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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2021.tde-09112021-131220
Documento
Autor
Nome completo
Regina Silva Paradela
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Irigoyen, Maria Claudia Costa (Presidente)
Bortolotto, Luiz Aparecido
Carpes, Pâmela Billig Mello
Silva, Mariana Penteado Nucci da
Título em português
Efeito do treinamento Cogmed em hipertensos com déficit cognitivo: um estudo clínico randomizado
Palavras-chave em português
Cogmed
Cognição
Função executiva
Hipertensão
Memória de curto prazo
Neuroimagem
Prejuízo cognitivo
Ressonância magnética funcional
Treinamento computadorizado
Resumo em português
Introdução: A hipertensão arterial (HA) é um dos principais fatores de risco para o prejuízo cognitivo. Dentre as funções mais afetadas destacam-se as funções executivas (FE), incluindo a memória operacional (MO). Muitos treinamentos computadorizados vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de reabilitar a MO, dentre eles o Cogmed. Porém, os efeitos do treinamento Cogmed não foram investigados em indivíduos com HA. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do Cogmed no desempenho da MO de indivíduos com HA e déficit nas FE. Métodos: Estudo randomizado que incluiu 40 participantes entre 40 e 70 anos com HA e déficit nas FE. Eles foram randomizados para um grupo que fez o treinamento adaptativo com o Cogmed ou para um grupo controle que fez um treinamento com jogos on-line não adaptativos. A alocação foi feita em proporção 1:1. Cada grupo deveria realizar 30 sessões de treinamento em aproximadamente 10 semanas. O desfecho primário do estudo foi o desempenho em testes de MO. Os desfechos secundários foram: o desempenho em testes de memória verbal, função executiva, habilidade visuoespacial e cognição global, além de uma caracterização da atividade neuronal indireta medida por ressonância magnética funcional (RMf). A RMf foi realizada com um paradigma de MO com duas condições em que os indivíduos deveriam memorizar 4 (Low) ou 6 localizações (High). Os outros desfechos do estudo foram as pontuações em questionários de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida, estresse percebido e de adesão ao medicamento. As imagens de RMf foram analisadas em duas etapas: primeiro foi considerado um mapa de ativação para cada contraste (Low; High; Low > High e High > Low); depois foi realizada uma análise por regiões de interesse (ROI - Region Of Interest). As ROIs foram criadas com base em coordenadas de regiões cerebrais publicadas anteriormente. Os betas de ativação dessas ROIs foram extraídos das imagens de RMf e usados para comparação entre os grupos. Os resultados foram analisados de duas formas: análise por intenção de tratar (ITT - Intention-to-treat analysis) e análise conforme o protocolo (PP - per protocol). A análise PP incluiu os indivíduos que completaram de 20 a 30 sessões de treinamento. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos para o desempenho da MO (ITT: p=0.55; PP: p=0.78). Porém, o grupo Cogmed teve um desempenho melhor da memória verbal após a intervenção (ITT: p=0.03) em comparação com o grupo controle. Nos mapas de ativação das condições Low e High, a ativação em uma região do lobo parietal (ITT: p< 0.05; PP: p < 0.05) e do lobo frontal (PP: p < 0.05), respectivamente, foi menor no grupo Cogmed em comparação com o grupo controle. Na análise por ROIs, houve uma redução da ativação no grupo Cogmed em comparação com o controle em regiões do hipocampo direito (PP: p=0.045) e giro cingulado anterior (ITT: p < 0.001, PP: p < 0.001) considerando os contrastes High e High>Low, respectivamente. Para os demais desfechos, não houve diferença significativa entre os grupos. Conclusões: Os benefícios do Cogmed não foram observados no desempenho da MO de indivíduos com HA e déficit nas FE. No entanto, no grupo que treinou com o Cogmed, houve uma melhora no desempenho da memória verbal e uma menor ativação em regiões do lobo frontal, parietal, hipocampo direito e giro cingulado anterior. Isto sugere um aumento da eficiência neuronal em áreas envolvidas com o processamento da memória, MO e FE (NCT02738034)
Título em inglês
Effect of Cogmed training on hypertensive patients with cognitive impairment: a randomized clinical trial
Palavras-chave em inglês
Cognition
Cognitive impairment
Computerized training
Executive function, Short-term memory
Functional magnetic resonance imaging, Cogmed
Hypertension
Neuroimaging
Resumo em inglês
Introduction: Systemic arterial hypertension (SAH) is one of the main risk factors for cognitive impairment. Executive functions (FE), including working memory (WM), are the most affected functions. Much computerized training has been developed to rehabilitate WM, and Cogmed is one of them. However, the effects of Cogmed training were not investigated in individuals with SAH. This study aimed to evaluate the effect of Cogmed on the WM performance of individuals with SAH and impairment of the EF. Methods: Randomized study that included 40 participants aged 40 to 70 years with SAH and impairment of the EF. They were randomized to either adaptive training with Cogmed or a control group based on non-adaptive online games. The allocation was made in a 1:1 ratio. Each group performed 30 training sessions in approximately 10 weeks. The primary outcome of the study was the performance on WM tests. Secondary outcomes included performance on tests of verbal memory, executive function, visuospatial ability, and global cognition, as well as a characterization of the indirect neuronal activity measured by functional magnetic resonance (fMRI). The fMRI was performed with a WM paradigm with two conditions in which individuals should memorize 4 (Low) or 6 localizations (High). The other outcomes of the study were scores on questionnaires of symptoms of anxiety and depression, quality of life, perceived stress, and medication adherence. The fMRI images were analyzed in two steps: first, an activation map was considered for each contrast (Low; High; Low > High and High > Low); then analysis by regions of interest (ROI) was performed. ROIs were created based on previously published brain regions coordinates. The activation betas corresponding to each ROI were extracted from the fMRI images and used for comparison between groups. All the results were analyzed in two ways: intention-to-treat analysis (ITT) and perprotocol analysis (PP). The PP analysis included individuals who completed 20 to 30 training sessions. Results: There was no significant difference between the groups for WM performance (ITT: p = 0.55; PP: p=0.78). However, the Cogmed group had a better performance of verbal memory after the intervention (ITT: p=0.03) compared to the control group. In the Low and High activation maps, the activation in a region of the parietal lobe (ITT: p < 0.05; PP: p < 0.05) and the frontal lobe (PP: p < 0.05), respectively, was lower in the Cogmed group compared to the control group. In the ROIs analysis, there was a reduction in the activation of the Cogmed group compared to the control in regions of the right hippocampus (PP: p=0.045) and anterior cingulate gyrus (ITT: p < 0.001, PP: p < 0.001) considering the contrasts High and High>Low, respectively. For the other outcomes, there was no significant difference between the groups. Conclusions: The benefits of Cogmed were not observed in the WM performance of individuals with SAH and EF deficit. However, in the group that trained with Cogmed, there was an improvement in verbal memory performance and lower activation in regions of the frontal lobe, parietal lobe, right hippocampus, and anterior cingulate gyrus. This decrease suggests increases in neural efficiency in areas related to memory, WM, and FE processing (NCT0273803)
 
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Data de Publicação
2021-11-11
 
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