• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-31052022-110929
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Vinicius Tosin da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini (Président)
Santos, Gislene Aparecida dos
Santos, Zuila Guimarães Cova dos
Titre en portugais
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola
Mots-clés en portugais
Diferença
Educação
Identidade cultural
Imigração
Multiculturalismo
Resumé en portugais
Com o advento da globalização e dos movimentos migratórios internacionais, as identidades culturais tornaram-se fluidas e compreendidas enquanto celebrações móveis e sujeitas ao contexto social em que os migrantes estão inseridos, produzindo reverberações no cotidiano das relações estabelecidas nesses espaços. A partir desse prisma, o presente estudo investiga as identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes em duas públicas no município de São Paulo SP, entendendo os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças. O protocolo de pesquisa compreendeu a observação etnográfica dos alunos em classes dos anos finais do Ensino Fundamental e aplicação de oficinas em contraturno, foi possível identificar os seguintes pontos de tensão: a língua no jogo de negociações, o cotidiano do trabalho em oficinas de costura, o imaginário sociocultural boliviano e as interseccionalidades. Mais que uma pesquisa unidirecional entre pesquisador e sujeitos da pesquisa dentro das escolas, o estudo teve como campos investigativos a cidade de São Paulo, a Rede Municipal de Educação de São Paulo e o próprio pesquisador imerso no trânsito pelo desconhecido. Embora não seja o foco do estudo, ao admitir a escola como território de disputas no campo do currículo, há que se considerar como as relações sociais desiguais estabelecidas impactam na forma como os sujeitos se apropriam do espaço escolar, constroem e são produtos desse espaço, manifestam suas identidades culturais e estabelecem suas relações sociais.
Titre en anglais
Students' identities and descendants of immigrants in the city of São Paulo: the multiculturalisms as markers of differences in school
Mots-clés en anglais
Cultural identity
Difference
Education
Immigration
Multiculturalism
Resumé en anglais
With the advent of globalization and the international migration movements, cultural identities have become fluid and understood as mobility phenomena and subject to the social context the migrants are situated in, producing reverberations in the dayto-day scenarios of the established relations within such spaces. Through these lenses, this study aims to investigate the cultural identities of the immigrant and immigrant descendant students of two state schools in the district of São Paulo SP, considering the multiculturalisms as markers of differences. The research protocol encompassed the ethnographic observation of the students attending middle school, and extra-curricular shift workshops, the following red flags were identified: the language in the game of negotiations, the everyday work in sewing workshops, the Bolivian sociocultural imaginary, and the intersectionality. Beyond the limits of a oneway approach between researcher and the research subjects within the school boundaries, this study considered as fields of investigation the city of São Paulo, the Municipal education grid of São Paulo, and the researcher himself immerse in the course of the unknown. Not a focus of this study, though, in viewing the school as a territory of disputes in the realm of curricula, it is supposed to ponder how the established inequal social relations impact in the ways the subjects appropriate the school space, construct and become the products of such space, express their cultural identities and establish their social relations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.