Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2022.tde-15062022-094057
Documento
Autor
Nome completo
Mayra Figueiredo Barata
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Levy, Renata Bertazzi (Presidente)
Castro Junior, Paulo Cesar Pereira de
Costa, Bruna Vieira de Lima
Gouveia, Nelson da Cruz
Título em português
A associação territorial entre escolas e comércios de alimentos ultraprocessados em cinco capitais brasileiras
Palavras-chave em português
Adolescente
Ambiente alimentar
Associação territorial
Brasil
Criança
Escolas
Resumo em português
INTRODUÇÃO: Evidências sugerem associações entre ambiente alimentar comunitário com alimentação, estado nutricional e desfechos em saúde. No entanto, a influência de ambientes alimentares em indivíduos pode apresentar variações ou similaridades de acordo com diferentes contextos. Nesse sentido, estudos que investiguem essas influências em diferentes cenários são primordiais para a compreensão do limite das relações investigadas. Especificamente para crianças e adolescentes, o ambiente escolar desempenha um importante papel, uma vez que a qualidade dos alimentos disponíveis dentro e nas proximidades das escolas pode influenciar desfechos de saúde e a alimentação dessa população. Neste estudo, analisamos o ambiente alimentar comunitário e sua associação territorial com escolas em cinco capitais brasileiras: Belém, Brasília, Florianópolis, Salvador e São Paulo. MÉTODOS: Trata-se de um estudo censitário com a utilização de dados secundários de cinco capitais brasileiras. Pontos correspondentes às escolas e a dez tipos de estabelecimentos que comercializam alimentos ultraprocessados foram georreferenciados, utilizando seus códigos de endereçamento postal (CEPs), no mapa de Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) das cidades selecionadas para o estudo. Foram conduzidas análises descritivas dos estabelecimentos que comercializam alimentos ultraprocessados e das escolas que ofertam ensino fundamental e/ou médio. Posteriormente, foram geradas medidas de densidade por 10.000 habitantes de escolas e de estabelecimentos para cada UDH. Mapas de símbolos proporcionais da densidade de estabelecimentos total e mapas temáticos, graduados de acordo com densidade de escolas em cada cidade foram confeccionados. Associações entre densidade de escolas e densidade de estabelecimentos total e de cada tipo de estabelecimento foram avaliadas por meio de modelos de regressão binomial negativo para cada cidade e regressão binomial negativo multinível para o conjunto de cidades. RESULTADOS: Foi identificado que restaurantes, lanchonetes e minimercados são os estabelecimentos que comercializam alimentos ultraprocessados mais prevalentes nas capitais estudadas, com algumas variações entre cidades. Além disso, foram encontradas associações positivas entre a densidade de estabelecimentos AUP, de lanchonetes e padarias, de mini-mercados e de restaurantes com a densidade de escolas nos bairros das cinco capitais e no total do universo estudado. CONCLUSÕES: Nossos resultados sugerem que crianças e adolescentes de escolas de ensino fundamental e/ou médio podem estar sujeitos a um ambiente alimentar não saudável nas proximidades das instituições. Os resultados auxiliam na compreensão da distribuição de ambientes alimentares obesogênicos em cinco capitais brasileiras e fornecem evidências para a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas que visem a transformação de ambientes alimentares não saudáveis na proximidade de escolas em espaços promotores de alimentação saudável e garantidores de Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável.
Título em inglês
The territorial association between schools and ultra-processed food retailers in five Brazilian capitals
Palavras-chave em inglês
Adolescent
Brazil.
Child
Food environment
Schools
Territorial association
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Evidence suggests associations between community food environments with diet, nutritional status and health outcomes. However, the influence of food environments on individuals may present variations or similarities according to different contexts. In this sense, studies that investigate these influences in different settings are paramount to understanding the limits of the relationship investigated. Specifically, for children and adolescents, the school environment plays an important role, since the quality of food available in and around schools can influence health outcomes and the diet of this population. In this study, we analyzed the community food environment and its territorial association with schools in five Brazilian capitals: Belem, Brasília, Florianopolis, Salvador and Sao Paulo. METHODS: This is a census study that used secondary data from five Brazilian capitals. Points corresponding to schools and ten types of ultra-processed food retailers were georeferenced, using their ZIP codes on the map of Human Development Units of the cities selected for the study. Descriptive analyses of schools and ultra-processed food retailers were conducted. Subsequently, density measures per 10,000 inhabitants of schools and food retailers were generated for each Human Development Unit. Proportional symbol maps of the total density of ultra-processed food retailers and thematic maps, graded according to the density of schools in each city were made. Associations between school density and ultra-processed food retailer's density were evaluated using negative binomial regression models for each city and multilevel negative binomial regression for the set of cities. RESULTS: It was identified that restaurants, snack bars and mini-markets are the most prevalent ultra-processed food retailers in the studied capitals, with some variations between cities. Positive associations were found between the densities of the total ultra-processed food retailer's, snack and bakeries, mini-markets and restaurants with school density in the neighborhoods of the five capitals and in the total studied universe. CONCLUSIONS: Our results suggest that children and adolescents may be subjected to an unhealthy food environment in the vicinity of the institutions. The results help to understand the distribution of obesogenic food environments in five Brazilian capitals and provide evidence for the design and development of public policies aimed at transforming unhealthy food environments near schools into spaces that promote healthy eating and ensure Food and Nutrition Security and the Human Right to Adequate Food.
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Data de Publicação
2022-06-23