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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.5.2002.tde-29042010-095820
Document
Author
Full name
Elen Rose Lodeiro Castanheira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2002
Supervisor
Committee
Nemes, Maria Ines Baptistella (President)
Carandina, Luana
Lima, Josué Nazareno de
Novaes, Hillegonda Maria Dutilh
Schraiber, Lilia Blima
Title in Portuguese
Avaliação da assistência ambulatorial a pessoas vivendo com HIV/aids em serviços públicos no estado de São Paulo: relações entre qualidade e organização do processo de trabalho
Keywords in Portuguese
Administração de serviços de saúde/organização & administração
Assistência ambulatorial/métodos
Avaliação de programas
Desenvolvimento de programas
Garantia da qualidade dos cuidados de saúde/métodos
São Paulo
Setor público
Síndrome de imunodeficiência adquirida/patologia
Abstract in Portuguese
Trata-se de um pesquisa avaliativa, de caráter qualitativo, que avaliou a qualidade da assistência em 27 serviços públicos de atenção à aids no estado de São Paulo. A assistência ambulatorial foi avaliada enquanto uma ação programática integrada às propostas ético normativas do Programa Nacional de DST/Aids, utilizando-se o conceito de organização tecnológica do trabalho tanto para a montagem dos instrumentos de avaliação, como categoria de análise. Os parâmetros programáticos utilizados foram: clareza na priorização, especificidade na apreensão e manipulação dos objetos, acoplamento amarrado de atividades, acessibilidade do alvo, foco de julgamento e avaliação e compreensão e adesão dos agentes às proposições éticas do Programa. O material empírico foi colhido através de entrevistas com os gerentes e observação do trabalho. A partir desse material, foram definidos como indicadores programáticos da assistência ambulatorial: o fluxo articulado e diversificado de alternativas assistenciais, o acolhimento dos pacientes novos, a atenção integral às gestantes, a abordagem da sexualidade, da concepção e da adesão ao tratamento, o encaminhamento dos pacientes difíceis, as abordagens psico-sociais e os mecanismos de integração da equipe. Os resultados indicaram que a organização tecnológica da assistência na média dos serviços conforma um modelo tecnológico de transição entre a assistência médica ambulatorial tradicional, tendo como eixo o trabalho médico especializado, e um modelo de atenção integral, centrado no trabalho multiprofissional e orientado pelo plano ético normativo do programa. A composição dos indicadores pode delimitar 3 grupos de qualidade, tecnologicamente distintos, tendo no grupo de melhor qualidade os serviços que têm conseguido avançar na radicalização de suas propostas assistenciais na direção dos compromissos éticos de promoção e emancipação dos sujeitos. Os resultados desta pesquisa estão sendo utilizados para validação de uma avaliação de qualidade dos ambulatórios públicos de assistência à aids em todo o Brasil.
Title in English
Evaluation of the health care to people living with HIV/AIDS (PLWHA) in the State of São Paulo, Brazil: relationship between organizational dimensions and quality of care
Keywords in English
Acquired immunodeficiency syndrome/pathology
Ambulatory care/methods
Health services administration/organization and administration
Program development
Program evaluation
Public sector
Quality assurance health care/methods
São Paulo
Abstract in English
Twenty-seven AIDS outpatient services from São Paulo State public health system, Brazil had their quality of care evaluated. Interviews with the managers and work observation were applied in all services. The approach was focused on the integration of the process of care through the following evaluation parameters: prioritization of relevant work targets; use of different and specific technical approaches; evaluation activities; health team integration, and communication between professionals and patients The analysis was carried out through the following empirical indicators: routine for the patients who missed appointments and/or interrupted the treatment, are pregnant or drug users and who had their first contact with the service, routine discussing sexuality, conception, and adherence; regular use of psychological and social approaches; regular mechanisms of integration among different professionals, e.g. meetings, case discussions and training; initiatives in enhancing dialogue with patients, e.g. discussion groups and with the community, e.g. ombudsman and cooperation with NGO; skills coping with non predictable situations, e.g. patients who frequently miss appointments or refuse the treatment or asked for other kinds of appointment routines; manager leadership in dealing with technical and ethical issues on team interaction. With the analysis of this indicator network it was possible to classify the 27 services in 3 levels of quality. These results are being used to establish criteria for the quality of care evaluation, which is being carried out on a national scale in the AIDS Brazilian Program.
 
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Publishing Date
2010-05-05
 
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