• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.5.2012.tde-26042012-095227
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiana Silveira Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Criado, Paulo Ricardo (Presidente)
Festa Neto, Cyro
Machado Filho, Carlos D'Apparecida Santos
Título en portugués
Projeto de educação a distância em dermatologia voltado para estudantes de graduação em medicina
Palabras clave en portugués
Dermatologia
Educação a distância
Educação médica
Internet
Resumen en portugués
Os problemas dermatológicos afetam aproximadamente um terço da população em algum momento da sua vida e, em aproximadamente 10 a 15% de todas as consultas médicas, a queixa principal deve-se a um problema dermatológico. A despeito desta importância, diversos estudos têm demonstrado deficiências no ensino de dermatologia nos cursos de graduação em medicina. Os sistemas de educação a distância baseados na internet representam uma das alternativas para corrigir esta deficiência e oferecer um maior contato do estudante de medicina com a especialidade. Considerando este cenário, o objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de educação a distância em dermatologia para estudantes de graduação em medicina e avaliar o impacto deste mecanismo de ensino no aprendizado dos alunos. Foi realizado um estudo prospectivo incluindo estudantes do segundo ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Tecnologia e Ciências de Salvador Bahia Brasil. Os 44 alunos selecionados foram divididos em dois grupos; o grupo que participou de atividades presenciais apenas e o grupo que participou das atividades presenciais associado ao curso de educação a distância (curso híbrido). Todos os alunos foram submetidos a uma avaliação pré e pós curso e o desempenho foi comparado entre os dois grupos. Os estudantes que participaram do curso híbrido apresentaram escores pós-teste superiores (8,9 ± 0,8) aos obtidos pelos alunos que participaram apenas das aulas presenciais (7,75 ± 0,98). Esta diferença foi estatisticamente significante (p <0,05). Os resultados indicaram que o desempenho dos alunos de graduação , do curso de educação a distância em dermatologia associado a atividades presenciais, foi superior ao curso presencial apenas
Título en inglés
Internet-based distance learning program as an auxiliary tool in dermatology education
Palabras clave en inglés
Dermatology
Distance learning
Internet
Medical education
Resumen en inglés
Dermatological disorders affects approximately one third of the general population. It is estimated that 10 to 15% of all office visits are for dermatologic complaints. Despite this fact, in medical school, the available time for teaching dermatology is usually very limited. The internet based distance education represents a viable alternative to provide greater contact with medical student with this specialty and meet the current deficiencies. Given this scenario, the objective of this study was to develop a program of internet based distance education in dermatology to undergraduate medical students and evaluate the impact of this tool on student learning. This prospective study included student form the second year of School of Medicine at the University of Technology and Science of Salvador Bahia Brazil. The 44 selected students were divided into two groups: the group that participated in classroom activities and the group that participated in classroom activities associated with distance education course (blended course). Tests were applied for all students before and after the course and both scores were evaluated. Students who participated of online discussions associated with face-to face activities had statistically higher post-test scores (8.9±0.8) than those who participated of the classroom activities alone (7.75±0.98). This difference was statistically significant (p <0.05). The results indicated superior performance of undergraduate students who participated in the course of distance education in dermatology associated with classroom activities (blended course) compared to classroom activities alone
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-05-02
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SILVA, Cristiana Silveira, et al. E-learning program for medical students in dermatology [doi:10.1590/S1807-59322011000400016]. Clinics [online], 2011, vol. 66, n. 4, p. 619-622.
  • SILVA, Cristiana Silveira, et al. Teledermatologia : correlação diagnóstica em serviço primário de saúde [doi:10.1590/S0365-05962009000500007]. Anais Brasileiros de Dermatologia [online], 2009, vol. 84, n. 5.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.