• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-19042013-115603
Documento
Autor
Nome completo
Luisa Carmen Spezzano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Radanovic, Marcia (Presidente)
Giacheti, Célia Maria
Machado, Luis dos Ramos
Título em português
Estudo da habilidade de nomeação de objetos e verbos - análise dos tipos de erros
Palavras-chave em português
Adulto
Afasia
Linguagem
Nomes
Semântica
Testes neuropsicológicos
Tradução
Vocabulário
Resumo em português
A nomeação constitui uma das tarefas mais importantes no processamento da linguagem. A nomeação de diferentes categorias semânticas e gramaticais diverge em suas propriedades lexicais e possui substratos neuroanatômicos distintos. Esta pesquisa tem como objetivos caracterizar as alterações de nomeação de sujeitos com afasia, comparando-os aos sujeitos sem alteração de linguagem e estabelecer relações da tipologia de resposta na tarefa de nomeação de verbos e de substantivos em afásicos. A amostra foi composta por indivíduos divididos em dois grupos: GC e GP. O GC foi constituído de 95 sujeitos sem alteração de linguagem, com média de idade de 56,7 anos (15,4) e escolaridade de 9,3 anos (4,4). O GP foi constituído por 33 afásicos, subdividido em não fluentes (GNF) e fluentes (GF). No GNF foram avaliados 17 sujeitos com média de idade de 65,5 anos (14) e escolaridade de 8,2 anos (6,4). No GF foram avaliados 16 sujeitos com média de idade de 60,5 anos (16,7) e escolaridade de 11,5 anos (7,6). O teste utilizado foi a bateria inglesa An Object and Action Naming Battery (Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos - BNOV). Houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de afásicos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,001). O número de acertos para a nomeação de substantivos é maior do que para verbos no GNF enquanto o número de acertos para a nomeação de verbos é maior no GF. Os sujeitos do GNF apresentaram como tipo de resposta desviante mais frequente a "complementação por gesto", seguido dos tipos xiii "hiperônimo" e "componente" na nomeação de substantivos e "erros de associação", "co-hipônimo", e "substantivo relacionado", na nomeação de verbos. Os sujeitos do GF apresentaram como tipo de resposta desviante mais frequente o "neologismo", seguido de "parafasia fonêmica" e "circunlóquios" para a nomeação de substantivos e "neologismo", "erros fonológicos" e "circunlóquios" para verbos.
Título em inglês
Study of ability naming of objects and verbs - analysis of errors types
Palavras-chave em inglês
Adult
Aphasia
Language
Names
Neuropsychological Tests
Semantics
Translating
Vocabulary
Resumo em inglês
Naming is one of the most important functions in language processing. The naming of different semantic and grammatical categories diverge in their lexical properties and possess distinct neuroanatomical substrates. This study aims at characterizing the naming alterations and types of errors of aphasic individuals in a verbs and nouns naming. The sample was composed of subjects divided into two groups: GC and GP. The GC consisted of 95 subjects with no language impairment, with the mean age of 56.7 years (15.4) and schooling of 9.3 years (4.4). The GP comprised 33 aphasic patients, subdivided into non fluent (GNF) and fluent (GF). In the GNF, 17 subjects with the mean age of 65.5 years (14) and schooling of 8.2 years (6.4) were evaluated. In the GF, 16 subjects with the mean age of 60.5 years (16.7) and 11.5 years of schooling (7.6) were evaluated. The test used was the English battery An Object and Action Naming Battery. There were statistically significant differences between the aphasic groups as to the number of correct answers for nouns and verbs (p <0.001). The number of correct answers in the naming task for nouns was higher than for verbs in the GNF, while the number of correct answers in the naming of verbs was higher in the GF. The most frequent type of error presented by the GNF presented "complementation by gesture", followed by "hyperonym" and "component" in the naming of nouns and "association errors", "hyponym", and "related noun" in the naming of verbs. The most frequent type of error presented by the GF was "neologism", followed by "phonemic paraphasia" and "circumlocutions" in the naming of nouns and "neologism", "phonological errors" and "circumlocutions" for verbs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LuisaCarmenSpezzano.pdf (480.41 Kbytes)
Data de Publicação
2013-04-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.