a classificação por tipo de trauma dos participantes do grupo placebo, n=6 (54,4%) tiveram LAD Moderado, n=1 (9%) LAD Grave, n=3 (27,2%) tiveram TCE Moderado (1 Hematoma Subdural Agudo, 1 Hematoma Subdural Crônico e 1 Hematoma Extradural Agudo) e n=1 (9%) TCE Grave (1 Hematoma Extradural Agudo). Na avaliação neuropsicológica referente do índice de memória, analisando os resultados Z-score, nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 2 (logo após intervenção) (1= -0,14, p= 0,72) e nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 3 (após 3 meses do término da intervenção). (2= -0,61, p= 0,89) e na interação (3 = 6,28, p= 0,29). Na avaliação neuropsicológica referente ao índice de atenção, analisando os resultados Z-score nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 2 (logo após intervenção) (1=-0,33, p=0,78) e nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 3 (após 3 meses do término da intervenção) (2=0,18, p=0,69) e na interação (3 = 0,45, p= 0,79). Na avaliação neuropsicológica referente do índice as funções executivas, analisando os resultados Z-score, nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 2 (logo após intervenção) (1=-0,44, p=0,39) e nas avaliações neuropsicológicas 1 (pré-intervenção) e 3 (após 3 meses do término da intervenção) (2=0,33, p=0,49) e na interação (3 = 0,32, p= 0,92). Em relação aos resultados relacionados ao treino cognitivo de memória concomitante a ETCC, referente ao tempo de reação médio dos participantes ao longo das tarefas no treino de memória entre os 3 grupos (1= -0,24, p=0,45). Quando o tempo médio das respostas foi analisado entre os grupos ETCC ativo versus ETCC placebo, (1= 4,32, p<0,001), observou-se efeito do nível da tarefa (2= -1,00, p=0,56). Em relação aos resultados relacionados ao treino cognitivo de atenção concomitante a ETCC, referente ao tempo de reação médio dos participantes ao longo das tarefas no treino de atenção entre os 3 grupos (1= 0,03, p=0,07). Quando o tempo médio das respostas foi analisado entre os grupos ETCC ativo versus ETCC placebo (1= -0,76, p=0.64), observou-se efeito do nível da tarefa, (2= -1,31, p<0,001). Conclusão: Não foi encontrado efeito significativo em relação a análise cognitiva entre a avaliação neuropsicológica 1 e 2 e avaliação neuropsicológica 1 e 3 e entre os grupos 1, 2 e 3, os testes utilizados para análise do índice de memória episódica, não confirmando desta forma a hipótese principal. Registro do ensaio clínico no clinicaltrials.gov - (NCT04540783)
Título en inglés
Effect of cognitive training during transcranial direct current stimulation on memory in patients with traumatic brain injury: a double-blind, randomized, placebo-controlled study
Palabras clave en inglés
Brain injury
Electrical stimulation
Episodic memory
Memory
Neuronal plasticity
Rehabilitation
Resumen en inglés
Introduction: Traumatic brain injury (TBI) is one of the main causes of sequelae and loss of productivity in young adults. Soon after the injury, there may be a loss of connectivity between the different areas of the brain due to aggression to the brain caused by an external physical force, impacting the functioning and cognitive capacity of patients. Neuroplasticity plays an important role in neural recovery, homeostasis, and re-establishment of new synapses, but it seems to be limited. Cognitive training techniques and direct current electrical stimulation (TDCES) have been used to promote and modulate brain neuroplasticity in people with cognitive and functional deficits. Evidence suggests that TDCES concomitant with cognitive training is effective in improving cognitive functions in patients with neurological diseases, but studies in people with TBI are still scarce, resulting in few treatment options for post-TBI sequelae. Objective: To compare the results of the memory index in neuropsychological evaluations 1 (pre-intervention), 2 (immediately after intervention) and 3 (3 months after the end of intervention) and between groups 1 (active CBT - CTB), 2 (active CPFDLE) and 3 (sham). Results: From active group 1, (CTB) 7% of participants were male and 3% were female, mean age 28.6 years, mean education 12.8 years. Of active group 2, (CPFDLE) 10% of the participants were male and 3% were female, mean age 35.2 years, mean education 12 years. In group 3 (sham), 7% of the participants were male and 4% were female, mean age 38 years, mean education 13.5 years. Regarding the trauma classification of the sham group participants, n=6 (54.4%) had moderate LAD, n=1 (9%) had severe LAD, n=3 (27.2%) had moderate TBI (1 acute subdural hematoma, 1 chronic subdural hematoma and 1 acute extradural hematoma) and n=1 (9%) had severe TBI (1 acute extradural hematoma). In the neuropsychological assessment referring to the memory index, analyzing the Z-score results, in neuropsychological assessments 1 (pre-intervention) and 2 (right after intervention) (1=-0.14, p=0.72) and in neuropsychological assessments 1 (pre-intervention) and 3 (after 3 months of the end of intervention). (2= -0.61, p=0.89) and in the interaction (3 = 6,28, p= 0,29). In the neuropsychological assessment referring to the attention index, analyzing the Z-score results in neuropsychological assessments 1 (pre-intervention) and 2 (right after intervention) (1=-0.33, p=0.78) and in neuropsychological assessments 1 (pre-intervention) and 3 (after 3 months of the end of intervention) (2=0.18, p=0.69) and in the interaction (3 = 0,45, p= 0,79). In the neuropsychological evaluation referring to the executive functions index, analyzing the Z-score results, in neuropsychological evaluations 1 (pre-intervention) and 2 (right after intervention) (1=-0.44, p=0.39) and in neuropsychological evaluations 1 (pre-intervention) and 3 (after 3 months from the end of intervention) (2=0.33, p=0.49) and in the interaction (3 = 0,32, p= 0,92). Regarding the results related to cognitive memory training concomitant to TDCES, regarding the mean reaction time of the participants throughout the tasks in the memory training among the 3 groups (1= -0.24, p=0.45). When the mean response time was analyzed between the active versus placebo TDCES groups, (1= 4.32, p<0.001), an effect of task level was observed (2= -1.00, p=0.56). Regarding the results related to the cognitive attention training concomitant to TDCES, regarding the mean reaction time of the participants throughout the tasks in the attention training among the 3 groups (1= 0.03, p=0.07). When the mean response time was analyzed between the active versus placebo CSTT groups (1= -0.76, p=0.64), an effect of task level was observed, (2= -1.31, p<0.001). Conclusion: No significant effect was found regarding cognitive analysis between neuropsychological assessment 1 and 2 and neuropsychological assessment 1 and 3 and between groups 1, 2 and 3, the tests used for analysis of the episodic memory index, thus not confirming the main hypothesis. Clinical trial registration at clinicaltrials.gov - (NCT04540783)
 
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Fecha de Publicación
2023-07-04
 
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